San Andrés: passeio às ilhas de Acuario e Johnny Cay Colômbia

A Ilha de San Andrés é um dos destinos mais conhecidos da Colômbia, famosa por seu mar caribenho de sete cores. Entretanto, as praias mais bonitas e os melhores lugares de mergulho, não ficam na ilha, mas em Acuario e Johnny Cay, duas pequenas ilhas muito próximas a San Andrés. Para saber mais sobre esse fantástico destino colombiano leia San Andres a incrível ilha do caribe colombiano.

Acuario

Acuario é um pequena ilha que fica a 5 minutos de barco de San Andrés. Apesar da ilha ser pequena, o maior atrativo está no mar. Próximo à ilha há uma barreira de corais que transforma o local em um grande aquário natural, onde não há ondas e você mergulha tranquilamente entre várias espécies de peixes. O local é ideal para fazer snorkeling; caso não tenha o equipamento, você poderá alugá-lo na própria ilha.

Ao lado de Acuario há uma ilhota chamada Haynes Cay, em que é possível ir caminhando. Não precisa andar muito e a água chega até a cintura. Então, vale a pena dar uma caminhada até lá.

mergulho na ilha de acuario em san andres colombia

Ilha de Acuario

local de mergulho e snorkeling acuario san andres

Ilha de Acuario

Ao lado de Acuario há uma ilhota chamada Haynes Cay, em que é possível ir caminhando. Não precisa andar muito e a água chega até a cintura. Então, vale a pena dar uma caminhada até lá.

pessoas atravessando de acuario a Haynes Cay

Travessia da ilha de Acuario para Haynes Cay

Uma recomendação é usar sapatilhas aquáticas, pois há muitas pedras e podem haver ouriços. Na própria ilha vendem essas sapatilhas, que custam 15.000 COP. Entretanto, se comprar em San Andrés você pagará 10.000 COP.

Outra dica é alugar um guarda volumes, para você poder nadar tranquilo. Os mesmos quiosques que alugam snorkeling e vendem sapatilhas, também alugam guarda volumes.

Leia também: San Andres, carrinho de golf e outras opções para se deslocar

Johnny Cay

A Ilha Johnny Cay é maior e possui mais infraestrutura que Acuario, com barracas e banheiro. E você pode, inclusive, alugar guarda-sol e cadeiras. A ilha não é tão boa para mergulhar, por isso os turistas aproveitam para ficar na praia, pegar um sol e aproveitar o mar caribenho.

ilha de Johnny Cay em san andres

Ilha Johnny Cay – Foto: Marcelo Medeiros (CC BY 2.0)

praia da ilha de johnny cay em san andres

Praia da ilha de Johnny Cay

Os preços na ilha são mais altos que em San Andrés; por exemplo um coco verde custa 6.000 COP e uma refeição individual 25.000 COP. Por isso, muita gente leva um lanchinho e deixa para almoçar quando voltar para San Andrés. Porém, você pode aproveitar para experimentar as famosas batidas caribenhas feitas com abacaxi (Piña Colada) ou com coco (Coco Loko) que custam 10.000 COP cada e são vendidas em todas as barracas da ilha.

Para entrar na ilha paga-se uma taxa de 5.000 COP.

Leia também: Conheça os melhores hotéis em San Andres

piña colada coco loko san andres

Bebendo Piña Colada em uma barraca de Johnny Cay

Como visitar as ilhas

As duas ilhas ficam muito próximas à San Andrés, de 5 a 10 minutos de barco. Então, é muito fácil chegar até elas. A maioria dos hotéis vendem esse passeio. Há tanto passeios que visitam apenas uma ilha como passeios que visitam ambas, primeiro Acuario e depois Johnny Cay.

Não há muita variação entre os passeios, já que está incluído apenas o transporte até as ilhas. Por isso, recomendo contratar o passeio na Cooperativa Multiactiva de Transportes Marítimos que é o local onde você encontrará o preço mais barato. O passeio a Acuario e a Johnny Cay pela Cooperativa custa 15.000 COP. Se você contratar no hotel, vai custar entre 20.000 e 30.000 COP. A única diferença é que alguns hotéis oferecem o translado em uma lancha, o que torna a travessia mais rápida cerca de 5 minutos, enquanto os barcos comuns levam 10 minutos.

O passeio a Acuario e a Johnny Cay pela Cooperativa sai de San Andrés as 9:30 horas, fica em Acuario até 12:00 horas, depois vai a Johnny Cay, onde você pode escolher voltar às 13:30 horas ou às 15:00 horas. Não é necessário reservar, pode comprar o passeio na hora, apenas chegue uns 20 minutos mais cedo. A Cooperativa fica numa casinha amarela, na praia do centro.

Barco da Cooperativa

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:

Quando ir a ilha San Andres na Colômbia

Hostels de San Andrés, onde ficar pagando pouco

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

Guatapé, uma cidade encantadora pertinho de Medellín

Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This