InícioFrançaParisPrincipais museus de Paris para conhecer em 2025

Principais museus de Paris para conhecer em 2025

A capital francesa é uma cidade cultural, por isso os principais museus de Paris estão entre as principais atrações turísticas da cidade. Eles são bem montados, famosos e possuem acervos incríveis. Por isso, não dá para viajar para Paris sem conhecê-los.

Museus de Paris

Quando se fala em museus de Paris, todo mundo lembra do Louvre, d’Orsay ou Pompidou. Entretanto, a cidade possui mais de 100 museus. Há museus em Paris dedicados a bonecas, ilusionismo (mágica) e erotismo.

Para conhecer todos os museus de Paris, você precisaria passar algumas semanas na cidade. Por isso, para lhe ajudar a programar a viagem e saber o que vale mais a pena visitar, nós fizemos uma lista com os mais importantes museus de Paris.

O primeiro critério para selecionar as atrações foi a quantidade de visitantes, mas também foram considerados a qualidade e o tamanho de seus acervos.

Passe para museus

Antes de falar dos museus em Paris, vale a pena comentar sobre o Paris Museum Pass. Esse passe dá acesso a maioria dos museus e monumentos de Paris, são mais de 50 atrações como Museu do Louvre, Museu do Orsay, Arco do Triunfo, Palácio de Versalhes, entre outros.

Por isso, para quem pretende visitar vários museus, o passe é uma maneira de economizar. Além de evitar que você entre nas filas para comprar ingressos, que podem demorar bastante em algumas atrações.

Entretanto, uma das maiores vantagens do passe, é permitir visitar alguns museus, que caso fossemos pagar, você não visitaria.

Por tudo isso, o Paris Museum Pass vale muito a pena para quem pretende visitar muitas atrações turísticas da capital francesa.

Há passes para 2, 4 e 6 dias. Ele pode ser comprado em alguns pontos em Paris ou então comprado pela internet através do Get Your Guide (mediante uma taxa extra).

Para quem procura um passe com ainda mais opções, o Paris Pass inclui o Paris Museum Pass e ainda outras atrações como ônibus turístico, cruzeiro pelo Rio Sena, degustação de vinho e outras atividades. O passe pode ser comprado em reais pelo Civitatis.

Celular com internet

Uma dica importante para você não ficar perdido na cidade e encontrar com mais facilidade os museus em Paris, é ter um celular com internet. Apesar de ser possível usar o roaming da operado de celular brasileira, essa é a opção mais cara. Por isso, a maioria dos turistas opta por comprar um chip com internet.

Há duas formas de comprar o chip, a mais barata é ao chegar em Paris. As três principais operadoras francesas são: Orange (maior de todas), SFR, Bouygues Telecom e Free. Você precisará encontrar uma loja dessas operadoras, escolher o plano e ativar no celular.

Para quem prefere uma maneira mais fácil, você pode comprar um chip internacional e já chegar na França com internet no celular. Apesar dessa opção sair mais cara, ela é a mais prática. O Meu Chip e a Casa do Chip são as duas empresas mais indicadas para chips na Europa.

O Abrace o Mundo possui um convênio com O Meu Chip, por isso temos um cupom de desconto, exclusivo, para nossos leitores. Utiliza o cupom ABRACEOMUNDO1 e ganhe 15% de desconto, veja os preços aqui.

Louvre, o museu mais famoso de Paris

museu mais famoso de paris
Louvre, o museu mais famoso de Paris – Foto: Netzguru – Pixabay

O museu mais famoso de Paris é também o mais visitado. O Museu do Louvre recebe 9,6 milhões de visitantes por ano (números de 2019). Segundo estudo elaborado pelo Themed Entertainment Association, o Louvre é o museu mais visitado do mundo!

Grande parte dos turistas que viajam a Paris decidem visitar o museu devido a sua fama e importância de seu acervo. Segundo levantamento do Paris Convention and Visitors Bureau de 2019, o Louvre é a segunda atração mais mencionada no Twitter e Instagram, perde apenas para a Torre Eiffel. Por isso, se você só tiver tempo de visitar apenas um museu na cidade, a recomendação é visitar o Louvre!

O museu mais famoso de Paris funciona em um grande palácio do século XII e é o maior museu da cidade. O tamanho do Louvre faz jus ao seu acervo, são mais de 35 mil obras que incluem pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos de civilizações antigas até o ano de 1848.

Monalisa, esculturas e objetos egípcios

Apesar de ser o maior acerco em um museu da França, muitos turistas visitam o Louvre apenas para ver a Monalisa. A famosa pintura de Leonardo da Vinci é a obra mais procurada pelos turistas. Entretanto, o museu possui várias outras obras de Leonardo da Vinci e de outros pintores renascentistas.

Outro setor de destaque é o das esculturas greco-romanas. Há algumas esculturas de bronze, mas a maioria é de mármore, com destaque para as esculturas Vênus de Milo e Vitória de Samotrácia (deusa grega com asas que fica no alto de uma escada do museu).

museus dias roteiro paris
Vitória de Samotrácia é uma das atrações do museu mais famoso de Paris

Entretanto, o setor que mais costuma agradar os visitantes é o de antiguidades egípcias. Não é por acaso, que foi construído uma pirâmide de vidro na aprte externa do museu (foto de capa). Nesse setor você encontrará sarcófagos, esfinge, múmia e objetos da época dos faraós.

bons museus paris
Setor de antiguidades egípcias do Museu do Louvre é o preferido de grande parte do público

O Museu do Louvre possui dezenas de galerias. Ele é tão grande que muita gente acaba ficando perdido lá dentro. Como não dá tempo de ver tudo, com calma, em um dia de visita, selecione as suas preferências.

O museu fecha às terças-feiras; já às quartas e sextas-feiras funciona até mais tarde. Para saber horários, preços e demais informações atualizadas, acesse o site do museu.

O museu costuma ter filas, por isso é bom comprar o ingresso antecipado com horário marcado para evitar perder tempo. Se estiver viajando na alta temporada (verão europeu) é preciso comprar com antecedência. Para quem tem interesse de conhecer mais profundamente o museu pode fazer uma visita guiada em português.

Museu de Orsay

esculturas nos museus de paris
Museu de Orsay é um museu de Paris dedicado a artes do período de 1848 a 1914

O segundo museu mais visitado de Paris é o Museu de Orsay, que recebe cerca de 3,6 milhões de visitantes por ano, segundo o Escritório de Turismo de Paris (dados de 2019).

Apesar de receber menos da metade de visitantes que o Louvre, o Museu de Orsay está entre os 20 museus mais visitados do mundo, segundo o Themed Entertainment Association.

O museu é muito menor do que o Louvre e está instalado em uma antiga e charmosa estação de trem chamada de d’Orsay, que foi construída em 1900, assim como a Torre Eiffel, para a Exposição Universal.

museu de paris
Museu de Orsay foi construído na mesma época que a Torre Eiffel – Foto: Graham Hobster – Pixabay

O Museu de Orsay possui obras de 1848 a 1914, sendo sua parte mais famosa os quadros dos pintores impressionistas como Monet, Cézanne, Degas e Renoir. O museu também possui esculturas de Rodin e quadros de Van Gogh.

O d’Orsay fica próximo ao Louvre e possui três andares pequenos, por isso em poucas horas é possível passar por todas as galerias.

O museu fecha às segundas-feiras. Para saber horário de visitação acesse o site oficial. Para comprar ingresso em Reais pela Civitatis acesse aqui. Há também as visitas guiadas, mas no caso do Orsay, apenas em inglês, para ver os preços clique aqui.

Centro Pompidou

melhores museus paris
Centro Pompidou chama atenção por sua arquitetura inusitada

O terceiro museu mais visitado de Paris é o Centro Pompidou, com uma quantidade de público semelhante ao do Orsay, cerca de 3,5 milhões de visitantes ao ano, Escritório de Turismo de Paris (dados de 2019).

O Centro Pompidou é onde fica o Museu Nacional de Arte Moderna da França. Esse museu é mais interessante pelo lado de fora do que pelo lado de dentro. Sua construção chama a atenção de qualquer pessoa que passa pela rua. O prédio foi construído “do avesso”; suas estruturas, canos e escadas rolantes ficam na parte de fora do prédio. Por isso, sua arquitetura é tão emblemática e muitas pessoas visitam apenas para conhecê-lo por fora.

museu de arte paris
A arquitetura moderna do Centro Pompidou contrasta com os prédios históricos dos demais museus em Paris – Foto: Pixabay

O Museu de Arte Moderna é bem pequeno, possui dois andares e é menor ainda que o Orsay. O museu conta com um acervo de obras modernas e contemporâneas do período de 1905 até os dias de hoje.

Entre as principais atrações estão quadros de Picasso, Salvador Dalí, Andy Warhol. Proporcionalmente, é o museu que possui maior parte dedicada a exposições temporárias, cerca de 30% do espaço.

É possível entrar no prédio mesmo sem entrar no museu, já que há uma biblioteca, uma cinemateca, além de um restaurante no último andar.

O museu fecha as terças-feiras. Para saber o horário de visitação acesse o site oficial. Para comprar ingresso em Reais clique aqui.

Museu de História Natural

melhor museu para criança paris
Grande Galeria da Evolução é uma das principais atrações do museu – Foto: divulgação Museu de História Natural

O quarto museu mais visitado da cidade é o Museu de História Natural, com 2,4 milhões de visitantes por ano, segundo o Escritório de Turismo de Paris (dados de 2019).

O museu é multi-temático, abordando temas de: geologia, mineralogia, botânica, anatomia, paleontologia e zoologia. Possui quatro galerias: a primeira de botânica, a segunda de anatomia comparada e paleontologia e a terceira de geologia e mineralogia.

A quarta galeria é a mais bem montada e visitada, que se chama Grande Galeria da Evolução (foto acima), onde você encontra a reprodução de vários animais e também fósseis de dinossauros.

museus em paris
Dentre os principais museus de Paris, o de História Natural é o mais indicado para crianças – Foto: divulgação museu

Além das galerias o museu possui um pequeno zoológico com dezenas de espécies de animais. Por isso, dos principais museus de Paris, esse é o mais interessante para crianças, pois é um museu mais interativo.

Os ingressos são vendidos separadamente para o zoológico, para a galeria da evolução e para o museu do homem. Para saber horário de visitação e preços acesse o site oficial.

Museu do Quai Branly

museus diferentes de paris
Dos principais museus de Paris, o Quai Branly é o mais novo, inaugurado em 2006 – Foto: divulgação Quai Branly

O quinto museu mais visitado de Paris com quase 1,5 milhão de visitantes por ano, segundo o Escritório de Turismo de Paris (2014), é o Museu do Quai Branly. O museu é dedicado a civilizações não-europeias, ou seja, da África, Ásia, Oceania e Américas.

Com um recorte antropológico e arqueológico, o Quai Branly possui achados de várias civilizações do planeta. O museu conta com um extenso acervo com mais de 100 mil itens. Por isso, as exposições são mudadas algumas vezes por ano.

paris museu
Exposição temporária sobre a África – Foto: divulgação museu Quai Branly

O Quai Branly é o mais novo entre os principais museus de Paris apresentados nesta lista. Inaugurado em 2006, o ambiente é espaçoso e moderno. Seu maior diferencial é que ele não é dividido em galerias, mas é um espaço único e contínuo, o que faz a visita ser diferente dos museus comuns.

O museu fecha às segundas-feiras. Para saber horários de funcionamento e preços acesso o site oficial. Para comprar ingresso em Reais clique aqui.

Museu das Armas

museus de paris
Palácio dos Inválidos com sua famosa cúpula dourada – Foto: Damián Aldeta Fuentes – Pixabay

Para fechar a lista dos principais museus de Paris, vamos apresentar um museu que possui temática bem diferente dos demais citados até agora. O Museu das Armas, também conhecido como Museu do Exército, é uma ótima atração para quem gosta de assuntos de guerra.

Com 1,5 milhão de visitantes por ano, segundo o Escritório de Turismo de Paris (2014), o museu possui armas, armaduras, uniformes e obras de arte. O museu possui desde objetos medievais até a 2ª Guerra Mundial.

Uma das partes de destaque é a dedicada a Napoleão Bonaparte, com objetos pessoais. Inclusive, o túmulo dele também se encontra lá (foto abaixo).

melhores museus paris tumba napoleão
Tumba de Napoleão Bonaparte – Foto: Steve Collis (CC BY 2.0)

O Museu das Armas é grande e faz parte do Complexo do Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos), que conta ainda com um jardim e a Capela dos Inválidos com sua famosa cúpula dourada que pode ser vista de vários mirantes de Paris. Para saber horário de visitação acesse o site oficial. Para comprar ingresso com cancelamento grátis clique aqui.

Outras dicas, além dos museus de Paris

Agora que você já sabe tudo sobre os principais museus de Paris, veja nossas outras dicas da cidade. Uma questão importante é escolher bem onde se hospedar.

Para entender como a cidade é dividida, o que são os arrondissements (regiões administrativas) e quais são as melhores regiões leia nosso texto sobre onde ficar em Paris. Já se quiser economizar, temos uma lista de hotéis baratos (e distantes do centro), porém próximo ao metro.

Para quem viaja de casal e busca uma experiência única, conheça os hotéis mais românticos de Paris.

Também temos um texto sobre quanto custa uma viagem para Paris e a média de gastos na cidade. Falando em gastos não esqueça o seguro saúde, ele é obrigatório nas viagens à França. Caso ainda não tenha contratado, faça agora mesmo uma cotação.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui