Kaş e Kalkan são duas das mais famosas cidades da costa turquesa, o fascinante litoral mediterrâneo da Turquia. Apesar da costa turquesa possuir outras cidades interessantes, Kaş e Kalkan destacam-se por serem pequenas, parecendo vilas e muito charmosas, o que fez elas serem muito apreciadas pelos turistas estrangeiros.
As duas cidades ficam muito próximas,
Kalkan
Kalkan é a maior das três cidades e fica em uma encosta de um monte. É conhecida por possuir muitas casas construídas de pedra. A cidade possui apenas uma pequena praia próxima ao porto, que apesar da água ser clara, não é um local muito bom para pegar praia. Por isso, existem vários barcos que oferecem passeios durante o dia.
Leia também: Litoral da Turquia, a famosa Costa Turquesa e suas bonitas praias
A cidade também possui muitos restaurantes bons e lojas para turistas.
Um dos locais mais procurados para se hospedar é o tradicional Hotel Pirat, que fica próximo ao porto, na parte mais turística da cidade. Um outro na mesma região, porém mais confortável é o Courtyard. Um hotel mais barato, porém bom nessa região seria o Zinbad Hotel Kalkan. Se quiser um bom hotel mais afastado (500 m) da parte turística a dica é o Elixir Hotel.
Kas
Kas é uma cidade menor do que Kalkan, porém um pouco mais charmosa. A cidade também fica na encosta de um monte. Entretanto, enquanto a parte turística de Kalkan se espalha por parte da encosta, a de Kas se concentra na parte baixa próxima ao porto. Todos os restaurantes e bares ficam concentrados nesta parte da cidade. Kas possui mais bares e é uma cidade um pouco mais animada, porém também é um destino muito procurado pela terceira idade.
A cidade não possui praia em sua região central, por isso as pessoas fazem passeios de barco ou vão por terra às praias próximas. Kekova é um dos locais mais famosos e visitados. É uma ilha onde há ruínas da civilização lícia. Apesar de Kekova ficar dentro do município de Kas, fica distante a 35 km do centro da cidade.
Existem dois locais diferentes para ficar em Kas, no centro e na península. O centro é onde ficam a maioria dos restaurantes e a vida da cidade. Para quem gosta de ambiente movimentado e ficar perto da parte turística da cidade essa é a melhor opção.
O centro é onde estão a maioria dos hotéis, por isso, você encontra opções mais baratas e melhor custo-benefício. A média de preços dos hotéis do centro é bem inferior aos da península.
No centro é preferível ficar na parte de baixo, onde estão as atrações da cidade. Na parte de cima do morro, apesar de ter uma vista bonita, é necessário subir umas ruas bem ingrimes. Entre os melhores hotéis da parte boa do centro podemos destacar: Arnna Hotel e Sardunya Andifli Otel. Apesar de serem os melhores da região, eles são de nível inferior aos melhores da península. Entre os mais baratos na parte boa, destacam-se: Payam Hotel e Cinar Hotel.
Já a península é onde estão as encostas de pedras acima do mar, um cenário muito bonito. A península é o melhor local para quem gosta de ambiente calmo, bonito e privativo. Muitos hotéis possuem restaurantes e você pode jantar vendo as estrelas. Por isso, é um local muito escolhido por casais.
Nesta parte existem cerca de 8 hotéis de diferentes níveis. O melhor deles é o hotel de luxo Lukka Exclusive Hotel. Um hotel muito confortável, porém bem mais barato seria o Suna Sun Boutique Hotel. Os demais hotéis são de níveis inferiores a esses dois, entretanto dois se destacam que são o Villa Hotel Tamara e o Amphora Hotel, esse último é uma das opções mais baratas da península.
LEIA TAMBÉM:
-Fethiye: como ir, o que fazer e onde ficar
-Principais pontos turísticos da Turquia
Foto de capa: Vista aérea de Kalkan – Foto: divulgação Hotel Pirat