Tour de um dia a Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia Tailândia

Ayutthaya é a antiga capital da Tailândia e fica bem perto de Bangkok, há 85 km. É uma cidade pouco conhecida e comentada. Entretanto, a antiga capital do Reino de Sião é um destino bem interessante! Dos passeios fora de Bangkok, é o mais interessante. Por isso, se você for ficar pelo menos três dias em Bangkok, vale a pena usar um dia para visitar essa interessante cidade.

Leia também: Bangkok, a Cidade dos Anjos e do Pecado

tour-de-um-dia-Ayutthaya

Wat Phra Sri Sanphet

A cidade de Ayutthaya foi fundada em 1350 para ser a capital do Reino de Sião. Ela foi crescendo junto com o reino e o comércio a fez enriquecer e desenvolver. Por volta de 1700, Ayutthaya tinha uma população de um milhão de habitantes e era considerada a maior cidade do mundo. Comerciantes da China, Índia, Japão e Europa compravam e vendiam na cidade e ficavam encantados com seus templos. Porém, os anos de glória da cidade chegaram ao fim, em 1767, quando ela foi invadida, saqueada e destruída pelo exército da Birmânia (hoje Myanmar). A cidade ficou tão destruída que a capital precisou ser transferida para uma cidade bem menor que ficava próxima, chamada Bangkok. As marcas da destruição podem ser vistas até hoje. As mais marcantes são as várias estátuas de Buda que foram decapitadas.

Ayutthaya

Wat Yai Chai Mongkol

O que ver

As principais atrações de Ayutthaya são os templos. Há templos em vários estados de conservação. Alguns que foram destruídos em 1767 e só sobraram ruínas, outros que sobreviveram à invasão e foram corroídos pelo tempo e ainda há os que se mantêm bem conservados.

O Parque arqueológico de Ayutthaya é a parte mais famosa da cidade, pois foi ele que se tornou patrimônio da humanidade pela Unesco. Dentro dele, há vários templos e o antigo palácio real, Wat Phrasri Sanphet. É também nos templos do parque que há a maior parte de Budas decapitados. Entretanto, o que se tornou mais simbólico de Ayutthaya é a cabeça do Buda que está entre as raízes das árvores, que fica no Wat Mahathat.

Ayutthaya

Para além do parque, o templo mais interessante é o Wat Yai Chai Mongkol. Esse templo, que se manteve mais conservado, é mantido pelos monges e é onde há dezenas de estátuas de Budas, lado a lado com vestes amarelas.

Ayutthaya

Outra atração da cidade é o Wat Lokayasutha, o Buda reclinado de 8 metros de altura e 42 de comprimento. Ele não tem todo o fascínio do Wat Pho, mas é interessante também.

Ayutthaya

Tour de um dia

O jeito mais comum de conhecer Ayutthaya é o tour de um dia. Ele é oferecido na maioria das agências de turismo e até mesmo nos hotéis dá para fechar, apesar de ser um pouco mais caro fechando no hotel. O tour passa pelos principais pontos turísticos da cidade, tem guia falando inglês e almoço incluído. Pagamos 500 Baths (US$16) em junho de 2014. O tour é feito em uma van, eles te buscam e te deixam no hotel, vai de manhã e volta no final da tarde. Achamos que valeu a pena o tour.

Há uma opção mais barata, indo por conta própria. É possível chegar de trem, que sai da Estação Hualamphong, que é o jeito mais barato. Também é possível ir de ônibus, que sai do Northern Bus Terminal de Bangkok. Chegando lá é preciso fechar um tour com um tuk-tuk ou taxista, já que os templos não ficam muito próximos uns dos outros.

Leia também: Onde ficar em Bangkok, na parte histórica ou moderna?

Ayutthaya 

Leia nossas outras matérias da Tailândia:

– Tailândia, uma visão geral de seus encantos

– Khao San Road, a rua dos mochileiros em Bangkok

– Tiger Kingdom: entrando na jaula do tigre

– Maya Bay, a praia mais encantadora da Tailândia

– Phi Phi: quando ir, como chegar, quanto tempo ficar e onde se hospedar


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This