O Zoo Pomerode é a principal atração da cidade mais alemã do Brasil. Pomerode é uma pequena e charmosa cidade no Vale Europeu de Santa Catarina. O destino é muito procurado por turistas e possui alguns museus, tour em fábrica de chocolate, entretanto nada é mais famoso e visitado que o Zoológico de Pomerode.
Porém, como o ingresso não é barato, muita gente se pergunta se vale a pena visitar o Zoo Pomerode. Para lhe ajudar a responder essa pergunta fizemos esse texto mostrando as atrações do zoológico e apresentando algumas dicas de visitação.
Zoo Pomerode, primeiro zoológico do sul do Brasil
Quem vê a pequena cidade de Pomerode, com seus 30 mil habitantes, não imagina que foi lá que nasceu o primeiro zoológico da região sul do país.
Hermann Weege, um dos primeiros moradores do povoado de Pomerode, foi um empreendedor e responsável por levar alguns desenvolvimentos à cidade. Um de seus projetos foi criar um zoológico em Pomerode. Fundado em 1932, ainda bem simplificado, ele se tornou o primeiro zoológico particular do Brasil. Um fato interessante é que nessa época, Pomerode era um vilarejo que fazia parte da cidade de Blumenau.
O Zoo Pomerode passou por várias transformações desde sua inauguração e em 1977 virou uma fundação privada sem fins lucrativos. Por isso, os ingressos e o patrocínio de algumas empresas que mantém o funcionamento do maior zoológico de Santa Catarina.
Animais do zoológico de Pomerode
Atualmente, o zoológico de Pomerode possui uma grande variedade de animais, são mais de mil animais de 242 espécies diferentes. Se compararmos com alguns tradicionais zoológicos do Brasil, o de Pomerode possui grande variedade de espécies:
- Bio Parque do Rio – 140 espécies
- Zoológico de Brasília – 185 espécies
- Zoo Pomerode – 242 espécies
- Zoológico de Belo Horizonte – 250 espécies
Entretanto, o espaço do Zoo Pomerode não é tão amplo como esses outros três citados acima, que possuem áreas verdes e maiores viveiros.
Animais de grande porte são as principais atrações
Entre os mais de mil animais do Zoo Pomerode, há mamíferos, repteis e aves. Todavia, são os mamíferos de grande porte as principais atrações. Elefantes, girafas, ursos e hipopótamos são animais que sempre fazem sucesso entre as crianças, além dos predadores leões, tigres e onças.
O zoológico de Pomerode conta ainda com uma grande variedade de macacos e aves de cores e tamanhos diferentes.
Zoológico, lugar de conscientização ambiental
O modelo moderno de zoológico, criado no século XIX, era pautado na diversão dos visitantes. Entretanto, o modelo de tirar animais da natureza para deixá-los enclausurados e expostos para os visitantes se tornou questionável nas últimas décadas. Por isso, zoológicos ao redor do mundo tentam mudar a percepção do público e abordar também a temática da preservação e consciência ambiental.
Um caso pertinente foi dos Micos Leões Dourados que quase foram extintos. Levantamentos realizados em 1969 mostravam que existiam menos de 150 indivíduos na Mata Atlântica. Logo, iniciou-se um programa de conservação para evitar a extinção da espécie. Com participação de 140 zoológicos mundiais, começou a reintrodução da espécie, em 1984. Atualmente, estima-se que existam cerca de 3.200 Micos Leões Dourados na natureza.
O Zoológico de Pomerode também aborda a temática da preservação e se preocupa com o bem-estar dos animais. Parte deles foram resgatados, como dois elefantes que passaram décadas em um circo, sempre acorrentados e foram apreendidos por órgãos de controle; um pinguim que foi atropelado por um barco e, desde então, possui problemas de locomoção; e duas onças que chegaram ao zoológico com 1 ano de idade apreendidas em uma fazenda, onde viviam como animais de estimação de forma ilegal.
Atrações e estrutura do Zoo Pomerode
Cinema 7D
O zoológico de Pomerode possui um cinema 7D. A atração, que é paga à parte, conta com 17 opções de filmes com duração de 4 a 7 minutos.
Restaurante e lanchonete
Dentro do Zoo Pomerode existem dois locais de alimentação. O principal é o Restaurante e Lanchonete Arca de Noé que serve almoço, lanches e fica próximo da entrada principal.
Próximo a entrada do estacionamento fica a Aqua Lanches, uma lanchonete que funciona em um contâiner.
O zoológico ainda conta com uma loja que vende pelúcias, copos e outros objetos relacionados aos animais.
Localização do Zoo Pomerode
O Zoo Pomerode fica na Rua Hermann Weege, nº 180; na área central da cidade, próximo da Vila Encantada e da Cervejaria Schornstein. Nessa região não é fácil de encontrar vaga para estacionar na rua, por isso muita gente utiliza o estacionamento do zoológico que comporta 200 veículos e fica na Rua Imigrantes, 272.
Vale ressaltar que Pomerode é pequena, mas com pontos turísticos espalhados pela cidade, por isso vale a pena viajar de carro à cidade. Caso você pretenda alugar um carro, vale a pena pesquisar na Rentcars, a melhor plataforma que reúne as principais locadoras em um só lugar e com ótimos preços.
Para quem está hospedado em Balneário Camboriú, há uma excursão que visita Blumenau e Pomerode e o zoológico é um dos locais visitados.
Onde se hospedar em Pomerode
Caso você não esteja de carro, vale a pena se hospedar na área mais central da cidade, onde é possível visitar o Zoológico, a Vila Encantada e outras atrações a pé. Nessa região da cidade existem 3 hospedagens: Hostel Villa Pomerânia, a Pousada Max Pomerode e a Pousada Casarão Schmidt.
Um pouco mais distante, mas ainda no centro há uma opção bastante confortável, o Dein Haus Pousada que conta com piscina e uma agradável área externa.
Já o Hotel Bergblick fica em um lugar tranquilo e bucólico a poucos minutos de carro do centro.
Para quem procura um hotel com várias opções de lazer, recreação para crianças em um lugar tranquilo e afastado do centro, o Hotel Fazenda Pommernland é a melhor opção.
Horário de visitação do Zoo Pomerode
O Zoo Pomerode abre diariamente das 8:00 às 18:00 horas.
Valor do ingresso
Os ingressos do Zoológico de Pomerode custam R$46. Crianças, idosos e estudantes pagam meia entrada.
Crianças até 3 anos possuem entrada gratuita.
Os ingressos são vendidos pelo site oficial do Zoo Pomerode e também nas bilheterias. Caso o tempo estiver instável, é melhor deixar para comprar na hora e escolher visitar em um dia ou horário em que não esteja chovendo.
Dicas de visitação
- É permitido fotografar, mas evite o uso de flash para não incomodar os animais.
- Não faça barulho excessivo para não incomodar os animais.
- Não ultrapasse as barreiras de segurança por questões de segurança tanto dos visitantes quanto dos animais.
- Não alimente os animais. Os alimentos que não fazem parte da dieta deles podem trazer riscos à saúde. Além disso, você poderá se machucar ao aproximar-se do animal.
- Há um viveiro de pássaros que é permitida a entrada. Observe as indicações que são descritas ao lado da entrada.
- É proibido fumar. Mesmo o ambiente sendo aberto, a fumaça do cigarro pode prejudicar a saúde dos animais e incomoda outros visitantes. Por isso, só é permitido fumar nos locais indicados.
Outras atrações da região
Agora que você já sabe tudo sobre o zoológico de Pomerode, conheça as outras atrações turísticas locais. A cidade alemã possui alguns museus, bonitas praças, tour a fábrica de chocolate e cervejaria. Para conhecer os pontos turísticos e as dicas de compras leia o nosso texto sobre o que fazer em Pomerode.
Caso você também visite o litoral catarinense, vale a pena descobrir o que fazer em Balneário Camboriú. A famosa cidade possui atrações tradicionais como bondinhos e barco pirata e outras que inauguraram a pouco tempo como a roda gigante e o aquário.
Amo esse lugar