As pousadas em Olinda refletem o charme que é visitar a pequena cidade pernambucana com hospitalidade e encanto. Isso porque, em sua maioria, estão localizadas na região conhecida como sítio histórico.
Com certeza, você já ouviu falar das famosas ladeiras da cidade, dos blocos caricatos de Carnaval e dos bonecos gigantes. Em outro artigo, apresentamos um passeio rápido por Olinda e o que você não pode deixar de fazer em um único dia.
Contudo, se sua intenção é conhecer mais a fundo a cidade e, claro, se hospedar em um local aconchegante, preparamos essas dicas importantes para aproveitar melhor o passeio. Vem conosco e boa leitura!
Vida colonial e pacata próxima à capital de Pernambuco
Olinda é um dos sítios históricos mais conhecidos e visitados do país. Assim como as principais cidades turísticas de Minas Gerais e Paraty, no Rio de Janeiro, por exemplo, Olinda preserva seu patrimônio e foi tombada pela Unesco por sua diversidade cultural. A cidade fica a apenas 15 km do centro de Recife e 23 km do Aeroporto de Guararapes, o principal da região.
Por preservar ainda muitas casas e prédios dos séculos XVI e XVII, Olinda foi eleita em 2006 como a primeira Capital Brasileira da Cultura. E mesmo contando com agitados carnavais, no quais os blocos arrastam até 3,6 milhões de pessoas para a festa, seu cenário colorido e bucólico nos apresenta a calmaria do interior, tão perto da capital pernambucana.
Olinda costuma fazer seu cartão de visitas com muitas galerias de arte, um pôr do sol belíssimo, missas cantadas em latim por monges e freiras e desfiles de blocos de maracatu.
Achou interessante? Pois saiba quais pousadas em Olinda escolher para desfrutar todo o encanto da cidade.
Quantos dias ficar em Olinda para conhecer a cidade?
Para os apressadinhos ou ainda para quem optou conhecer o litoral de Ipojuca e as famosas praias de Porto de Galinhas, um dia em Olinda pode ser uma ótima pedida. Mas para quem quer imergir pela história, visitar ótimos restaurantes, conhecer praias e desfrutar de uma noitada mágica, a hospedagem ideal é de pelo menos uma ou duas noites.
Além disso, as pousadas em Olinda estão, em sua maioria, em casarões centenários, o que garante muito mais que apenas hospedagem. É, na verdade, um passeio de volta ao passado colonial do Brasil. Dentre as mais diversas opções e estilos, separamos as principais pousadas para você se encantar e curtir Olinda, como a cidade merece!
Melhores bairros para se hospedar em Olinda
Por ter um centro histórico bem compacto e perto de tudo, as duas principais opções de pousadas em Olinda se resumem em dois bairros: o centro e o bairro do Amparo. Aliás, eles são tão próximos que fica até difícil entender onde termina um e começa o outro.
Além disso, ambos estão em uma região com excelentes hotéis e pousadas, como também estão próximos de todos os pontos turísticos que você precisa conhecer em Olinda. Por último, ficando na região central, o acesso para Recife ou mesmo para a BR com destino à João Pessoa é fácil. Importante citar que a capital paraibana fica a apenas 100 km dali.
Hotel 7 Colinas: Luxo em meio à natureza
Começando por uma das mais luxuosas pousadas em Olinda, o 7 Colinas tem a estrutura perfeita para quem vai viajar em família. Apenas 300 metros da Catedral da Sé, possui quartos rodeados por uma imensa área verde, com redes, piscina e jardins. Em suas diárias, está incluso um café da manhã completo, além de ótimo cardápio para almoço e jantar. Dentre seus pratos, é possível pedir frutas e iguarias regionais, como a tradicional tapioca.
Para saber mais sobre a hospedagem, clique aqui.
Pousada Quatro Cantos: Olinda com muito mais requinte
A Pousada Quatro Cantos está instalada em uma mansão colonial do século XIX, bem no centro histórico de Olinda. Para quem gosta de sofisticação e requinte, ela é toda decorada com objetos e móveis de época, bem como possui quartos com varanda e banheiras de hidromassagem.
Com ampla área aberta para refeições, a Quatro Cantos oferece pratos deliciosos das culinárias afro-brasileira e internacional, diariamente, durante o jantar.
Para saber mais sobre a hospedagem, clique aqui.
Pousada do Amparo: Charme situado na famosa Rua dos Artistas
Segundo as avaliações constantes do site Booking, a Pousada do Amparo está localizada onde os viajantes amantes de arte e boemia preferem ficar. Ou seja, ela é o espaço ideal para quem viaja entre amigos ou mesmo quem curte a vida boêmia e noturna. Isso porque está nas proximidades da Rua dos Artistas, que abriga artesãos e diversos bares temáticos.
No interior da Pousada do Amparo, o turista encontrará um design arrojado e moderno, porém resultando em ótima harmonia com o prédio centenário. Na área da piscina, um exuberante jardim e com quartos que possuem varanda privativa.
Por último, a Pousada possui anexo o Restaurante Coco, com grande variedade de bebidas, drinks e pratos tradicionais no mundo inteiro.
Para saber mais sobre a hospedagem, clique aqui.
Pousada Villa Olinda: a mais rústica da cidade
A Pousada Villa Olinda investe em uma decoração aconchegante para que os hóspedes possam se sentir no século XVII. Com ótima localização, no coração do centro histórico, ela é uma excelente opção tanto para casais como para grupos ou famílias.
Conta com quartos exclusivos, alguns com capacidade para até 5 camas de solteiro, além de uma cama de casal. Todos os seus quartos têm banheiro privativo e ar condicionado e as reservas podem ser realizadas clicando aqui.
Hotel Costeiro: Olinda à beira-mar
O Hotel Costeiro é um 3 estrelas ideal para quem deseja um lugar com ótima infraestrutura e tarifas acessíveis. Diferente das outras pousadas em Olinda, ele está situado na orla, próximo à badalada Praia do Farol. Ideal para quem quer ficar perto da praia e, ainda assim, visitar os pontos turísticos do sítio histórico, que estão a cerca de 1 km do hotel.
Para mais informações sobre a hospedagem, clique aqui.
Pousada Olinda Mar: ambiente praieiro, calmaria colonial
A Olinda Mar é uma das pousadas mais requisitadas em Olinda para quem quer curtir a praia sem abrir mão de conforto e facilidades. Por isso, está situado próximo ao Hotel Costeiro, também no Bairro Novo e perto da Praia do Farol. O café da manhã está incluso em todas as diárias e o espaço de refeições conta com um terraço de frente para a praia.
Para mais informações sobre a Pousada Olinda Mar clique aqui.
Hotel Pousada São Francisco Olinda
A outra opção litorânea para pousadas em Olinda é o Hotel Pousada São Francisco. Ainda que tenha hotel no nome, o clima acolhedor com quartos climatizados e decorados de maneira simples remetem muito mais ao aconchego de hospedarias antigas. Mas tudo isso com um enorme quintal, com diversas redes e uma piscina com vista para o mar.
O local serve ainda bebidas e drinks, além de um cardápio que conta com frutos do mar e refeições até a noite.
Para mais informações sobre a Pousada São Francisco Olinda clique aqui.
Pousada Morada Bonfim: presente e passado juntos
Diferente dos climas rústicos e coloniais das outras pousadas em Olinda, a Morada Bonfim aposta em quartos modernos e decoração clean em contraponto a seu casarão de época. Contudo, as áreas comuns ainda apostam neste tipo de decoração.
Seu café da manhã é um dos destaques dos turistas, que comentam sempre sobre as tapiocas de diversos sabores, feitas na hora.
Pousada Convento da Conceição: Um casario histórico
Ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Pousada Convento da Conceição oferece acomodações com lounge compartilhado, estacionamento privativo e jardim. Além disso, tem serviço de quarto e terraço ao ar livre.
Todos os quartos incluem mesa de trabalho. Sua localização na parte baixa do centro histórico favorece a visitação ao Mosteiro de São Vento e à Igreja Nossa Senhora da Misericórdia.
Um buffet com café da manhã americano está disponível para todas as modalidades de hospedagem. Para mais informações, clique aqui.
Para conhecer mais opções de hospedagem, veja aqui.
Quando ir e quando reservar pousadas em Olinda?
O ano todo faz sol em Olinda, porém é recomendável evitar os meses de junho e julho, pois é quando chove com maior frequência. Durante o verão, as atrações da cidade funcionam o tempo todo, contudo, o valor das hospedagens, passeio e alimentação costumam ficar mais altos.
Conforme dito anteriormente, o Carnaval é a grande festa popular de Olinda, considerado, inclusive, um dos melhores do país. E para quem é adepto de cultura popular e manifestações religiosas, a Semana Santa e a Semana de São João costumam ser convidativas para celebrar. Enquanto a primeira se dedica em ornar ruas e vielas com serragem para a passagem da procissão, as festas juninas são repletas de quadrilhas, grupos de cocos de roda, cirandeiros e muito baião e forró.
Por último, a cultura é intensificada no início de setembro com o Festival MIMO — que vai da música erudita à eletrônica — e leva para Olinda desde concertos gratuitos à exibição de filmes.
Nos meses de novembro e dezembro, acontece o Arte em Toda Parte, com artistas locais abrindo seus ateliês para o público visitante.
Outras dicas de Pernambuco
Agora que você já conheceu as principais pousadas em Olinda, veja nossas dicas de um outro destino incrível em Pernambuco.
Onde ficar em Porto de Galinhas: melhores localizações
Resorts em Porto de Galinhas: Um guia completo
Piscinas Naturais em Porto de Galinhas: saiba tudo sobre a tábua das marés