No encontro de quatro importantes avenidas de Belo Horizonte está a Praça da Liberdade. Um ambiente muito agradável para o lazer. Todo fim de tarde, ela reúne diversas pessoas para as mais variadas atividades. Muitos praticam caminhadas e corridas circulando a praça; há também aulas de dança, crianças brincando perto do chafariz, casais aproveitando os bancos para namorar e idosos observando o movimento.
Muito provavelmente, essa praça é o ponto mais importante da cidade, pois possui uma grande importância simbólica, cultural, histórica e até econômica. Descubra tudo que a Praça da Liberdade tem a oferecer!
História da Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade foi fundada juntamente com a capital, sua razão inicial era abrigar a sede do poder mineiro. Hoje, com a construção da Cidade Administrativa projetada por Oscar Niemeyer, os prédios no seu entorno tornaram-se importantes centros culturais e formam o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Em 1977, o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Os jardins, os lagos, as alamedas, as fontes, o coreto e também os edifícios e prédios no seu entorno foram contemplados por essa medida.
Muitos edifícios desse centro cívico seguem a tendência do fim do século XIX, um estilo eclético com elementos neoclássicos. Porém, existem vários outros prédios no entorno com diferentes estilos e épocas, como por exemplo art decó e moderno.
Circuito Cultural Praça da Liberdade BH
Em 2010, a Praça da Liberdade foi transformada em um complexo cultural. Os edifícios do seu entorno deixaram de abrigar as secretarias e a administração do estado e passaram a reunir espaços culturais diversos, voltados para o espetáculo, a ciência, a arte, a história e o entretenimento.
Palácio da Liberdade
Um dos principais edifícios da Praça é o Palácio da Liberdade, a ex-sede do governador, onde hoje pode ser visitado nos fins de semana. A arquitetura eclética do Palácio da Liberdade reflete a influência do estilo francês, com requintes de acabamento e riqueza de elementos decorativos. Na visita é possível conhecer mais sobre a política mineira e ainda apreciar o mobiliário, os jardins e outras belezas do Palácio.
Museu das Minas e do Metal
O Museu das Minas e do Metal possibilita ao visitante a descoberta das minas, dos minerais e do metal. Por meio da tecnologia é possível entrar em contato com as principais atividades econômicas de Minas Gerais.
Para saber mais sobre a programação e a visitação acesse o site do Museu das Minas e do Metal.
Espaço do Conhecimento da UFMG
O Espaço do Conhecimento da UFMG se define como um “espaço cultural diferenciado, que conjuga cultura, ciência e arte”. O museu mostra desde a criação do universo até a vida na terra, num ambiente interativo. O que chama mais atenção no Espaço do Conhecimento é o planetário e o observatório astronômico.
Para saber mais sobre a programação e a visitação acesse o site do Espaço do Conhecimento da UFMG.
Memorial de Minas Gerais Vale
O Memorial conta a história de Minas Gerais. A alma e a tradição do estado são colocadas nesse museu interativo, cheio de tecnologia e experiências virtuais. O Memorial de Minas Gerais Vale te leva numa verdadeira viagem no tempo pelo estado.
Para saber mais sobre a programação e a visitação acesse o site do Memorial de Minas Gerais Vale.
Centro Cultural Banco do Brasil
Conhecido como CCBB, o espaço promove diversas exposições, peças de teatro, shows, concertos, palestras, debates, oficinas… O edifício do CCBB é um espetáculo a parte, com um estilo eclético, com influências neoclássicas e art déco. O prédio foi inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Interior e Justiça e em 2013 passou a sediar o Centro Cultural Banco do Brasil.
Para saber mais sobre a programação e a visitação acesse o site do Centro Cultural Banco do Brasil.
Biblioteca Pública Luiz de Bessa
Projetada por Oscar Niemeyer, em 1954, a Biblioteca Pública Estadual também integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Com cerca de 200 mil títulos disponíveis, entre livros, jornais correntes e históricos, revistas correntes e históricas para consulta, a biblioteca recebe diariamente 1.500 pessoas.
Para saber mais sobre a visitação acesse o site da Biblioteca Pública Luiz de Bessa.
Outras dicas da Praça da Liberdade BH
O site do Circuito Liberdade é ótimo para ficar por dentro de tudo que acontece em todos os espaços e sobre os projetos e ações.
Onde se hospedar próximo a praça
Se você busca uma boa região para se hospedar em Belo Horizonte, a área próxima a Praça da Liberdade é uma das preferidas dos turistas. Há vários hotéis na região, o mais próximo é o Ibis Belo Horizonte Liberdade, um hotel 3 estrelas que fica a apenas 70 metros da praça.
Outro hotel que fica muito próximo e de qualidade semelhante, porém com piscina é o Savassi Hotel. Localizado a 300 metros, porém do outro lado da praça, o hotel está na região da Savassi, uma parte mais movimentada com mais bares e restaurantes, por isso que agrada mais pessoas.
O hotel mais confortável dessa região é o Royal Boutique Savassi Hotel, um 4 estrelas que está a 300 metros da praça.
Para quem busca opções de luxo, o Hotel Fasano Belo Horizonte fica a 750 metros da praça. Já o Radisson Blu Belo Horizonte Savassi, que encontra-se em frente ao Shopping Pátio Savassi, está a 1 km da Praça da Liberdade.
Ficamos contente com o elogio Emilio.
Somente hj vi essa reportagem… Vc está de parabéns, fez uma grande pesquisa e um ótimo trabalho!!!