Principais pontos turísticos da Jordânia Jordânia

A Jordânia é um país pequeno, mas com muitas atrações interessantes. O país possui ruínas históricas, deserto e praia. E, apesar de algumas atrações ficarem no norte e outras no sul, as distâncias não são grandes, o que permite viajar de transporte terrestre sem problemas.

Uma importante dica é comprar o Jordan Pass, que te dá direito a entrar nas principais atrações turísticas do país, para saber mais leia: Jordan Pass, a dica para economizar na viagem à Jordânia.

Leia também: A Jordânia é cara? Quanto custa viajar ao país?

Cidadela de Amã

Cidadela de Amã jordania

Cidadela de Amã, com a mão de Hércules em primeiro plano

Amã, a capital da Jordânia, é o coração do país. Uma grande cidade de quatro milhões de habitantes e com muita vida. Bem no centro de Amã, no alto de uma colina, encontra-se a Cidadela, onde a cidade começou. O local foi construído ao longo do tempo, contando com influências de romanos, bizantinos e omíadas. Não sobrou muito das construções originais, mas ainda existem algumas colunas do Templo de Hércules, o Palácio Omíada, além de uma bela vista da cidade.

Teatro Romano de Amã

Teatro Romano de Amã

Teatro Romano de Amã

No centro de Amã, próximo a Cidadela, porém na parte baixa da cidade, está o Teatro Romano. Essa é a construção mais impressionante da cidade. O grande teatro, com capacidade para seis mil espectadores sentados, foi construído pelos romanos no século II.

Jerash

cidade romana jerash gerasa jordania

Fórum, a praça princpial de Jerash

A apenas 50 km de Amã, localiza-se Jerash, a segunda principal atração turística do país. Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas do mundo. Um local muito bonito, que está no roteiro da maioria dos turistas. Entre os principais prédios da cidade estão: dois teatros, dois templos, um hipódromo e uma charmosa praça.

Mar Morto

Praia do Mar Morto na Jordânia – Foto: Viktor Karppinen (CC BY-NC-ND 2.0)

É um dos locais mais interessantes do Oriente Médio e que atrai a curiosidade de qualquer turista. O famoso “mar” é o local mais baixo do mundo, está a 394 metros abaixo do nível do mar. Entretanto, o que mais chama a atenção é a quantidade de sal da água, o que faz qualquer pessoa boiar. O Mar Morto está na região central da Jordânia e faz fronteira com Israel. Para saber mais leia: Mar Morto, visitar em Israel ou na Jordânia?

Leia também: Mar Morto, o que saber antes de ir

Reserva Natural Mujib

Wadi Mujib Canyon

Wadi Mujib Canyon – Foto: Stijn Nieuwendijk (CC BY-NC-ND 2.0)

Na região central da Jordânia, próxima ao Mar Morto, está a Reserva Natural Mujib. A região possui uma geografia peculiar desértica. Porém, o que mais chama a atenção no local é o Wadi Mujib Canyon, um longo desfiladeiro de 500 metros de profundidade e 4 km de comprimento. A reserva é considerada a mais baixa do mundo, está a 400 metros abaixo do nível do mar, e é muito procurada por quem gosta de turismo de aventura.

Petra

atrações de Petra na jordania

Petra

Petra, a incrível cidade construída na pedra, é a principal atração turística da Jordânia. E não é para menos, o local é incrível e único. Uma das 7 Maravilhas do Mundo, a cidade possui impressionantes construções na pedra e até a entrada na cidade é inusitada. Caminhando no meio de um estreito desfiladeiro até chegar na impressionante Al Khazneh, a “Câmara do Tesouro”, que ficou famosa por causa do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”.

Wadi Rum

Os Sete Pilares da Sabedoria – Foto: Tomobe03 (CC BY-SA 3.0)

No extremo sul do país, a 114 km de Petra, localiza-se o deserto mais famoso da Jordânia: o Wadi Rum. O deserto de tons alaranjados e rosas possui algumas paisagens naturais bastante interessantes. Além de fazer o tour de jeep durante o dia, muitos turistas passam a noite no deserto, em um acampamento beduíno, o que também é uma experiência muito interessante! Para saber mais leia: Wadi Rum, o incrível deserto da Jordânia.

Leia também: Hotel em Wadi Rum? Conheça os acampamentos beduínos

Aqba

litoral aqba mar vermelho

Aqba – Foto: xiquinhosilva (CC BY 2.0)

Próximo ao Wadi Rum fica Aqaba. Essa é a única cidade litorânea da Jordânia e um tradicional destino de férias jordaniano. Por ser banhada pelo Mar Vermelho, a região é boa para fazer mergulho, o que ajudou a desenvolver o turismo tanto em Aqaba quanto em Eilat, a cidade israelense vizinha. É justamente entre essas duas cidades, a fronteira terrestre entre os dois países mais utilizada pelos turistas.

Leia nossas outras matérias sobre a Jordânia:

Jordânia: um país acolhedor, seguro e cheio de encantos

Foto de capa: divulgação Jordan Pass

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This