Pirâmides de Gizé: descubra os melhores locais para fotografar Egito

Visitar uma famosa atração turística já é algo incrível. Entretanto, a maioria das pessoas não se contenta apenas com isso, pois é necessário tirar uma boa foto para poder eternizar o momento. Por isso, neste post darei algumas dicas sobre onde fotografar.

No texto Pirâmides de Gizé, a parte mais turística do Egito já dei algumas dicas, mas podemos aprofundar aqui. A primeira dica é que as pirâmides são muito grandes, então você precisará ficar a uma certa distância delas caso queira pegá-las por completo. Essa distância depende da lente da sua câmera. Mas, isso não será menos do que 30 metros, a não ser se você estiver com uma lente olho de peixe. Isso significa que existe grande chance de pegar pessoas no fundo. Assim, o local onde fotografar pode fazer a diferença em suas fotos.

Leia também: Onde ficar no Cairo, conheça as regiões da cidade

foto nas piramides do egito

Pirâmide de Queóps com uma rua asfaltada ao redor

A maior pirâmide é a de Quéops. Por ser a Maravilha do Mundo Antigo e por estar mais próxima da entrada, Quéops é a pirâmide mais cheia e visitada. Dificilmente você conseguirá fotografar a pirâmide por completo sem pegar ninguém no fundo. Além disso, há uma “rua” asfaltada passando ao lado da pirâmide. Quem entra de carro no sítio arqueológico passa por esse local. Por isso, ainda tem o fato de precisar esperar um momento que não passe nenhum veículo.

A pirâmide de Quéfren é a do meio e é mais vazia. Seu lado que está virado para Quéops é mais cheio, já o que está virado para Miquerinos é bem vazio, ótimo lugar para fotografar sem pegar ninguém no fundo.

pose divertida na Pirâmide de Quéfren

Pirâmide de Quéfren, lado virado a Miquerinos

Já Miquerinos é a menor pirâmide, possui um terço do tamanho das outras. Ela também não é cheia e como é pequena, é bem fácil dar a volta para fotografar do outro lado. Entretanto, ela é menos atraente visualmente, que as outras duas.

Leia também: Como ir às Pirâmides de Gizé: por conta própria ou tour

Melhor local para fotografar

Não sei se você já viu uma foto aérea, mas as pirâmides ficam muito próximas da cidade de Gizé. Quéops, que é a mais próxima, está a cerca de 250 metros da cidade.  Por isso, dependendo da posição que você estiver, verá a cidade no fundo.

Já, se estiver de costas para a cidade, próximo a entrada do complexo,  você verá as três pirâmides e a esfinge (veja a foto abaixo). Apesar de conseguir enquadrar todos os elementos, esse não é o melhor local para fotografar, já que é muito urbanizado, sendo possível ver uma rua e a calçada.

Pirêmides de Quéops, Quéfren e da Esfinge

Vista das Pirêmides de Quéops, Quéfren e da Esfinge

O melhor local para fotografar é onde os nativos chamam de deserto do Saara, um pedaço de deserto próximo às pirâmides. Essa parte de deserto fica depois da pirâmide de Miquerinos e é o local mais rústico, sem sinais de estruturas da modernidade. Por isso, é o local onde se consegue as melhores fotos.

local ideial de fotografar as piramides

Deserto

Desse local se tem aquela famosa vista das três pirâmides e sem pegar a cidade ao fundo. É possível chegar de carro até essa parte, ou seja, há uma estrada e muitos turistas. Entretanto, se andar um pouco em direção ao deserto, o local fica mais vazio e você só verá areia ao seu redor. Como o local é bem extenso, mesmo se tiver pessoas próximas, você pode andar um pouco mais para elas não aparecerem no enquadramento da foto.

As principais fotos que você já viu das pirâmides são tiradas desse local. Muita gente aluga um camelo para chegar até lá, inclusive os donos de camelos dizem que é muito longe, que não é possível ir andando, porém é possível sim! Para saber mais leia: Passeio de Camelo nas Pirâmides do Egito, cuidado com os golpes.

Horários

No começo da manhã e no final da tarde a luz está melhor para fotografar e o local está mais vazio. Esses horários podem ser interessantes para visitar as pirâmides, principalmente se estiver na alta temporada (dezembro a fevereiro), pois é no inverno que Cairo fica mais cheio e as pirâmides entupidas de gente. Já na baixa temporada (maio a setembro), Cairo está mais vazio e será mais fácil fotografar em horários de pico.

pose divertida nas piramides

Uma das poses mais populares entre os turistas

Leia também nossas outras matérias sobre o Egito:

Cairo, a caótica e interessante capital do Egito

O que fazer no Cairo, veja as 8 principais atrações turísticas

O trânsito maluco do Cairo e as dicas de transporte

Egito, conheça os golpes mais comuns contra turistas


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This