Foto: 16:9clue (CC BY 2.0) México

San Cristóbal de las Casas é uma das principais cidades turísticas do sul do México. Ela é o principal ponto turístico de Chiapas, o estado do extremo sul do México que faz fronteira com a Guatemala.

Chiapas é o estado mais pobre do México; entretanto é um estado riquíssimo em cultura e belezas naturais. Os próprios mexicanos valorizam muito a cultura do sul do país. Quem nos contou melhor essa história foi o dono de um restaurante em San Cristóbal que falava português e adorava os brasileiros. Ele dizia que o dinheiro estava nos estados do norte, pois várias indústrias americanas se transferiram para essa região do México, porém, são estados que não possuem muita cultura, pois incorporaram a cultura americana. “A riqueza cultural e também natural está no sul e olha que eu sou da região norte (do país)”, dizia ele.

Realmente, é na região sul do país que se localizam a maior parte das cidades turísticas. E San Cristóbal de las Casas é uma delas. Essa é uma cidade muito peculiar, uma cidade pequena, com cara de interior, mas espírito de cidade moderna. Vou exemplificar para que vocês possam entender o espírito dessa cidade.

San Cristóbal de las Casas é uma cidade de 180 mil habitantes. Entretanto, devido a tranquilidade das ruas, ao pequeno tráfego de automóveis e a proximidade dos pontos turísticos, ela parece ser uma cidade muito menor do que, realmente, é! Por outro lado é uma cidade que respira modernidade. Dos restaurantes turísticos da rua principal, cerca de 1/3 eram vegetarianos, o que achei muito curioso! Além disso, os turistas que visitam a cidade parecem que estão mais interessados em conhecer a cultura, do que em busca de entretenimento; talvez por isso haja uma grande quantidade de hippies turistando pela cidade, seja da nova ou da velha geração.

Rua principal de San Cristóbal de las Casas

Além do mais, a cidade possui um clima agradável, as pessoas são muito simpáticas e possuem uma paz de espírito difícil de se ver no México. Por isso, se eu fosse esotérico até diria que há algo diferente no cosmos daquela cidade!

Quantos dias ficar

Muitos turistas vão para a cidade para ficar vários dias e desfrutar desse clima encantador. Porém, a cidade não possui muitos pontos turísticos. Por isso, com dois dias é possível conhecer tudo que a cidade oferece. Em um dia você conhece a cidade e no segundo dia faz o passeio ao Canyon del Sumidero.

Para encontrar hotéis em San Cristóbal de las Casas clique aqui.

passeio de barco no Canyon do Sumidero

Canyon del Sumidero

Como chegar

Se estiver viajando de ônibus entre as cidade do sul do México, você pode visitar San Cristóbal desde Palenque (213 km) ou Oaxaca (600 km). A capital de Chiapas, Tuxtla Gutiérrez, possui um aeroporto que fica a 78 km de San Cristóbal.

Outra opção é viajar desde ou para a Guatemala. Antigua, a cidade mais turística do país, que fica ao lado da capital, está a 480 km de San Cristóbal.

O que fazer

A principal atração turística de San Cristóbal de las Casas fica fora da cidade que é o Canyon del Sumidero. Esse é o principal canyon do México. Rodeado pela floresta, esse é um lugar muito bonito em que é possível fazer um passeio de barco para admirar a beleza natural e ainda observar os maiores moradores do rio que são os crocodilos. Para saber mais leia Canyon del Sumidero, uma maravilha natural do México.

San Cristóbal também possui algumas igrejas interessantes. A principal igreja da cidade é a Igreja de São Domingos, que não chega a ser uma igreja muito bonita, mas não deixa de ser uma igreja barroca notável. A igreja mais interessante, na minha opinião, é a Catedral de San Cristóbal, que possui uma fachada diferente amarela, veja a foto abaixo.

Igreja de São Domingos em San Cristóbal de las Casas

Igreja de São Domingos

A cidade possui alguns museus. O principal deles é o Museu Mesoamericano do Jade, onde é possível ver objetos esculpidos em jade por povos pré-colombianos como os Maias e os Zapotecas. Existem outros museus pequenos como o Museu do Ambar e o Museu da Medicina Maia.

Outro lugar que você não pode deixar de ir é no Mercado de Doces e Artesanatos. Apesar dele ser mais de artesanatos do que de doces, há muitos doces típicos da região a bons preços. O problema é que eles são grandes e fica difícil provar vários sem ganhar umas boas calorias. Para saber mais leia a matéria: Mercado de Doces e Artesanatos de San Cristóbal de las Casas.

Doces do Mercado

A última opção de turismo não é nada tradicional. Em Chiapas, nasceu um grupo guerrilheiro chamado Exército Zapatista de Libertação Nacional, EZLN. Existem guias de San Cristóbal que levam turistas para conhecer comunidades zapatistas; lá eles explicam como sua comunidade se organiza e por que lutam. Todas as pessoas andam com toucas para não identificarem os rostos e mesmo assim não é possível tirar fotos. Esse é o tipo de passeio de quem busca algo diferente; não cheguei a visitar, mas fiquei com bastante vontade! Esse tipo de turismo já possui até um nome, chama zapaturismo, com verbete até na Wikipédia; para saber mais sobre sobre o zapaturismo leia uma matéria do Estadão, ou outra matéria mais completa da BBC em espanhol.

Preços

No geral, San Cristóbal de las Casas é uma cidade barata. A hospedagem é barata, porém a comida é cara! Como os restaurantes têm um padrão mais requintado que a média, a comida não é tão barata quanto em outras cidades da região sul do México. Por outro lado, é um local que oferece uma boa variedade de restaurantes e de pratos.

quesadilla vegetariana de feijão

Café da manhã em San Cristóbal: quesadilla com feijão, vinagrete, queijo e manga

Outro quesito que a cidade se destaca é a venda de artesanatos. San Cristóbal é uma das cidades em que o artesanato é mais barato. Por isso, a dica é deixar para comprar suas lembrancinhas e presentes na cidade. Existem dois lugares para comprar: o Mercado de Doces e Artesanias e a Feira ao redor da Igreja de São Domingos.

Leia também nossas outras matérias sobre o México

Teotihuacan, a cidade das famosas pirâmides mexicanas

O que fazer em Cancún, veja as principais atrações turísticas 

O passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco

Paletas mexicanas, como são os picolés vendidos no México 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This