Quantos dias ficar em Buenos Aires? Argentina

Quantos dias ficar em cada cidade é sempre uma pergunta difícil de ser respondida, já que depende do que se pretende visitar e do ritmo de cada um. Entretanto, essa é uma informação de suma importância para se planejar uma viagem.

Buenos Aires, além de ser a capital da Argentina, também é o centro financeiro e o principal destino turístico do país, por isso há muito o que se ver. E além da própria capital, também há algumas cidadezinhas próximas interessantes. Por isso, é possível ficar uma semana, pois haverá coisas interessantes para fazer, mas se quiser ver apenas o principal, em três dias ou até em dois é possível.

10-pontos-turisticos-gratuitos-em-buenos-aires

Casa Rosada

Vamos começar pelo principal! O centro histórico de Buenos Aires é a região mais turística! Nessa parte da cidade fica a maioria dos hotéis e também vários pontos turísticos da capital. Casa Rosada, Museu do Bicentenário, Catedral Metropolitana, Praça de Maio, Obelisco, Teatro Colón, Rua Florida. Todos esses pontos turísticos ficam próximos, apenas o Obelisco e o Teatro Colón ficam um pouco mais distantes, mas mesmo assim é possível ir andando a todos esses locais. Um dia é suficiente para você conhecer todo o centro histórico, porém se estiver com pouco tempo, em meio dia é possível percorrer os principais lugares.

Outra região da cidade bem turística é o requintado Bairro da Recoleta. Nesse bairro localiza-se o Cemitério de mesmo nome, o Museu Nacional de Belas Artes, a Floralis Generalis (a gigantesca flor de metal) e a Faculdade de Direito. Em meio dia é possível conhecer esses locais; apenas o Museu leva-se um tempo maior para visitar.

Também é parada obrigatória o Caminito, que são algumas ruas coloridas no Bairro de La Boca. É possível estender o passeio até o estádio de futebol La Bombonera, que fica a alguns quarteirões do Caminito. O Caminito é bem pequeno, por isso se não for fazer a visita guiada ao estádio, em duas horas você conhece o local.

caminito-buenos-aires

Caminito

Outros dois locais turísticos, possíveis de se visitar no mesmo dia, são os Bosques de Palermo, que ficam no bairro homônimo e o Bairro de Puerto Madero, que é o antigo porto da cidade que foi revitalizado. Não há muito o que ver nesses dois locais, então se apressar o passo é possível ir a esses dois locais em meio-dia.

Se quiser sair de Buenos Aires, as duas cidades mais visitas são Luján e Tigre. Luján fica a 68 Km de Buenos Aires e sua principal atração é seu zoológico, no qual é possível entrar nas jaulas de leões e tigres. Eu não cheguei a ir ao zoo, mas dizem que não é tão interessante como o Tiger Kingdom na Tailândia. Por coincidência, a outra cidade turística se chama Tigre e fica a 33 Km de Buenos Aires. Tigre é famosa pelo passeio de barco no delta do Rio Paraná e a cidade também possui um cassino.

Ainda é possível conhecer o Uruguai; a cidade histórica de Colonia del Sacramento é um bom destino para se passar o dia ou até mesmo dormir e voltar no dia seguinte pela manhã. A cidade fica a uma hora de barco de Buenos Aires e é uma boa dica de destino próximo a Buenos Aires Para saber mais leia o post Colônia do Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia.

Dicas de Roteiro

Roteiro de 3 dias

O roteiro de 3 dias é um roteiro mais enxuto. Não é possível conhecer tudo, mas já dá para conhecer o principal da cidade. Ideal para quem quer aproveitar um feriado ou até mesmo um final de semana na Argentina.

1º dia

Conheça o centro histórico da cidade, aproveite para trocar dinheiro no câmbio paralelo na Rua Florida. Como a Casa Rosada só abre aos finais de semana e feriados, você pode deixar para conhecer o centro no dia em que for à Casa Rosada. No centro histórico há muito o que ver, por isso é possível passar todo o dia por lá. San Telmo fica próximo ao centro, então esse dia também pode ser usado para conhecer o bairro e tirar uma foto ao lado da escultura da Mafalda. Aproveite esse dia para fechar o show de Tango ou o passeio a Luján nas agências de turismo.

2º dia

Pela manhã vá aos Bosques de Palermo, os bosques são grandes, mas a parte mais interessante é pequena. Em Palermo ainda há um zoológico e o Museu Evita. Pela tarde é possível ir ao Bairro La Boca. O que gastará mais tempo é se você fizer a visita guiada ao estádio La Bombonera. Se deseja ir a um show de tango, a segunda noite é um bom momento; para saber mais veja o post Como escolher o show de Tango.

3º dia

Você pode ir à Recoleta; comece pelo Cemitério, depois vá ao Museu Nacional de Belas Artes, passe pela Faculdade de Direito e chegue até a Floralis Generalis. O único lugar que se possa gastar mais tempo é no Museu, nos outros, não há muito o que ver. Pode-se gastar a manhã e um pedaço da tarde no bairro da Recoleta e depois ir ao Puerto Madero. O antigo porto possui uma fragata que pode ser visitada e além de andar pelos diques não há muito o que fazer. Você pode aproveitar para jantar em Puerto Madero, há muitos restaurantes bons, mas eles são caros!

quantos-dias-ficar-em-buenos-aires

Puerto Madero – Foto de: alq666 (CC BY-SA)

Roteiro de 5 dias

O roteiro de 5 dias lhe permitirá conhecer melhor algumas localidades, além de poder sair de Buenos Aires. Você pode fazer esse mesmo roteiro de 3 dias acrescentando alguns locais.

4º dia

Aos domingos há a Feira de San Telmo, que é um bom lugar para comprar souvenirs e lembrancinhas, então você pode deixar para conhecer o bairro no dia em que for a feira. Deixe a manhã de domingo para isso e aproveite a tarde para conhecer mais o centro, fazer compras e ainda dá tempo de ir a Livraria El Ateneo, uma das mais bonitas do mundo.

5º dia

Você pode usar um dia para conhecer algo fora de Buenos Aires. Um dos locais mais procurados por turistas é o Zoológico de Luján. Esse será um passeio que durará o dia inteiro. Coloquei esse passeio como 5º dia, mas é melhor que não seja o último dia da sua viagem. Deixe para visitar algo mais próximo no último dia.

Roteiro de 7 dias

O roteiro de 7 dias lhe permitirá conhecer atrações fora de Buenos Aires. Além do Zoológico de Luján, é possível ir um dia a cidade de Tigre e um dia a histórica cidade uruguaia de Colonia del Sacramento.

Para encontrar hotéis em Buenos Aires clique aqui.

Veja também nossas outras matérias sobre Buenos Aires:

Onde ficar em Buenos Aires: no centro ou nos bairros?

7 dicas essenciais de Buenos Aires

10 Pontos Turísticos Gratuitos em Buenos Aires

Como escolher o show de Tango em Buenos Aires?

Alfajor, uma delícia da culinária latina

Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções

Foto de capa da Avenida 9 de Julho - Foto de: Nestor Galina (CC BY)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This