Um dos destinos mais cobiçados do Brasil é Gramado no inverno. Entretanto, essa não é a única época interessante de visitar a cidade. Por isso, preparamos um texto falando as épocas mais interessantes e as mais baratas de viajar para Gramado.
Viajar para Gramado e a escolha do clima que mais lhe agrada
O clima em Gramado é um dos fatores que mais influenciam na hora de decidir quando visitar a cidade.
E, quando falamos em clima o que mais preocupa são as chuvas. Entretanto, na Serra Gaúcha não há períodos de chuvas, elas são distribuídas ao longo de todo o ano, com pequena diferença entre os meses mais chuvosos e os mais secos. Por isso, em qualquer mês que você viajar haverá a possibilidade de chuva.
Por outro lado, a temperatura varia bastante ao longo do ano. O verão em Gramado é ligeiramente quente, as temperaturas ficam acima dos 22°C, passando dos 28°C nos dias mais quentes. Já o inverno é dos mais intenso dos Brasil, apesar das temperaturas médias ficarem entre 8 e 14°C, nos dias mais frios, a temperatura se aproxima dos 0°C.
Primavera e Outono são duas estações em que as temperaturas ficam medianas. Porém, se comparadas com a maioria das regiões do Brasil, as temperaturas são consideradas baixas. Então, é preciso levar uma roupa de frio.
Nevar não é comum
Ao contrário do que muitos turistas imaginam, é raro nevar em Gramado. Não é em todos os anos que neva e quando neva é uma quantidade pequena, não chegando a acumular no chão. Em raríssimas ocasiões a neve chegou a deixar as ruas da cidade brancas.
Gramado no inverno
A Serra Gaúcha é um destino tradicional de inverno. Focando nos turistas que queriam viajar no inverno que Gramado começou a ganhar fama nacional. Segundo um taxista da cidade, as pessoas de outros estados vão à Gramado no inverno para conhecer o frio.
Apesar do inverno no Brasil ser leve se comparado a outros países, muitos brasileiros, especialmente casais, acham romântico viajar para um destino frio. Por isso, a cidade é um dos principais destinos de lua de mel. Há inclusive muitos hotéis com suítes românticas como Hotel Ritta Höppner e Hotel Estalagem St. Hubertus. Para conhecer todas as opções de hospedagem românticas leia nosso texto sobre lua de mel em Gramado.
Além disso, a comida mais tradicional de Gramado é a fondue, que apesar de ser servida o ano inteiro, combina mais com o inverno; assim como o chocolate. Para saber mais sobre gastronomia temos um texto sobre os restaurantes em Gramado e as comidas mais típicas da cidade.
Meses mais quentes em Gramado
Por outro lado, o inverno não é a melhor época para viajar com crianças para Gramado. A maioria das atrações infantis como os parques Florybal, Vale dos Dinossauros e Aldeia do Papai Noel são abertos e o frio pode não ser uma época muito agradável de andar ao ar livre, principalmente se chover.
Alta temporada em Gramado
Gramado possui duas épocas do ano que são consideradas alta temporada: o mês de julho e o período do Natal Luz. Julho além de ser inverno é período de férias, por isso a cidade fica cheia.
Já o Natal Luz é a época em que a cidade fica decorada com temas natalinos e existem as famosas apresentações de Natal. Esse é o período que a cidade fica mais bonita, por isso há várias pessoas que consideram a melhor época para ir a Gramado.
O Natal Luz vai do final de outubro ao começo de janeiro e todo o período é considerado alta temporada. Entretanto, quanto mais perto do Natal mais a cidade vai ficando cheia e cara. Para saber mais sobre esse período, vantagens e desvantagens, fizemos um guia completo sobre o Natal Luz Gramado.
Outros períodos caros de viajar à cidade são durante o Festival de Cinema de Gramado, que são 10 dias na segunda quinzena de agosto e a Páscoa, período em que a cidade possui decorações e eventos temáticos voltados para as crianças.
A alta temporada em Gramado deixa a cidade muito cheia e as hospedagens mais caras, por isso é essencial reservar o hotel com antecedência. Para conhecer as melhores regiões onde hospedar e dicas de hotéis leia nosso texto sobre Onde ficar em Gramado.
Baixa temporada em Gramado
Se quiser economizar, principalmente na hospedagem, é recomendado não viajar durante a alta temporada. Os hotéis ficam muito mais caros, o que pode aumentar consideravelmente o valor da viagem.
A baixa temporada em Gramado é de fevereiro a maio, sem contar a semana de páscoa e dos demais feriados. A segunda metade de agosto e o mês de setembro também são consideradas baixa temporada em Gramado.
Natal e Páscoa são os melhores meses para viajar com crianças
Se o objetivo é viajar com filhos, os melhores períodos são o Natal e a Páscoa, pois é quando a cidade fica enfeitada e com eventos temáticos.
Caso seja possível viajar apenas nas férias escolares, janeiro é o mês mais interessante, porque além das temperaturas serem mais agradáveis, na primeira quinzena de janeiro ainda acontece o Natal Luz. Já na segunda quinzena de janeiro, os preços caem consideravelmente e se torna a época de férias escolares mais barata.
Passagem aérea para Gramado
Gramado não possui aeroporto, os turistas utilizam o Aeroporto de Porto Alegre que fica a 100 km da cidade. Os preços possuem algumas variação ao longo do ano. Para saber os preços veja o calendário abaixo, não esqueça de incluir sua cidade:
Agora que você já sabe como é Gramado no inverno e sabe quais os meses mais baratos na cidade, conheça as atrações turísticas e veja o que fazer em Gramado.
Também temos um texto com as dicas das melhores regiões onde ficar em Gramado, além de dicas de hotéis para diferentes gostos e bolsos.
LEIA TAMBÉM: