InícioRio Grande do NorteNatalO que fazer em Natal: praias, passeios e gastronomia

O que fazer em Natal: praias, passeios e gastronomia

Quando se fala no que fazer em Natal é possível listar muitos paraísos naturais e atividades interessantes. A capital do Rio Grande do Norte é um dos principais destinos do turismo de lazer do Brasil. As belezas naturais, as praias com águas quentes, a população hospitaleira e o baixo custo da viagem, se comparada a outras capitais, fazem da cidade um ótimo destino de férias para conhecer ou visitar novamente.

Segundo pesquisa do Fecomércio-RN, 61% dos turistas que visitaram o Rio Grande do Norte, em 2021, já conheciam o estado.

Pontos turísticos em Natal

Quem viaja para Natal sabe que há muitas atividades e passeios para serem feitos. Entretanto, a maior parte fica fora da cidade. Na maioria das vezes o deslocamento é pequeno, menos de 50 km.

A cidade em si não possui muitos atrativos. O que se destaca na capital potiguar é sua principal praia, os mercados de artesanato, bares e restaurantes.

Ponta Negra

ponta negra
O bairro de Ponta Negra com o Morro do Careca ao fundo – Foto: Ney Douglas

Se existe um local em Natal que todo turista conhece é o bairro de Ponta Negra. Mais de 80% dos hotéis e pousadas da cidade ficam nessa região. Esse é o melhor local para se hospedar. O bairro conta com uma grande variedade de bares e restaurantes, lojas e comércios. Além disso, as agências de turismo só buscam, na porta do hotel, quem se hospeda em Ponta Negra ou na via Costeira, onde estão somente resorts como o Serhs. Para os demais é preciso se deslocar até um ponto de encontro.

Por tudo isso, não temos dúvida ao recomendar Ponta Negra como o melhor local para se hospedar em Natal. No bairro existem opções de luxo como o Vogal Luxury Beach Hotel que fica em frente ao mar, no finalzinho de Ponta Negra, quase no começo da via costeira onde estão os resorts. O Hotel Majestic na parte central do bairro, bem ao lado de uma feirinha de artesanato, é outra ótima opção. E, o Golden Tulip Natal, um dos maiores da cidade, é outro muito bem avaliado.

hoteis em ponta negra
Um dos melhores hotéis em Ponta Negra é o Vogal Luxury Beach Hotel – Foto: Divulgação

Há também ótimas opções de hotéis com bom custo-benefício como a Pousada Flor de Ponta Negra que fica um pouco mais distante da praia, porém é bem aconchegante e com ótimo preço; o Liiv Costeira Natal que é um dos mais novos do bairro e possui cozinha compartilhada e o Aquária Natal Hotel que é um hotel maior, com uma piscina grande e em frente à praia.

ponta negra natal
Aquária Natal Hotel fica próximo ao Morro do Careca – Foto: Divulgação

Entre as opções econômicas estão o Easy Suites Natal, que fica um pouco mais distante da praia, mas é confortável e possui ótimo preço; a Pousada Ponta Mar que conta com piscina e fica próxima da praia e a Kabatukila Pousada que é muito estilosa com decoração diferente e é em frente ao mar.

natal praias
Kabatukila Pousada é uma opção de hotel barato e em frente ao mar – Foto: Divulgação

Praia de Ponta Negra

Como Ponta Negra é o bairro mais turístico, sua praia também é a mais visitada. Não há grande concentração de pessoas, porque a praia possui 4 km de extensão.

praias natal
A Praia de Ponta Negra é a mais visitada de Natal

De um lado fica o símbolo de Natal, o Morro do Careca. A duna mais famosa da região possui 100 metros de altura e é cercada de vegetação. Antigamente, era possível fazer esquibunda no Morro do Careca, mas hoje é proibido subir, pois é uma área de proteção ambiental.

O lado oposto da praia é mais vazio. Entretanto, uma informação fundamental é a segurança. Existem relatos de roubos de pertences enquanto as pessoas estão no mar. Então, é aconselhável não levar objetos de valor e uma dica é deixar as bolsas na parte superior do guarda-sol.

Gastronomia em Natal

Quando se fala no que fazer em Natal, a gastronomia é sempre um item lembrado. A cidade possui grande variedade de restaurantes, sendo que Ponta Negra é o local que concentra a maior parte dos estabelecimentos.

Como a capital potiguar é uma cidade litorânea, os peixes e os frutos do mar são os principais itens vendidos em seus restaurantes. Porém, você também encontrará carnes e massas nos cardápios.

Camarões

Quando se fala em restaurantes em Natal, nenhum local é mais lembrado do que o Camarões. A rede de restaurantes foi fundada em 1989, possui 4 unidades em Natal e é muito procurada pelos turistas.

natal o que fazer
O restaurante Camarões é o preferido dos turistas

Os pratos com camarões são as estrelas da casa. Segundo o maitre que nos atendeu, as opções mais saborosas são o Bonfim (camarões salteados na manteiga com risoto de vatapá) e o Canto do Mangue (arroz de caranguejo coberto por camarões e gratinado com queijo). Essa última foi a nossa escolha e achamos o prato bem gostoso. O Imperial fecha a lista dos mais pedidos, apesar de ser um prato mais simples (camarão empanado com catupiry e arroz cremoso), sua apresentação chama atenção, sendo o prato mais bonito da casa.

Entre as entradas, os destaques da casa são o Caprese de camarão (camarão ao pesto com espuma de parmesão), a Casquinha de Caranguejo e o Pastel de Camarão. Experimentamos o Caprese de camarão e estava muito saboroso.

E o que dizer da sobremesa? Cocada Maria Bonita quentinha, servida com sorvete artesanal de tapioca e calda de maracujá. Uma explosão de sabor!

As duas unidades de Ponta Negra são as preferidas dos turistas. São locais bonitos e agradáveis que comportam mais de 300 pessoas. Porém, elas também costumam ficar cheias. Então, se quiser evitar filas, chegue até às 19 horas.

Um outro quesito que chama atenção no restaurante são os preços. Se comparado com as barracas de praia, o restaurante possui preços equivalentes e com a qualidade muito superior.

Casa de Taipa Tapiocaria

Um outro destaque da gastronomia de Natal é a Casa de Taipa. Como você já deve saber, a tapioca é um ingrediente típico no nordeste e muitos hotéis oferecem o prato em seus cafés da manhã. Entretanto, se você quiser comer uma tapioca mais sofisticada, a melhor opção é a Casa de Taipa. O restaurante possui uma grande variedade de tapiocas, tanto salgadas quanto doces. Os valores não são baixos, porém as tapiocas são grandes e com bastante recheio.

turismo natal
Tapioca Cartola acompanha uma bola de sorvete da Casa de Taipa

Nós experimentamos uma tapioca doce de Cartola (recheio de banana caramelizada, queijo e canela e cobertura de calda de chocolate e castanha de caju), acompanhada de sorvete artesanal. Gostamos bastante da tapioca e também da decoração do restaurante.

O que fazer em Natal

Agora que você já conhece o melhor local para se hospedar e a gastronomia da cidade, vamos falar dos pontos turísticos de Natal. Na verdade, apenas a primeira das atrações abaixo fica na cidade de Natal, as demais estão em cidades próximas.

Forte dos Reis Magos

pontos turisticos de natal
Forte dos Reis Magos é a principal construção histórica de Natal RN – Foto: Ney Douglas

O Forte dos Reis Magos é a edificação mais antiga da cidade. Seu nome é devido a data da construção, pois ela foi iniciada em 1598, no dia dos Reis Magos.

O forte foi erguido na foz do Rio Potengi e protegia a cidade de invasões estrangeiras, mesmo assim ele foi conquistado por holandeses no século 17.

A construção histórica passou por uma reforma entre os anos de 2018 e 2021 e hoje está em ótimo estado de conservação, se tornando a principal atração da cidade de Natal. Esse é, inclusive, o principal local visitado no City Tour em Natal.

Forte dos Reis Magos
Interior do Forte dos Reis Magos, construção do século17

Porém, também é possível visitar a atração por conta própria. O Forte fica a 16 km de Ponta Negra e é possível ir de carro, Uber ou táxi.

Próximo ao Forte dos Reis Magos está a Ponte Nilton Navarro, um dos principais locais para ver o pôr do sol em Natal.

Dunas de Genipabu

Quando se fala no que fazer em Natal, nada é mais famoso do que as Dunas de Genipabu. Um dos guias que tivemos na cidade disse que elas que foram as responsáveis por deixar Natal conhecida internacionalmente.

Nós, que conhecemos várias atrações da região, podemos dizer que Genipabu é, realmente, o ponto alto de uma viagem à Natal.

genipabu
Dunas fixas de Genipabu

Passeio de Buggy em Genipabu

Genipabu não é um destino turístico que você pode conhecer apenas vendo as fotos. A principal atividade a ser feita no local é o passeio de buggy. Esses veículos, que são propícios para andar na areia, realizam passeios que fazem o coração bater mais forte, literalmente.

Quando você contrata o passeio, a primeira pergunta que o bugueiro irá te fazer é se você quer o passeio com ou sem emoção.

buggy natal
O passeio de buggy em Genipabu é a principal atividade turística em Natal

A opção com emoção propicia o buggy a fazer “manobras radicais” que são ideais para os visitantes que gostam de adrenalina. Nós, que estávamos com uma criança de 2 anos, não pudemos fazer a versão totalmente com emoção, mas tivemos alguns momentos de “meia emoção” que foi bem emocionante!

Dunas fixas e dunas móveis de Genipabu

O que pouca gente sabe é que existem duas regiões onde os buggys podem fazer passeios: as dunas fixas e as dunas móveis. As dunas fixas são abertas, pertencem à prefeitura e todos os buggys passam por elas. O local possui uma areia mais grossa, isso faz com que haja buracos no trajeto do passeio, o que impede o motorista de acelerar muito. Por isso,a o passeio se torna menos emocionante. Nas dunas fixas é onde estão a maior parte das atrações, como a vista da Lagoa de Genipabu, o esquibunda e os dromedários. O passeio de buggy às dunas fixas dura cerca de 50 minutos.

Já as dunas móveis é o local onde a areia é mais fina, por isso as dunas mudam de lugar e variam a altura devido a ação do vento. Como a areia é mais fina, esse é o local propício para o buggy acelerar e fazer manobras radicais. O local é particular e cobra-se um ingresso de R$10 (jan/2023) por pessoa para entrar no parque.

O passeio que vai às dunas móveis e fixas dura cerca de 1h30 e é a melhor opção a ser contratada. Pela nossa experiência, as dunas móveis foi a parte mais interessante do passeio.

Dunas de Genipabu
Laguinho que se formou pelas chuvas nas dunas móveis de Genipabu

O que é muito lamentável são as construções ao redor das dunas. A maioria é irregular e elas impedem que o vento leve areia para as dunas. Por isso, algumas dunas móveis que na década de 1990 tinham 60 metros de altura, hoje têm apenas 15 metros.

Como chegar em Genipabu

Existem vários meios de chegar às dunas. A forma mais tradicional é contratar um passeio de buggy desde Natal. Porém, essa é a forma mais cara, por isso deixou de ser a mais procurada. Como o buggy cabe 4 pessoas, além do motorista, e o preço é por veículo, ela só é interessante para quem estiver em grupos de 3 ou 4 pessoas.

Atualmente, a principal forma de chegar ao local é através de um passeio de ônibus até Genipabu. Nesses passeios você paga apenas o transporte até o lugar e chegando lá, você escolhe se quer fazer o passeio de buggy só nas dunas fixas ou dunas fixas + dunas móveis. Como são passeios em grupos, mesmo se você estiver em casal ou sozinho, é mais fácil de encontrar alguém para dividir o buggy.

Outra opção é ir de Uber, já que Genipabu está a 28 km de Ponta Negra. Existe uma associação de bugueiros que vende o passeio na praia. O problema de ir de Uber é achar um carro na volta. Nós fomos de Uber e tivemos dificuldade de encontrar um veículo para voltar. Além disso, ficamos sabendo que esse é um problema recorrente.

A melhor forma de chegar até Genipabu é de carro. A distância é pequena, as vias de acesso não são ruins e você ainda terá maior flexibilidade de horário. A questão é que ninguém aluga carro para apenas um dia e para visitar outros locais mais distantes, ir de excursão (ônibus) é mais cômodo. Veja valores de aluguel de carro em Natal.

Passeio pelo litoral norte

Para quem sai de buggy de Natal, o mais comum é fazer o passeio do litoral norte. O principal destino desse passeio também é Genipabu, mas vale a pena salientar que ele só vai às dunas fixas.

O passeio também passa pelas dunas de Pitangui e Jacumã, além de passar por 7 praias entre elas as praias de Graçandu, Barra do Rio e a Lagoa de Pitangui.

A duração do passeio é entre 6 a 7 horas, incluído tempo para conhecer as atrações e parada para o almoço. O buggy leva 4 pessoas, além do motorista, mas a Prefeitura de Extremoz, que dá a concessão aos bugueiros e fiscaliza os passeios, conta criança como uma pessoa. Por isso, mesmo crianças de colo são contadas como um passageiro.

Para economizar no valor, uma opção é compartilhar o carro. Como o buggy cabe 4 pessoas, é muito comum dois casais dividirem o veículo. Isso vale para todos os passeios de buggy, já que os valores cobrados são por carro, independente da quantidade de pessoas.

Parrachos de Perobas e Maracajaú

Os únicos passeios que concorrem com Genipabu, como os melhores de Natal, são as visitas aos Parrachos. Apesar do nome estranho, Parrachos são piscinas naturais que se formam em alto mar quando a maré está baixa. Os dois mais visitados são Perobas e Maracajaú, ambos no litoral norte do estado. Os locais são muito bonitos e a água do mar é bastante azul, por isso há quem os chame de “Caribe Brasileiro”.

Perobas e Maracajaú ficam próximos, separados por 30 km de distância. Porém, não é possível visitar os dois no mesmo dia. Como o passeio depende da maré baixa e ainda há o tempo de deslocamento por barco, fica inviável admirar esses dois locais no mesmo dia.

Uma outra informação relevante é que a maioria das agências de turismo vendem o passeio separado da lancha que leva às piscinas naturais. É possível comprar apenas o passeio que leva à praia, sem incluir a lancha até o parracho, que é a parte mais cara. Entretanto, para quem não vai fazer o passeio de lancha, não vale a pena fazer essa excursão, porque os outros locais visitados não têm nada demais.

Parracho de Maracajaú

Maracajaú
O Parracho de Maracajaú é um passeio para nadar e apreciar a vida marinha

Opção mais próxima de Natal, a cerca de 60 km da cidade, o Parracho de Maracajaú é o mais conhecido e onde há mais vida marinha. O local fica a 7 km do litoral e conta com muitos corais e alguns peixes. Os recifes se estendem por mais de 10 km, mas os passeios à Maracajaú limitam a área a ser explorada a algumas dezenas de metros ao redor dos barcos. A informação mais relevante é que esse parracho é fundo, por isso ele não dá pé. Quem visita faz passeio de snorkel para ver a vida marinha. Também existe a opção de mergulho com cilindro de oxigênio.

Apesar de nunca dar pé, os passeios sempre ocorrem na maré baixa, quando as águas estão com cerca de 2 metros de profundidade. O motivo é que quanto menos água, maior é a concertação de peixes. A medida que a água vai subindo os peixes vão se espalhando.

excursões natal
Nadando de snorkel no parracho de Maracajaú

Com relação à vida marinha, fiquei um pouco decepcionado com esse passeio. Já fiz outros passeios em que é possível ver muito mais peixes que em Maracajaú. Contudo, vale ressaltar que quando cheguei a maré já não estava tão baixa.

Parrachos de Perobas

Os Parrachos de Perobas são os melhores, na minha opinião. Aqui, as águas são rasas e mais transparentes, por isso fica com mais aspecto de “Caribe”. Há menos peixes e corais, mas os fotógrafos que trabalham no local levam algum alimento, o que atrai os peixes para as fotos.

parracho Perobas
Perobas é o local onde o mar mais se parece com o Caribe

Entre as lanchas, existem os barcos bares, que vendem bebidas: cervejas, refrigerantes, água e drinks. E, que fazem espetinhos! O melhor é que eles têm preços menores que as barracas de praia que são ponto de apoio das excursões.

perobas
Apesar de estar a 5 km da praia há barcos bares que vendem bebidas em Perobas

Perobas é o parracho ideal para crianças, mas vale dizer que a maré mínima varia, por isso a altura da água pode mudar de um dia para outro. Além disso, a maré mínima dura apenas 30 a 40 minutos, depois disso as águas começam a subir até chegar no momento em que não dará pé.

Perobas está mais distante de Natal, a cerca de 85 km. Entretanto, esse parracho fica mais próximo do litoral, 5 km.

Perobas + Punaú

Como o passeio aos parrachos dura apenas meio dia, o comum é juntar dois locais a serem visitados no mesmo dia. Nós fizemos o passeio com a Luck Receptivo. O passeio deles vai a Perobas e a Punaú. Barra do Punaú é um local onde há dunas, rio e praia. Apesar de não se comparar a Perobas, o local é bonito e possui opção de passeio de quadriciclo. Saiba mais sobre o passeio e veja os preços.

natal rio grande do norte
Banco de areia no Rio Punaú

Verifique o horário da maré

Como havia dito, os passeios são feitos apenas na maré baixa. Entretanto, os horários da maré variam. Durante as 24 horas do dia, sempre há dois horários de maré baixa e maré alta. E eles são separados por 11 horas. Ou seja, haverá apenas um horário de maré baixa durante o dia (manhã ou tarde) e o outro será a noite. Além disso, o horário da maré baixa do dia atual sempre será 40 minutos após o do dia anterior.

Quando fizemos o passeio a Maracajaú, descobrimos na noite anterior que o ônibus sairia às 4:40 da manhã, porque a maré baixa seria às 6:30. A Luck Receptivo até ofereceu café da manhã na barraca de praia que seria o ponto de apoio.

Contudo, se tivesse feito o passeio 3 dias depois, a maré baixa seria às 8:20. Aí não precisaria acordar tão cedo.

o que fazer em natal
Lancha que leva ao Parracho de Perobas

Outro fato é que o passeio aos parrachos, sobretudo o de Perobas, fica melhor quando a maré baixa está até 0,5. Têm dias em que a mínima é 0,2 e em outros dias é 0,7.

Por isso, para quem vai ficar mais tempo em Natal, vale a pena escolher com cuidado o dia para fazer esse passeio.

Litoral Sul

Quando se fala em passeios em Natal, o mais popular é o do Litoral Sul. Como esse é o tour mais barato, acaba sendo também o mais procurado. Porém, os locais visitados são interessantes, por isso recomendamos também essa opção. Esse é o principal passeio para quem está com crianças, porque não precisa andar muito e os locais de banho são próprios para crianças.

O passeio do Litoral Sul visita a Lagoa do Arituba, a praia de Camurupim, a base aérea Barreira do Inferno e o maior cajueiro do mundo.

Barreira do Inferno

A primeira parada é na Barreira do Inferno, uma base aérea da aeronáutica criada em 1965 para lançamentos de foguetes. Essa parada costuma ser bem curtinha e algumas excursões nem param, apenas passam devagar em frente ao local. Não se entra na base, apenas é possível ver uns foguetes que ficam na frente do local, por isso é uma visita de 15 minutos.

passeio em natal
A Barreira do Inferno possui modelos de foguetes em sua entrada – Foto: Mr Jorge (CC BY 2.0)

Maior Cajueiro do Mundo

A segunda parada, um local bastante famoso, é o maior cajueiro do mundo que está em Pirangi. Quando se fala de um cajueiro, as pessoas imaginam uma árvore, mas parece que são várias, porque ele ocupa uma área de 9.000m², o que representa um quarteirão inteiro. São quase 500 metros de uma ponta a outra.

maior cajueiro do mundo
Passarelas de madeira para circular dentro do maior cajueiro do mundo

O local é bem estruturado, há uma caminho de madeira e uma plataforma para ver o cajueiro de cima. No entanto, pode ter grandes filas para comprar ingresso.

Praia de Camurupim

As duas últimas paradas são as principais do passeio e a ordem pode variar dependendo da maré. A praia de Camurupim possui arrecifes e forma piscinas naturais com a maré baixa. O local é ideal para crianças, devido às águas rasas e sem ondas. Porém, nem sempre os passeios conseguem pegar a maré baixa, o que significa que as piscinas desaparecem.

Lagoa do Arituba

A Lagoa do Arituba fica a menos de 1 km da Praia de Camurupim. O local parece uma praia, já que conta com areia clara em suas margens e águas cristalinas. Uma parte da margem possui vegetação, o que torna o cenário mais bonito. Ao redor da lagoa existem vários restaurantes com estrutura, muitos deles oferecem redes dentro da água e aluguel de pedalinhos e caiaque. O local é bem tranquilo e agradável.

Lagoa do Arituba
Lagoa de Arituba é um local tranquilo e agradável, ideal para crianças

Litoral sul em veículo 4×4

Para quem busca mais emoção é possível fazer o passeio pelo litoral sul em um veículo 4×4. O passeio é semelhante ao tradicional, também visita a praia de Camurupim e a Lagoa do Arituba, além de incluir a Lagoa de Carcará, o Mirante de Tabatinga e terminar com o pôr do sol nas dunas de Malembá. Justamente são as dunas que dão mais emoção ao passeio, não é como o buggy, mas há um pouco de emoção no trajeto das dunas e há prancha de sandboard para usar nelas.

A Luck Receptivo oferece apenas o veículo privado, valor por carro (independente da quantidade de pessoas) o que acaba saindo caro para apenas um casal. Porém, outras agências de Natal vendem o passeio por pessoa. Vale dizer que o passeio 4×4 dura mais e custa mais que o dobro do valor do passeio de ônibus ao litoral sul.

Outras cidades mais afastadas

Para quem vai ficar mais tempo em Natal pode conhecer as atrações que não são tão próximas. Existem duas cidades que merecem que você passe alguns dias nelas. Entretanto, caso não tenha tempo, pode fazer um passeio de um dia para sentir o gostinho do local.

Pipa

Pipa é o destino mais famoso do Rio Grande do Norte depois de Natal e está a 85 km da capital. A pequena vila se tornou famosa entre os estrangeiros e chama atenção por suas bonitas praias. Eu morei um mês e meio em Pipa, por isso não fiz o passeio desde Natal. Esse é um destino que recomendo que você separe pelo menos dois ou três dias para visitá-lo, veja aqui opções de hotéis.

praia do madeiro pipa
Praia do Madeiro, a preferida dos turistas em Pipa

Só assim você poderá conhecer as principais praias, sentir o clima da cidade e ver o pôr do sol na Lagoa Guaraíras. Um dos destaques é o movimento noturno, sendo que a avenida principal, Baía dos Golfinhos, possui uma grande variedade de bons restaurantes e vários bares.

Para quem não tem disponibilidade de tempo, pode fazer o passeio de um dia para Pipa. Ele vai a duas praias: Praia do Madeiro que é a mais famosa e Praia do Amor que apesar de não ser das mais bonitas, tem um visual diferente e fica ao lado do Chapadão, o principal mirante do local. Ainda há um tempo para visitar a rua principal, mas de dia não há muito o que ver, pois durante a noite é que ela ganha vida.

São Miguel do Gostoso

Outro destino conhecido, agora no litoral norte é São Miguel do Gostoso. A cidade fica a 100 km de Natal, porém o trajeto de ônibus é semelhante a Pipa, sendo 2 horas de trajeto.

Esse é outro destino que vale a pena se hospedar, para conhecer melhor e sentir o clima da cidade, veja aqui opções de pousadas. A cidade não possui um movimento turístico tão grande, com o turismo se concentrando no verão, de dezembro ao Carnaval.

São Miguel do Gostoso
Praia de Tourinhos é a mais famosa de São Miguel do Gostoso

São Miguel é uma cidade pacata, mas com algumas praias interessantes. O passeio de um dia desde Natal passa pelo marco 0 da BR-101, em Touro, visita o Beach Clube e ainda vê o pôr do sol na praia de Tourinhos, um dos mais bonitos da região.

litoral norte natal
Marco zero da BR-101 é uma das atrações do tour a São Miguel do Gostoso

Ainda existe o opcional de fazer um city tour pela cidade e principais praias em uma jardineira que é muito recomendado.

Barra do Cunhaú

Um outro passeio possível desde Natal é visitar a Barra do Cunhaú. Essa é uma opção apenas para quem tiver dias sobrando, já que não é das opções principais de passeio. A Barra do Cunhaú fica na cidade de Canguaretama, a 90 km de Natal.

passeios em natal
Barra do Cunhaú é um destino mais vazio e tranquilo

O rio Curimataú cercado de mangue é um cenário muito bonito e no passeio à Barra do Cunhaú está incluído um tour de barco, com parada no mangue para ver a captura de caranguejo, e depois vai à praia da Restinga que fica no encontro do rio com o mar.

Depois o passeio vai à barrinha, onde há arrecifes que transformam a praia em uma piscina natural na maré baixa. Nem sempre os passeios pegam a maré baixa, mas se isso acontecer no período da tarde, você verá a jacuzzi natural (veja foto abaixo).

jacuzzi natural pipa
A Jacuzzi Natural só aparece na maré baixa

Onde contratar os passeios em Natal?

Existem várias agências de viagem em Natal. No bairro de Ponta Negra você encontrará vários quiosques vendendo esses passeios citados acima. Nem todos os passeios saem todos os dias, alguns saem apenas em dias específicos e outros dependem da maré.

Com relação às empresas, há várias delas, de diferentes preços e qualidades. Para quem busca economia, contratar os passeios em Natal é a opção que sai mais barato.

Para quem busca qualidade, é melhor reservar com antecedência, nesse caso eu indico a Luck Receptivo. A empresa é a líder de passeios no Nordeste e possui fama de ter qualidade no serviço prestado. Os veículos são próprios, com cinto de segurança e ar-condicionado funcionando. Além disso, a equipe de guias deles é muito boa. Nós fizemos os passeios com eles e gostamos.

O ponto negativo é que os passeios duram o dia inteiro e muitas vezes juntam um local muito legal com outro menos interessante. Entretanto, essa é a forma de trabalhar de todas as agências de turismo em Natal.

Quanto custa viajar para Natal?

Agora que você já sabe o que fazer em Natal, vale a pena descobrir quanto custa essa viagem. A capital do Rio Grande do Norte é uma cidade barata até para padrões do Nordeste, destinos como Maceió, Recife e Salvador são mais caras. Segundo pesquisa do Fecomércio-RN, o gasto médio diário dos turistas em Natal foi de R$216, dados de 2021. Isso inclui vários tipos de hospedagens como aluguel de casa, hotel, hostel e casa de amigos e familiares. Para quem se hospedou em hotel, a média diária foi de R$297.

Nossos passeios pela Luck Receptivo e o jantar no Restaurante Camarões foram cortesias das empresas. No entanto, nossas opiniões são independentes.

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui