Visita as Caves de Vinho do Porto Portugal

Um dos passeios mais tradicionais em Porto é visitar as caves do vinho que leva o nome da cidade. É um passeio interessante no qual podemos conhecer a produção do vinho do Porto e, no final, ainda degustar essa bebida espetacular! Quando fiz intercâmbio em Portugal, em 2010, tive a oportunidade de conhecer mais profundamente o vinho do porto e visitar algumas caves, que é o que contarei para vocês agora.

As caves de vinho do Porto são os locais em que são produzidos os vinhos. O curioso é que o vinho do Porto, na verdade, nem passa pelo Porto. As uvas são produzidas ao longo do Rio Douro e as caves ficam em Vila Nova de Gaia. O vinho ganhou esse nome no século XVII por ser exportado a partir da cidade do Porto. Entretanto, Gaia fica tão perto de Porto que muita gente nem percebe que é outra cidade.

Visita-caves-vinho-do-porto

Do lado esquerdo é Gaia e do lado direito Porto

As visitas as caves foram criadas como forma de aproveitar uma demanda dos turistas em conhecer mais sobre o vinho do Porto e, é claro, vender mais garrafas. Há 12 caves que oferecem visitação na cidade de Gaia. A grande maioria das visitas é paga, mas também há caves que oferecem a visitação gratuita e todas elas oferecem uma degustação do vinho no final. A visita não varia muito, é basicamente a mesma e dura em média uma hora. Os guias contam a história do vinho do Porto, da cave e explicam como são produzidos os diferentes tipos de vinho do Porto (Branco, Ruby, Tawny). Tudo isso andando no meio dos tonéis onde ficam armazenados os vinhos. No final, a melhor parte, a degustação!

As visitas custam em média €5. Algumas caves oferecem mais de um tipo de visita. Na verdade, a visita é a mesma e o que varia são os vinhos da degustação.

Cave-Sandeman

Cave dos vinhos Sandeman – Foto: Sogrape Vinhos

Como chegar as caves?

Na parte histórica de Porto há uma ponte, de um lado é Porto e do outro é Gaia. Você pode atravessar a ponte andando. Logo que você atravessa, andando ao longo do rio há um centro de informação turística. Lá é o melhor lugar para se informar sobre as visitas as caves. Eles irão te informar em quais caves a visita é gratuita, quais são pagas, o valor e o horário de visitação. As mais próximas ao rio são pagas, as gratuitas ficam nas ruas de trás, mais escondidas.

Vinho-Taylors

Local de degustação da Taylor’s. Foto: Taylor’s Vinhos

Onde comprar vinho do Porto?

Ao contrário do que parece, as caves não são bons locais para comprar vinho, pois seus preços são mais altos. Caso você queira um vinho especial, um vintage ou uma reserva de um ano específico, aí sim, as caves são os melhores lugares para comprar, pois não haverá lugar com mais opções. Entretanto, caso compre os vinhos comuns é melhor comprar em uma loja no Porto. No centro da cidade há algumas lojas especializadas em vender vinho do Porto, não são lojas requintadas, são lojas simples, parecendo mercearias. Elas ficam nas ruas paralelas a avenida principal e seus preços são bem menores do que nas caves, além de possuírem opções de várias marcas. Também há a opção de comprar no supermercado. O preço do supermercado é até melhor que nas lojas de rua, porém possui menos opções, só as maiores marcas vendem em supermercados. Por isso, se você for a Porto, eu recomendo comprar em uma loja especializada em vender vinho. Além da maior variedade de opções, eles ainda podem te indicar alguma marca ou tipo específico.

Para encontrar hotéis em Porto clique aqui.

Para encontrar hotéis em Vila Nova de Gaia clique aqui.

Leia também os diferentes tipos de Vinho do Porto.

 Foto em destaque: Nice place to hide yourself - Foto de: Jairo

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This