- Foto: NOME Israel

Ninguém tem dúvida que o Mar Morto é uma das atrações mais famosas e interessantes de Israel. Porém, escolher qual parte do Mar Morto visitar é uma tarefa muito mais difícil! Para lhe ajudar nessa escolha, escrevi esse texto.

Quando visitei Israel, umas das dificuldades que tive no momento de montar o roteiro foi escolher onde conheceria o Mar Morto. No roteiro inicial, iria visitá-lo na Jordânia, entretanto, após pesquisar mais profundamente o tema achei melhor visitar em Israel, em Ein Gedi, o que se tornou uma furada, que contarei mais a frente para vocês. Acabei visitando o Mar Morto em Ein Bokek, que foi um local que gostei bastante. Contudo, o maior problema para se decidir onde visitar é que existe pouca informação sobre as praias do Mar Morto. Mesmo em inglês não há muitas fontes e muitas delas estão desatualizadas.

Caso você ainda esteja em dúvida se vale a pena visitar o Mar Morto no lado de Israel ou da Jordânia, leia: Mar Morto, visitar em Israel ou na Jordânia?

Praias com estruturas

Só é possível visitar e nadar no Mar Morto em praias com estrutura. A água com muito sal faz coçar o corpo, o que torna necessário utilizar chuveiros de água doce. Além disso, em Israel só é permitido nadar no Mar Morto nas partes que há praias, ou seja, locais com estrutura.

Leia também: Mar Morto, o que saber antes de ir 

Onde visitar o Mar Morto em Israel

Não existem muitas praias para visitar o Mar Morto em Israel. Um dos motivos é que grande parte do Mar Morto em Israel fica dentro do território Palestino.

Ein Bokek

Na minha opinião, essa é a melhor praia do Mar Morto em Israel. Localiza-se no sul do Mar Morto, a 116 km de Jerusalém. No local existe uma praia pública, com bastante estrutura: com areia (é depositada artificialmente, pois naturalmente não há areia no local), banheiros, vestiários, duchas, sombras e salva-vidas. Existem, ainda, praias privadas de alguns hotéis. Esse também é o local que possui mais opções de hospedagens, mas caso queira se hospedar, prepare o bolso, porque é algo caro. Os hotéis são, em sua maioria, de quatro e cinco estrelas.

O maior problema de Ein Bokek é que você não encontrará a lama negra medicinal na praia, precisará comprá-la. Para saber mais sobre essa praia, leia Ein Bokek, a melhor praia do Mar Morto em Israel. Já se quiser dicas de hospedagens leia: Mar Morto, onde ficar em Ein Bokek.

Veja os hotéis de Ein Bokek clicando aqui.

melhor praia do mar morto

Praia de Ein Bokek

praias do mar morto Israel

Hotéis em Ein Bokek – Foto: xiquinhosilva (CC BY 2.0)

Ein Gedi Beach

Essa é a praia pública mais próxima de Jerusalém, fica a 85 km de distância. O mesmo ônibus 486 que sai de Jerusalém, passa em Ein Gedi e depois em Ein Bokek. A praia possui banheiros, vestiários, duchas, salva-vidas e uma pequena faixa de areia. O local não é tão bonito quanto Ein Bokek, porque fica em uma encosta. Devido a buracos, é permitido nadar apenas em uma pequena faixa de 20 metros, o que se torna pequeno em dias cheios. O local possui a lama negra.

Como essa era a opção de praia pública mais próxima de Jerusalém, após ler vários relatos e comentários escolhi essa opção. Entretanto, quando cheguei lá, a praia estava fechada. Não havia lido isso em lugar nenhum. Não era apenas eu, vários outros turistas estrangeiros desceram do ônibus e se depararam com a praia fechada. O local está fechado a mais de um ano, por causa de buracos na praia e como é muito difícil saber se voltou a funcionar, é melhor excluir essa opção, ou perguntar no centro de informação turística em Jerusalém se a praia está aberta.

Próximo a Ein Gedi beach há três hotéis: Ein Gedi Camp Lodge, Ein Gedi Kibbutz Hotel e HI – Ein Gedi Hostel. Para saber mais sobre os hotéis e hostels, clique nos links acima.

Ein Gedo Beach – Foto: David Jones (CC BY-NC 2.0)

Mineral Beach

A Mineral Beach fica muito próxima a Ein Gedi Beach, a cerca de 13 km ao norte e a 78 km de Jerusalém. Essa é uma praia particular, por isso, é necessário pagar para entrar. Não consegui saber o preço atual, apenas que era $50 NIS, em 2011. O local é menos turístico que as outras duas opções acima e como também paga para entrar, ele fica mais vazio que as demais praias. Um dos destaques do local é uma piscina termal, alimentada por uma fonte natural, que deixa a água em torno de 39° C. O local possui uma praia de água doce para crianças. A praia também possui um grande depósito de lama negra.

O local não possui site oficial e se encontrava fechado um tempo atrás, também devido a buracos. Por isso, é bom confirmar se está aberto no centro de informação turística em Jerusalém.

Mineral Beach – Foto: divulgação Mineral Beach

Kalia Beach

Essa praia fica no extremo norte do Mar Morto, por isso mais próxima a Jerusalém, a apenas 46 km de distância. É um local em que há três praias particulares, uma ao lado da outra: Kalia Beach, Biankini Beach e Neve Midbar Beach. A Kalia Beach pertence a um Kibbutz e que cobra $57 NIS por pessoa para entrar. Essa é a opção mais procurada por estrangeiros das três praias citadas acima. O local possui uma boa estrutura, com uma grande piscina, banheiros, duchas, salva-vidas. O local, assim como as duas praias ao lado, é abundante em lama negra. A diferença de Kalia é que em termos de praia, é a melhor opção se comparada a suas duas vizinhas, Biankini e Neve Midbar, pois Kalia possui uma praia mais ampla e plana.

Para quem tem interesse em dormir no local, é oferecido serviço de hotel no Kibbutz. Para ver preços e fazer reservas clique aqui.

Veja o hotel Kalia Kibbutz Hotel clicando aqui.

Kalia Beach – Foto: divulgação Kalia Beach

Kalia Kibbutz Hotel Foto: divulgação Kalia Hotel

Biankini Beach

Essa praia fica próxima a Kalia Beach, a cerca de 200 metros. Construída em estilo marroquino, é o local mais estiloso das três opções e cobra $60 NIS para entrar. Possui piscina, banheiros, duchas, salva-vidas e um restaurante marroquino. A Biankini é procurada, principalmente, por famílias, muitas delas israelenses. O local também possui hotel.

Veja o hotel Biankini Village Resort clicando aqui.

Biankini Beach mar morto

Biankini Beach- Foto: divulgação Biankini Beach

Biankini Beach hotel

Biankini Hotel – Foto: divulgação Biankini Hotel

Neve Midbar Beach

Essa praia fica entre a Kalia e a Biankini. Essa é a opção menos conhecida e menos procurada das três praias particulares do norte do Mar Morto. O local cobra $85 NIS (2016) para entrar. A Neve Midbar Beach possui uma certa estrutura, com uma grande piscina para adultos, uma pequena para crianças, banheiros, duchas, salva-vidas. Mais procurado por jovens, o local também possui uma praia bem ampla, parecida a da Kalia.

A Neve Midbar Beach possui opções mais simples de hospedagens, como área de camping e uns mini-chalezinhos, que são opções mais baratas para quem deseja dormir próximo ao Mar Morto. Eles não possuem parceria com o Booking, por isso para saber preços e fazer reservas é necessário entrar em contato diretamente, através do site: Neve Midbar Beach.com

praias mar morto para crianças

Neve Midbar Beach – Foto: divulgação Neve Midbar Beach

Mini-chalezinho emNeve Midbar – Foto: divulgação Neve Midbar Beach

Foto de Capa: Divulgação Biankini Beach

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This