Você sabia que há ótimas opções de restaurantes em Tiradentes? Apesar do clima bucólico e tranquilo de suas ruas, a pequena cidade se tornou um polo gastronômico.
Os preços dos restaurantes em Tiradentes são altos, principalmente se comparados com outras cidades históricas mineiras, mas para quem deseja se deliciar com uma boa gastronomia, não existe lugar melhor. Essa fama gastronômica da cidade começou com um evento há 20 anos.
Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes
Tiradentes é uma pequena cidade que recebe muitos eventos culturais: Mostra de Cinema, Festival de Fotografia, encontro de motociclistas, festival de jazz e cerveja, entre outros.
De todos os eventos em Tiradentes, o que mais combinou com a cidade e repercute é o Festival Cultura e Gastronomia. Ele nem é o maior evento, pois o Bike Fest (encontro de motoqueiros) e a Mostra de Cinema levam mais turistas à cidade. Porém, o Festival Cultura e Gastronomia se tornou símbolo da cidade.
O evento, que leva chefs de cozinha famosos à cidade, possui cursos, aulas ao vivo, degustações gratuitas e quiosques com vários restaurantes do Brasil. O Festival, que completou sua 22ª edição em 2019 e acontece em agosto, é um evento para quem curte gastronomia, pois a cidade fica cheia, os hotéis aumentam os preços e os pratos de comida não são baratos. Entretanto, para quem gosta de gastronomia não há momento melhor para visitar a cidade.
Vale lembrar que é indicado reservar com antecedência sua hospedagem em Tiradentes, caso viaje durante um evento, nos períodos de férias ou mesmo aos finais de semana. A cidade é pequena e as opções mais bem localizadas são as primeiras a se esgotarem. Para conhecer as dicas de onde hospedar, leia nosso guia sobre as pousadas em Tiradentes.
Melhores restaurantes em Tiradentes
Mesmo visitando Tiradentes fora do período do Festival Gastronômico você encontrará bons restaurantes na cidade. A pequena cidade de 7 mil habitantes concentra bons restaurantes no seu Centro Histórico. Existem vários restaurantes bem conceituados como: Angatu, Estalagem do Sabor, Pau de Angu, entre outros. Porém, decidi falar dos três de maior destaque, que são aqueles mais conhecidos e recomendados da cidade. Por isso, são considerados por alguns críticos como os melhores restaurantes em Tiradentes.
Tragaluz
Um dos restaurantes mais famosos de Tiradentes é o Tragaluz. Fundado por Zenilca de Navarro e hoje comandado por seus sobrinhos é um pequeno restaurante especializado em comida mineira, mas com pratos com versões bem autênticas. O local, que possui um clima romântico iluminado com luz de velas, costuma ter fila de espera na porta nos finais de semana.
O prato de maior destaque e também o mais pedido do Tragaluz é o Pintado Tragaluz, uma mistura de galinha d’angola ao molho de vinho com ravióli de abóbora e cogumelos. A Goiabada Tragaluz, uma versão original da famosa goiabada com queijo, é outro destaque.
Pacco & Bacco
Na Rua Direita, próximo ao Tragaluz está o Pacco & Bacco. O restaurante já é bem maior do que o Tragaluz, comportando bem mais gente e possui uma decoração mais atraente. Entretanto, ainda não possui a fama do Tragaluz.
Podemos destacar que o Pacco & Bacco faz jus ao nome Baco, deus grego do vinho, possuindo uma extensa carta de vinhos e sommelier à disposição. Com relação à comida, o restaurante mistura culinária francesa com a mineira, possuindo no cardápio desde risoto de frutos do mar com ora-pro-nobis (típica folha da região) até pato com ravióli e molho de quiabo.
Leitão do Luiz Ney
Saindo um pouco do centrinho de Tiradentes, em uma região a 600 metros do Centro Histórico está a Pousada Vila Paolucci, onde acontece o tradicional Leitão a pururuca do Luiz Ney.
Apesar de ter conhecido os três restaurantes citados na matéria, comi apenas no Luiz Ney, por isso é o único que posso aprofundar. O Leitão do Luiz Ney acontece apenas aos sábados em uma área bem bonita, espaçosa e tranquila da Pousada Vila Paolucci e sua pururuca é bem famosa na região.
Como funciona apenas uma vez por semana e mediante reserva, a quantidade de público varia muito. Quando fui havia apenas umas 15 pessoas, porém a média é de 100 pessoas, chegando a 400 durante o Festival de Gastronomia.
O mais interessante é que o chef Luiz Ney é médico e sua paixão pela gastronomia o fez dividir seu tempo entre o hospital e a cozinha. A receita, que foi desenvolvida por seu avô, já o levou a vários programas de TV do Discovery Channel à Ana Maria Braga.
No cardápio está incluído entrada, leitão com acompanhamentos e sobremesa. Da entrada a sobremesa são cerca de duas horas, por isso não vá com pressa. As entradas são produtos mineiros como: empadinha de frango, pão de queijo e linguiça artesanal.
Porém, o grande destaque do almoço é mesmo o leitão. Para ser preparado, o leitão passa sete dias marinando em um molho a base de vinho branco e depois é assado por sete horas. A parte mais interessante do preparo, a pururuca, é realizada na frente dos clientes pelo próprio Luiz Ney em um aparelho portátil que ele mesmo inventou. Para acompanhar o leitão teve arroz, tutu de feijão, purê de batata baroa, couve e farofa com banana em estilo self service. A sobremesa (foto da capa) é Romeu e Julieta, sorvete de queijo com goiabada.
Apesar da carne de porco não ser a minha preferida, adorei o leitão! A carne é muito macia e a pururuca deixa a pele crocante, uma combinação perfeita! Por isso, recomendo o restaurante.
Outras dicas além dos restaurantes em Tiradentes
Agora que você já conhece os melhores restaurantes em Tiradentes, veja nossas outras dicas da cidade.
A primeira dica é sobre o que fazer em Tiradentes. Apesar da cidade ser pequena, há alguns museus, igrejas históricas e atividades interessantes. Um dos destaques é o passeio de trem Maria Fumaça. O trajeto de 12 km leva até São João del Rei, uma cidade histórica que teve mais relevância no período colonial. Por isso, conta com mais igrejas e casarões históricos.
Outro lugar interessante a ser conhecido é Bichinho MG, uma arraial próximo a Tiradentes que é charmoso e muito visitado por turistas.
Não podemos deixar de falar das pousadas em Tiradentes. Há várias opções de hospedagens de diferentes preços e estilos, desde opções românticas com hidromassagem e lareira até hotéis com lazer completo ideais para famílias.