Um dos passeios mais tradicionais do Egito é o cruzeiro pelo rio Nilo. Muitas pessoas não abrem mão de fazer esse passeio. Entretanto, o cruzeiro é caro, especialmente para o Egito que é um país barato para viajar. Por isso, muita gente pergunta se o cruzeiro pelo rio Nilo vale a pena?
Para tentar responder essa pergunta, escrevemos este texto. Vamos mostrar as vantagens, desvantagens e mostrar que esse passeio não é para todo tipo de viajante. Enquanto uns consideram uma experiência única, outros consideram entediante. Então, vem com a gente e embarque nessa aventura.
Índice do Artigo
Rio Nilo, o gigante da África
Quando estava no colégio, estudava que o Rio Nilo era o maior do mundo. Entretanto, um estudo realizado por satélites pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), divulgado em 2008, revelou que o rio Amazonas é 140 metros maior que o Nilo. Ou seja, o Rio Nilo, com seus 6.850 quilômetros de extensão, é o segundo maior do mundo.
Contudo, isso não diminui a grandiosidade do rio africano. O Nilo atravessa 7 países, está em uma região árida, muito próximo do deserto do Saara e chama atenção de qualquer um que navega em suas correntezas.
O rio sempre esteve intimamente ligado à economia local desde a antiguidade. A produção de alimentos no Egito Antigo dependia das cheias do rio Nilo que inundavam a planície próxima às margens do rio, deixando o terreno fértil. Sem o Nilo, não haveria a civilização egípcia. A produção de grãos chegou a abastecer Roma em épocas de desabastecimento do Império Romano, como pode ser visto na série Roma da HBO.
Por outro lado, as cheias do rio também podiam ser violentas e devastadoras. Em alguns anos, os egípcios comemoravam a cheia como dádiva dos deuses e, em outros, como castigo. Por isso, o mito do dilúvio que estava presente na Epopeia de Gilgamés, da Babilônia, e, posteriormente, entrou na Bíblia na história da Arca de Noé, pode ser sido inspirado nas cheias do Nilo, segundo alguns historiadores.
Também foi no rio Nilo que fizeram a barragem de Aswan, que inundou uma grande área no sul do Egito e precisou que as autoridades egípcias, com a ajuda de vários países, removessem o templo de Abu Simbel e o remontassem em outro lugar. Para quem não sabe, Abu Simbel é a maior joia do Egito Antigo e o templo mais bonito na minha opinião.
Por tudo isso, o Rio Nilo é tão importante para a ecologia, economia e história, merecendo ser admirado de perto. Porém, o cruzeiro pelo rio Nilo é apenas uma forma de visitá-lo.
Rio Nilo: passeio de barco, jantar noturno e cruzeiro
O cruzeiro pelo Rio Nilo não é a única opção para conhecer o rio Nilo. Quando se fala em “cruzeiro rio Nilo” é em referência aos cruzeiros que acontecem no sul do Egito. Mas outras cidades também oferecem passeios de barco e, algumas vezes, eles chamam de cruzeiro. Então, cuidado para não se confundir.
No próximo tópico, apresentaremos o cruzeiro mesmo, mas, primeiramente, mostraremos outras opções.
Passeio de barco com jantar em Cairo
Essa talvez seja a forma mais procurada, já que muitos turistas que visitam o Egito ficam apenas em Cairo. Também essa é uma opção muito mais barata, cerca de 10% do valor de um cruzeiro pelo Nilo.
O passeio de barco pelo rio Nilo mais comum em Cairo acontece à noite e está incluído um jantar e apresentações culturais com danças típicas regionais.
O jantar dura cerca de duas horas e, normalmente, está incluído o transporte do hotel para o barco. No entanto, esse é um passeio de entretenimento e não para apreciar o rio Nilo.
Uma reclamação dos turistas é que o jantar mais o entretenimento dura quase todo o tempo que o barco fica navegando, ou seja, quase não dá para observar o rio e a cidade. Para saber preço e mais informações, clique aqui.
Passeio de felucca, o barco tradicional do Egito
Outra forma de navegar pelo rio Nilo é por meio da felucca, que significa “barco” no idioma local. Vale ressaltar que a palavra ficou associada a um tipo tradicional de embarcação egípcia.
A feluca ou felucca é um barco de madeira que possui vela e é usado há vários séculos no Egito, no norte da África e no Mediterrâneo, tanto para pesca como para locomoção.
No norte do Egito, mais desenvolvido, não é muito comum ver esse tipo de embarcação navegando. Porém, no sul, a felucca ainda é usada pela população.
Hoje em dia, a felucca é muito explorada para o turismo. As versões para atender os viajantes nem sempre são iguais aos modelos tradicionais. Há tipos de embarcação que eles chamam de felucca, mas, na verdade, são barcos com motor e sem velas. No geral, os barcos têm capacitada para acomodar entre 10 e 20 pessoas.
Cruzeiro Rio Nilo: felucca em Cairo
Em Cairo, como as feluccas concorrem com os cruzeiros com jantar e possuem preços semelhantes, não há uma grande oferta de barcos para passeio. Mesmo assim, você encontra passeio de felucca de 1 ou 2 horas, com ou sem refeições, em Cairo, que está incluído o transporte do hotel.
Cruzeiro Rio Nilo: felucca em Luxor
Já no sul do Egito, os passeios de felucca são muito mais populares. Em Luxor, você verá uma grande quantidade de feluccas. O único problema é que o itinerário é muito ruim. A maioria dos passeios levam os turistas até a “ilha da banana”, uma fazenda com plantação de banana que fica na outra margem do rio e não é um local interessante.
Ainda assim, uma grande quantidade de turistas fazem o passeio, já que é uma opção barata e diferente para quem não vai fazer o cruzeiro.
Em Luxor, ao andar no calçadão na beira do rio Nilo, você será abordado por várias pessoas oferecendo o passeio de felucca. É até algo incômodo, explico no texto sobre Luxor e porque os vendedores da cidade são os mais chatos do mundo. Também há opção de reservar pela internet o passeio de felucca. Porém, como em Luxor é fácil você contratar o passeio na hora e sai mais barato, não há necessidade de reservar com antecedência.
Cruzeiro Rio Nilo: felucca em Aswan
Em Aswan, também é possível fazer o passeio de felucca. Na verdade, em Aswan é o local mais indicado para fazer esse passeio, já que você precisa pegar a embarcação para chegar na ilha de Elefantina, onde há ruínas históricas e moradores descendentes dos núbios.
Também não precisa reservar com antecedência, uma vez que, em frente ao Museu de Aswan, há um pequeno porto que faz a travessia. Neste caso, não são feluccas, mas pequenos barcos a motor.
Há pessoas na avenida beira-mar oferecendo passeio de felucca. Além disso, no porto próximo ao centro, também há várias embarcações onde você pode contratar o passeio. Para quem quiser um passeio, há uma opção de passeio de felucca pelo rio Nilo que dura duas horas.
Entretanto, é mais interessante fazer o passeio de felucca que visita até a ilha de Soheil para ver o estilo de vida núbio. A ilha, que possui casinhas coloridas interessantes, é um reduto de descendentes de núbios.
Há também um passeio de barco que visita tanto o Templo de Philae, principal atração turística de Adwan, e a vila de Soheil. Esse é um passeio de dia inteiro e não é feito em felucca, mas em um barco comum.
O famoso cruzeiro pelo rio Nilo
Até agora mostramos opções de como navegar pelo rio Nilo. Quando se fala em “cruzeiro pelo rio Nilo”, estamos nos referimos aos famosos cruzeiros, muitos deles de luxo, que acontecem no sul do Egito.
Esses cruzeiros são famosos pelo conforto e praticidade que oferecem a seus passageiros. Os barcos são espaçosos, contam com piscina e algumas atividades de lazer, os quartos possuem conforto de hotel e ainda têm vista para o rio.
Apesar disso, talvez o que mais chama atenção dos turistas é a praticidade em conhecer as atrações turísticas, já que o próprio cruzeiro organiza as visitas acompanhadas de um guia. Por tudo isso, os cruzeiros ficaram famosos e passaram a ser muito procurados por turistas estrangeiros, porém os valores cobrados não são baixos.
Roteiro dos cruzeiros pelo rio Nilo: Luxor – Aswan
Há mais de duas dezenas de barcos de diferentes empresas que fazem o cruzeiro pelo rio Nilo. Todos eles fazem os mesmos roteiros: Luxor – Aswan e Aswan – Luxor.
Esse percurso não foi escolhido por acaso. Essas são as duas cidades históricas mais visitadas do sul do Egito e entre elas estão alguns dos principais sítios arqueológicos do país.
Com exceção das Pirâmides de Gizé, pouquíssimos sítios arqueológicos foram preservados no norte do Egito, ao contrário do sul, onde há muito mais templos e sítios arqueológicos preservados.
Começar o cruzeiro em Luxor ou Aswan?
Os cruzeiros pelo rio Nilo fazem o trajeto Luxor – Aswan e vice-versa. Ou seja, o embarque é em uma cidade e o desembarque em outra. Por isso, você precisa decidir se vai fazer o trajeto Luxor – Aswan ou no sentido contrário.
Com relação ao itinerário, não há muitas diferenças, já que os cruzeiros costumam parar nos mesmos locais e visitar as mesmas atrações turísticas. A principal diferença entre eles é em relação a quantidade de dias, sendo que influenciará o ritmo dos passeios e o valor pago.
Quantos dias de cruzeiro Rio Nilo?
Uma das informações mais importantes é decidir quantos dias de cruzeiro pelo Nilo. A quantidade de dias impactará quanto você vai pagar e a forma como visitará as atrações turísticas. O mais comum são os cruzeiros de 5 dias e 4 noites e o de 4 dias e 3 noites.
A maioria das empresas oferecem cruzeiros de 4 noites saindo de Luxor e de 3 dias saindo de Aswan. Como a semana possui 7 dias, um dos roteiros teria que ser maior e optaram pelo roteiro de 4 dias saindo de Luxor, que é a cidade mais turística do sul do Egito.
Cruzeiro Rio Nilo: 2 noites
O menor cruzeiro ofertado é o de 3 dias e 2 noites. Esse é um cruzeiro mais compacto que visita apenas Luxor, Aswan e há uma parada no caminho. Esse não é o mais indicado a fazer, já que você deixará de visitar vários locais interessantes, inclusive em Luxor. Já para quem não gosta muito da ideia de cruzeiro e acredita que pode ficar entediado, essa é a opção mais segura.
Uma informação importante é que o cruzeiro de 2 noites não é muito comum, por isso você não encontrará muitas opções. A maioria sai de Luxor e caso você queira visitar mais alguma atração na cidade, que não esteja no roteiro ou queira fazer o passeio de balão, se programe para fazer antes de embarcar no cruzeiro.
Há uma opção de cruzeiro de 2 noites saindo de Luxor pelo Get Your Guide, que é um site confiável. Há também opção de cruzeiro de 2 noites incluindo passagem de trem desde Cairo.
Se necessitar ficar mais dias em Luxor, temos um texto sobre onde ficar em Luxor. Já adiantamos que os hotéis não costumam ser muito limpos.
Cruzeiro Rio Nilo: 3 noites
O cruzeiro de 3 noites costuma sair de Aswan. A cidade não é cheia de atrações turísticas, mas estão incluídas visitas ao Templo de Philae, a principal atração da cidade, a represa de Aswan e a visita a uma vila núbia. Caso queira ver o obelisco inacabado e o Museu de Aswan, você pode ficar um dia na cidade, antes de começar o cruzeiro.
No valor dos cruzeiros (independente da quantidade de dias), costuma estar incluído o transporte até o navio. Ou seja, eles lhe buscam no aeroporto, estação de trem ou onde você estiver hospedado na cidade. Veja nossas dicas de hotéis em Aswan.
Nesse cruzeiro também está programado uma visita ao Templo de Abu Simbel (normalmente paga à parte), que é o templo mais bonito do Egito, segundo minha avaliação.
No caminho, há visitas no templo de Kom Ombo, Edfu e as principais atrações turísticas de Luxor.
O cruzeiro de 3 noites é o que possui melhor custo-benefício, já que visita, praticamente, os mesmos locais que o cruzeiro de 4 e de 7 noites.
Por outro lado, a principal crítica dos passageiros é com relação à falta de tempo. O cruzeiro é mais corrido, há pelo menos duas visitas por dia e não permanece muito tempo em cada atração turística.
Para quem quiser saber mais informações e ver os preços, a Viator oferece o cruzeiro de 3 noites saindo de Aswan, incluindo passeio de balão em Luxor, que é muito bem avaliado. Para quem não sabe, a Viator é a empresa online que oferece mais opções de passeios pelo mundo e pertence a TripAdivisor.
Cruzeiro Rio Nilo: 4 noites
O cruzeiro pelo Rio Nilo de 4 noites é apontado por muitas pessoas como a melhor opção, por isso é o mais procurado. Além disso, muitos turistas preferem iniciar o cruzeiro em Luxor, já que a cidade é o principal destino turístico quando se trata de Egito Antigo.
O cruzeiro de 4 noites visita praticamente os mesmos locais que o de 3 noites. A diferença é que há um pouco mais de tempo para explorar os pontos turísticos. Mesmo assim, a visita a Luxor é a parte mais corrida.
Uma opção com bom preço é o cruzeiro de 4 dias da Civitatis, uma empresa confiável no ramo de passeios.
Outra possibilidade um pouco mais cara, com melhor custo benefício da Viator, é esse cruzeiro aqui.
Há também opção de navio de luxo, o valor é mais que o dobro das opções mais baratas, mas também muito mais confortável.
Cruzeiro Rio Nilo: 7 noites
O cruzeiro de uma semana, 7 noites, é o mais tranquilo e que tem o ritmo mais devagar. Enquanto os cruzeiros de 3 e 4 noites costumam faz duas visitas diárias aos sítios arqueológicos (uma de manhã e outra de tarde), que ocupam quase todo o dia, o de 7 noites deixa uma parte para os passageiros descansarem no navio.
O roteiro não muda muito em relação aos outros dois cruzeiros citados acima, por isso sobra mais tempo para relaxar no barco. Além disso, há um dia livre em Luxor, ideal para conhecer as atrações que não estão no roteiro das visitas guiadas.
Para quem tem intuito de visitar atrações históricas e descansar, essa é a melhor opção de cruzeiro pelo rio Nilo. Por isso, essa é a preferência de pessoas da terceira idade.
Por outro lado, quem não gosta de ficar parado, já que os barcos não têm muitas possibilidades de lazer, o cruzeiro de uma semana pode ser entediante.
Um outro aspecto bem interessante é que esse cruzeiro sai e retorna de Luxor. Diferente dos demais cruzeiros que embarca em Luxor e desembarca em Aswan ou vice-versa. Isso pode ajudar na logística da sua viagem.
Esse cruzeiro não é muito procurado, principalmente devido ao valor mais alto, por isso há menos empresas que oferecem. O Viator oferece opção de cruzeiro de 7 noites saindo de Luxor.
Quando fazer o cruzeiro Rio Nilo?
O cruzeiro pode ser feito o ano inteiro, entretanto é melhor não escolher os meses de verão (junho a agosto). O sul do Egito é uma região muito quente e, no verão, a temperatura pode passar dos 40ºC. Além disso, muitos sítios arqueológicos possuem poucas sombras ,o que obriga a caminhar sobre o sol escaldante.
Por isso, outubro a abril são os meses em que a temperatura estará menos intensa e mais agradável para fazer turismo no sul do Egito.
Qual roupa vestir?
Como você já sabe, essa é uma região muito quente, então é bom levar roupas frescas. Lembre-se que o Egito é um país muçulmano, por isso é melhor evitar roupas muito curtas, decotes e tecidos meio translúcidos.
Outras dicas sobre o cruzeiro Nilo
O Egito é um país que não tem muita higiene, por isso é recomendado não comer em qualquer lugar. Comida de rua, então, é melhor nem arriscar. Além disso, é muito prudente viajar com um seguro viagem. Esse não é um item obrigatório em uma viagem ao Egito, mas é algo que pode lhe dar segurança para aproveitar tranquilo suas férias.
Além da cobertura médica, o seguro viagem ainda lhe propicia outras vantagens como retorno antecipado em caso de doença grave do segurado ou em um parente próximo. E uma indenização em caso de extravio ou perda de mala. Faça uma cotação.
Olá Lili, o voo de balão sai de Luxor de madrugada. Então costuma ser possível se o barco passar uma noite em Luxor. Entretanto, não sei se todas as empresas oferecem esse passeio e seria difícil você pegar por fora, sem saber o horário que o barco sai. O mais seguro é você fazer o cruzeiro de Aswan para Luxor e ficar mais um dia em Luxor para fazer o passeio de balão quando estiver em um hotel.
Olá! Tudo bem? Pegando o Cruzeiro de 4 dias e 3 noites, da pra fazer o passeio de balão no vale do Reis? Eu sei que é cobrado à parte. Esse extra fecha na hora ou tem que acordar antes?
Olá Kedna, nós temos vários textos sobre o Egito, com diferentes tipos de dicas. Olhe no menu superior a lista de continentes, encontre o Egito dentro do África e veja nossos textos.
Gostaria de saber mais sobre viagens para o Egito 🇪🇬
Olá Denise, nem todos os cruzeiros oferecem possibilidade de ir para Abu Simbel. Quando há essa opção, normalmente, vem escrito. Os que saem de Luxor e chegam em Aswan costumam oferecer essa opção. Entretanto, os que saem de Aswan, talvez não ofereçam. Porque os tours para Abu Simbel saem antes do sol nascer e levam mais de meio dia.
Oi Felipe, o cruzeiro de 03 noites, da certo ir para Abu Simbel? Nao estou conseguindo ver possibilidade ja que ele tem que sair de Aswan e logo nesse dia o cruzeiro ja segue para Kom Ombo e Edfu. Pode me dizer onde encaixaria?
dia 1 – Cairo / Aswan (avião)
dia 2 – Aswan / Abu Simbel / Aswan /// embarque cruzeiro para continuar a Kom Ombo / Edfu = ?? seria isso mesmo?
dia 3 – Edfu / Esna / Luxor
dia 4 – Luxor / Cairo (aviao)
Obrigada
Olá Isis, cruzeiro em rio é bem mais suave pois não há ondas para balançar o navio. Com relação a roupa do jantar eu não sei dizer.
Olá. Sobre os cruzeiros no Nilo…normalmente pessoas enjoam como em viagem marítima?
Nos jantares no navio, que roupa as mulheres costumam usar?
Grata