InícioEuropaGréciaQuando ir às ilhas gregas, melhor época e piores meses para viajar

Quando ir às ilhas gregas, melhor época e piores meses para viajar

Muita gente possui dúvidas de quando ir à Grécia. O país, apesar de pequeno, possui regiões com diferentes relevos, climas e atividades.

A parte mais turística e interessante da Grécia são suas ilhas. Porém, o turismo é sazonal, ou seja, concentra-se em uma parte do ano. Dependendo do mês que você escolher para visitar as ilhas, elas podem estar praticamente vazias ou completamente lotadas. Por isso, é muito importante escolher bem a época do ano para visitá-las.

Leia também: A Grécia é cara? Quanto custa uma viagem às ilhas gregas

Melhor época para ir à Grécia

A Grécia possui centenas de ilhas, mas poucas são turísticas. Existe uma grande diferença entre as ilhas mais famosas (Santorini, Mykonos, Creta, Rodes, Corfu, Naxos, Cefalônia) e as demais ilhas que recebem turistas. Entretanto, em todas elas a melhor época para visitá-las são os meses mais quentes do ano.

Inverno, pior época

O clima mediterrâneo é de verão quente e seco e inverno frio e com chuvas. A maior parte das chuvas concentram-se em dezembro e janeiro, mas fevereiro, março e dezembro também possuem volumes consideráveis de chuva. Então, esses meses são os menos indicados para visitar as ilhas gregas. Aliás, quase não há turismo nesses meses; muitos hotéis, lojas e restaurantes fecham, é mais difícil encontrar balsas e voos para as ilhas, visitar as ilhas menos turísticas será quase impossível!

melhor época para ir a grecia
As ilhas gregas ficam vazias nos meses mais frios do ano.  Foto: Babis Kavvadias (CC BY-NC-ND 2.0)

Verão, melhor época para ir para à Grécia

O verão é a melhor época para ir a Grécia, principalmente se tratando das ilhas gregas. No verão é quando as temperaturas estão mais altas, as praias cheias e o clima agradável, inclusive para entrar no mar. Junho a setembro são os meses mais quentes do ano.

Entretanto, com relação a ilha ficar agradável ou muito lotada, isso vai depender do tipo da ilha. Julho e agosto são os meses de férias de verão do hemisfério norte e é a época mais cheia e cara para viajar às ilhas gregas, porém para algumas ilhas é o melhor período para viajar.

quando ir a grecia alta temporada
Para aproveitar bem as praias gregas é recomendado viajar no verão, quando a água está menos fria. Foto: Marco Verch (CC BY 2.0)

Ilhas menos turísticas e famosas só possuem turismo no verão, especialmente de julho ao começo de setembro. Essas ilhas são mais difíceis de chegar. O acesso é feito apenas por barco a partir das ilhas turísticas ou populosas mais próximas. E só há barcos nos meses mais cheios do ano. Antes de junho e depois de setembro você terá muita dificuldade de achar transporte. Julho e agosto são meses bons, quando as ilhas ficam mais cheias e animadas, mas como não são muito turísticas, não chegam a ficar lotadas e nem muito caras.

Por outro lado, as ilhas mais famosas como Santorini, Mykonos, Rodes e Corfu ficam completamente cheias em julho e agosto. Se você não gosta de multidões é melhor escolher outro mês. Além é claro, de tudo ficar mais caro nessa época, principalmente os hotéis. Vale ressaltar que para quem está em busca de baladas e festas esta é a melhor época, quando as boates estão cheias e animadas. A ilha da balada é Mykonos e para saber sobre a época das festas sugiro que leia: Quando ir a Mykonos? Veja a melhor época para viajar.

No geral, para essas ilhas mais turísticas, junho e setembro são os meses ideais. Nesses meses a temperatura está alta, boa para aproveitar a praia e as ilhas menos cheias e com preços mais razoáveis.

Vale também ressaltar sobre o transporte até as ilhas. Em muitas delas você só encontrará voos no verão. Em outras no verão é muito mais abundante os voos, enquanto no resto do ano há apenas um ou dois por semana. Destinos como Santorini e Mykonos possuem voos diretos de outras capitas da Europa como Londres e Paris no verão. Com relação aos barcos (balças) que ligam as ilhas, haverá mais ofertas nesta época do ano. Você encontrará várias empresas e horários no verão, enquanto em maio e outubro, apenas uma ou duas empresas oferecem os serviços.

Primavera e outono, mais vazio e mais barato

Primavera e outono também são estações escolhidas para visitar as ilhas mais famosas da Grécia. Porém, há um problema: o clima! Se seu objetivo é aproveitar a praia, essas não são as estações mais indicadas. Nessas épocas as temperaturas já são menores e não são suficientes para um período agradável na praia, principalmente se você tem intenção de entrar no mar.

Maio e outubro são os melhores meses de primavera e outono, quando as temperaturas estão boas para conhecer as ilhas e se tiver sorte até dá para pegar uma praia. Com relação aos preços, eles já estão mais baixos. As ilhas não estão cheias, mas ainda estão movimentadas, com todos os hotéis e restaurantes funcionando e um bom clima. A exceção são os bares e baladas que já não enchem.

praias quando ir ilhas gregas
Praia Vermelha, Santorini no verão, mas fora das multidões da alta temporada (julho e agosto) – Foto: Cha già José (CC BY-SA 2.0)

Esse período é ótimo para conhecer as ilhas que não tem nas praias suas principais atrações como Santorini, Rodes e Corfu. Viajando nesse período você foge das multidões, pois as ilhas já estão mais vazias, mas ainda tem um certo movimento de turistas. Contudo, como o turismo já está menor existem poucos horários/dias de barcos ligando as ilhas.

Antes de abril e depois de outubro não vale a pena a visitar as ilhas, pois estará frio, vazio e com bastante possibilidade de chuvas. Atenas ainda pode ficar interessante, mas já não vale esticar as férias até as ilhas gregas.

Leia também: Dicas práticas e essenciais para sua viagem à Grécia

Melhor época para viajar para Grécia: PASSAGENS AÉREAS

A passagem aérea, como sabemos, é frequentemente o maior investimento de uma viagem internacional. No caso da Grécia, esse custo pode ser ainda mais desafiador, já que as promoções para destinos gregos não são tão comuns quanto para cidades mais populares da Europa Ocidental, como Paris, Londres e Lisboa. Porém, isso não significa que seja impossível encontrar boas oportunidades – exige apenas planejamento, estratégia e um pouco de paciência.

Por que as passagens para a Grécia são mais caras?

A Grécia, apesar de ser um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, tem uma particularidade: as conexões aéreas até o país não são tão abundantes quanto para as grandes capitais da Europa. Isso acontece porque muitas companhias aéreas priorizam voos para destinos considerados “portas de entrada” no continente, como França, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Ou seja, para chegar à Grécia, especialmente saindo do Brasil, é provável que você precise fazer pelo menos uma conexão em cidades como Lisboa, Madri ou até Istambul, o que aumenta a complexidade – e muitas vezes o preço – da passagem.

Além disso, o auge do turismo na Grécia ocorre entre junho e setembro, quando as passagens tendem a atingir seus valores mais altos, devido à alta demanda.

Como economizar na passagem para a Grécia?

Embora os preços sejam altos, há maneiras de encontrar boas tarifas para a Grécia. Confira algumas dicas práticas:

  • Antecedência é chave: Comprar passagens com pelo menos 2 ou 3 meses de antecedência pode ser decisivo para conseguir um preço mais acessível. Se você pretende viajar na alta temporada, é ainda mais importante garantir sua passagem o quanto antes.
  • Monitoramento de preços: Ferramentas como Google Flights, Skyscanner e Kayak permitem acompanhar a variação de preços ao longo do tempo. Configurar alertas de preços é uma boa estratégia para saber quando uma promoção aparece.
  • Flexibilidade de datas e aeroportos: Ser flexível com as datas da sua viagem pode abrir espaço para economias consideráveis. Além disso, voar para cidades próximas, como Roma, Veneza ou até mesmo Istambul, e de lá pegar um voo low-cost para Atenas ou outras ilhas gregas, pode ser uma alternativa econômica.
  • Companhias aéreas alternativas: Muitas companhias aéreas low-cost operam voos dentro da Europa e até mesmo para a Grécia. Ryanair, Wizz Air e EasyJet são algumas das opções que oferecem preços competitivos, especialmente para deslocamentos entre países europeus.

Melhores épocas para tarifas mais baixas

Se a ideia é economizar, priorize os meses de baixa temporada, como março, abril e outubro. Durante esses períodos, não só as passagens tendem a ser mais baratas, como as atrações turísticas estão menos movimentadas. Evitar os meses de julho e agosto é essencial se você deseja pagar menos e evitar multidões.

Dica de ouro: vale a pena esperar por promoções?

Embora promoções específicas para a Grécia sejam mais raras, elas não são inexistentes. Campanhas como Black Friday ou aquelas promovidas por companhias aéreas em datas especiais podem oferecer boas oportunidades. Outra alternativa é aproveitar programas de milhas. Muitos viajantes conseguem reduzir significativamente os custos de suas passagens para a Grécia utilizando pontos acumulados em programas de fidelidade.

Agora que você já sabe qual a melhor época para ir a Grécia, veja nossas dicas sobre as duas ilhas mais turísticas: Santorini, a ilha mais romântica e Mykonos, a ilha das festas.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre que for visitar algum país da europa, compare com a alternativa de entrar por Lisboa e seguir de trem até o objetivo, muitas das vezes sai bem mais barato e o deslocamento terrestre não é complicado, dependendo do número de bagagens.
    Espero que esta dica ajude aos amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui