Foto: Pedro Szekely(CC BY-SA 2.0) Itália

Poucas cidades no mundo despertam tanta curiosidade e fascínio quanto Veneza. A famosa cidade italiana é um dos destinos mais procurados do mundo para fazer turismo. Mesmo pessoas que não tem costume ou não gostam de viajar dizem ter vontade de conhecer Veneza. E, a maioria delas nem sabe o que existe de turístico na cidade, sabe apenas que há vários canais. Tudo isso, porque Veneza já povoa o imaginário coletivo como uma cidade romântica, diferente de qualquer outro lugar no mundo e que está afundando no mar.

As expectativas são muita vezes maiores que a realidade, mesmo assim não dá para visitar a cidade e não gostar. Veneza é, realmente, muito charmosa, romântica e única. Um lugar que vale a pena conhecer!

veneza cidade mais romântica

Praça de São Marcos – Foto: Alexandro Lacadena (CC BY-NC-ND 2.0)

Canais

O maior charme da cidade são seus canais! Veneza nasceu de pequenas ilhas que haviam no Mar Adriático. Com o crescimento econômico da cidade, ainda na Idade Média, acabou-se o espaço das ilhas e foi-se construindo em cima do mar entre uma ilha e outra, deixando canais para serem utilizados como vias de acesso. Não sei se você sabe, mas a parte histórica de Veneza não possui ruas, muito menos carros. Todo o transporte, de carga e passageiros é feito por barcos. As famosas gôndolas não foram criadas para levarem turistas; eram utilizadas como meio de transporte, em uma época que havia poucas pontes ligando a cidade.

A parte histórica de Veneza conseguiu manter seus aspectos centenários e até hoje o meio de transporte é o barco. Se você, por exemplo, não quiser ir caminhando até o seu hotel, você pode pegar um táxi, um barco táxi. A população da cidade utiliza o Vaporetto, o transporte público coletivo, que também é um barco. Por isso, caminhar pela cidade é tão inusitado e interessante.

dicas de viagem a veneza

Canais de Veneza

Ruelas

Já que estou falando em caminhar por Veneza, não poderia deixar de contar sobre como são as ruas, ou melhor, as ruelas da cidade. Entre um canal e outro existem ruelas e vielas, algumas mais parecem uns bequinhos. Os traçados dessas vias são sinuosos, tornando a cidade um grande labirinto. Dizem que Veneza é um museu a céu aberto; podemos dizer também que é um labirinto a céu aberto. Mesmo com um mapa você terá dificuldade de seguir um percurso na cidade. Por isso, existem várias plaquinhas apontando alguns pontos turísticos principais, como a Praça de São Marcos.

ruelas de veneza

Ruela em Veneza – Foto: Ian (CC BY-NC-ND 2.0)

Veneza é uma cidade incrível, por isso, se deixe perder por suas vielas. Você encontrará um monte de pontos interessantes pelo caminho. Vá sem pressa, desfrute da cidade e se der fome, coma em algum restaurante ou lanchonete pelo caminho.

O único problema é achar seu hotel! Isso pode ser uma tarefa muito ou muitíssimo difícil! Muitas ruas não tem nome e várias delas são parecidas entre si. Então, é bom perguntar ao hotel a melhor maneira de chegar. Um celular com 3G também pode lhe ajudar nessa função, o GPS é muito bem vindo nesse momento.

Catedral de São Marcos

Catedral de São Marcos

Cidade Romântica

veneza cidade romântica

Grande Canal

Veneza é, sem dúvida, uma cidade muito romântica e até por isso é um lugar muito procurado por casais em lua de mel. Entretanto, podemos dizer em que algumas épocas do ano a cidade pode se tornar mais ou menos romântica. O inverno é intenso na região, deixando a cidade fria, o que desanima os turistas de ficarem passeando pelas ruelas, até por isso é a baixa temporada. Já o verão e primavera são as época mais agradáveis, porém durante as férias escolares e feriados nacionais a cidade fica entupida de turistas. Visitei Veneza durante um feriado prolongado, que caiu em uma sexta-feira, a cidade estava entupida de gente. Tinha fila até para fazer o passeio de gôndola!

Veneza durante o feriado prolongado que estive por lá

Gôndolas

Você já deve saber que nada atrai mais os casais do que o passeio de gôndola. Muita gente deseja conhecer a cidade apenas para fazer esse passeio. Aliás, não é algo exclusivo de casais, já que as gôndolas comportam até seis pessoas e muitas famílias também passeiam nos barcos.

Há inclusive quem não faça questão de fazer o passeio, já que ele é caro, um pouco clichê e nem todos os gondoleiros são bons. Porém, a maioria dos casais considera essa a parte mais romântica de toda a viagem por Veneza! Se você pretende fazer esse passeio, deve tomar alguns cuidados para aproveitar melhor e não cair em uma furada.

gondolas de veneza nos canais

Foto: Pedro Szekely (CC BY-SA 2.0)

Praia

Apesar de Veneza ser litoral, a parte histórica da cidade não tem praia; existe praia apenas na Ilha de Lido. Há quem considere essa praia muito bonita, porém comparada com outras praias brasileiras e também italianas ela não tem muita graça. Além disso, Veneza possui um clima continental, a maior parte do ano é frio e apenas em uma parte do verão o clima fica agradável para pegar uma praia.

Contudo, para quem pretende pegar uma praia, a Itália possui ótimas opções no sul do país na região da Calábria e Puglia e também nas Ilhas de Sardenha e Sicília.

as praias de veneza lido

Praia de Lido – Foto: Alan & Flora Botting (CC BY-SA 2.0)

Leia também nossas outras matérias sobre a Itália:

-É caro viajar para a Itália? Veja quanto custa uma viagem à Roma

-Melhores meses para viajar à Itália

-7 dicas essenciais da Itália

-Roma, uma cidade intensa e cheia de encantos

Foto de capa: Pedro Szekely(CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This