Vale a pena visitar Montevidéu? Uruguai

Montevidéu é uma das capitais estrangeiras mais próximas do Brasil, mesmo assim ela não é uma das mais lembradas quando o assunto é turismo na América Latina. Muito menos famosa e visitada que a vizinha Buenos Aires, Montevidéu também tem seus encantos, porém bem menos interessantes que a capital argentina. Mas, ainda fica a pergunta: vale a pena visitar Montevidéu? Espero que até o final do texto você consiga responder a essa pergunta.

Leia também: Montevidéu, quantos dias ficar e quando ir

Pequena Metrópole

Montevidéu não é uma cidade grande, possui apenas 1,3 milhão de habitantes. Um número pequeno se comparado às outras capitais do continente, isso dá a ela uma mescla de cidade grande e interiorana. Montevidéu tem opções de museus, lojas e restaurantes de cidade grande, mas com muitos bairros de casas e ares de cidade do interior. É um ambiente muito agradável de conhecer!

Há também quem considere Montevidéu com cara e atmosfera de cidade europeia. Talvez, um dos motivos seja que a cidade é velha. Não apenas antiga, mas velha mesmo. Os prédios do centro da cidade foram construídos na primeira metade do século XX, época de ouro da economia uruguaia, que desenvolveu rapidamente o país e fez surgir muitas construções na capital.Hoje, o centro de Montevidéu tem cara de antigo e não muito conservado. Mas isso dá um aspecto interessante à cidade, um clima de nostalgia de uma época de ‘vacas gordas’ do país.

Leia também: Onde ficar em Montevidéu na orla ou no centro

Foto: Marcelo Campi (CC BY-SA 2.0)

Atrações turísticas

A capital uruguaia possui algumas atrações interessantes, mas não a compare a Buenos Aires, pois a capital portenha possui muito mais opções. O centro histórico de Montevidéu é interessante, com alguns museus, um teatro imponente e um mercado que se tornou polo gastronômico. Ainda há a Calle Sarandí, uma rua muito legal, com várias opções de lojas e restaurantes. Também podemos destacar o Congresso e a bela Catedral que é mais bonita que a da capital argentina.

Outro destaque são as praias, apesar do clima ser frio a maior parte do ano, há um calçadão chamado Rambla muito agradável para caminhar, com 22km de extensão.

Leia também: O que fazer em Montevidéu, Uruguai

 

Ramblas de Montevidéu

Outros destinos próximos

O Uruguai é um país pequeno e as duas outras interessantes atrações turísticas do país ficam próximas de Montevidéu. Por isso, você pode incluir outros destinos na sua viagem.

Colônia do Sacramento

A cidade histórica Colonia del Sacramento fica no caminho entre Montevidéu e Buenos Aires para quem vai do meio de transporte mais comum, barco/ônibus. A cidade, que foi colonizada por portugueses e espanhóis, possui um centro histórico muito pequeno, mas charmoso. Colônia do Sacramento fica a 180 km de Montevidéu e é possível fazer um bate e volta. Para saber mais leia Colônia do Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia.

Colônia do Sacramento

Punta del Este

A cidade litorânea Punta del Este é o local mais badalado do Uruguai no verão. Punta del Este possui cassino, vários restaurantes e uma noite animada nessa época do ano. O local possui vida apenas no verão, quando as praias estão cheias e as ruas movimentadas. Porém, como a cidade fica próxima a Montevidéu, a 130 km, vale a pena dar uma passada mesmo na baixa temporada.

Foto: Matthew Fuentes (CC BY-NC-ND 2.0)

Afinal, vale a pena visitar Montevidéu?

Sim, vale a pena, mas não a compare a Buenos Aires, senão você vai achar a cidade sem graça. Montevidéu não é uma das cidades da América do Sul mais interessantes, mas não deixa de ter atrações legais, ainda mais se você ainda não tiver conhecido cidades como Buenos Aires, Cusco, Quito e Bogotá. Uma viagem para Montevidéu seria melhor aproveitada se você incluir outros destinos como Colonia del Sacramento e Punta del Este.Entretanto, na minha opinião, o melhor jeito de conhecer a cidade é conjugando com Buenos Aires, que fica logo ali do outro lado do Rio da Prata. Para saber como viajar de uma cidade a outra, leia o post Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções.

Leia nossos outras matérias sobre o Uruguai e Argentina:

O que fazer em Montevidéu, Uruguai

Colônia do Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia

Quantos dias ficar em Buenos Aires?

10 Pontos Turísticos Gratuitos em Buenos Aires

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This