Onde ficar em Semuc Champey, Lanquín Guatemala

Semuc Champey não é o principal destino turístico da Guatemala, mas é o destino em que a localização da sua hospedagem fará diferença no seu passeio. A cidade não possui muitas opções de hospedagens, por isso não será muito difícil escolher onde ficar!

Leia também: Semuc Champey, as maravilhosas piscinas naturais da Guatemala

A primeira escolha que você fará é decidir se ficará próximo a Semuc Champey ou em Lanquín. Lanquín está localizada a apenas 14 km do Parque de Semuc Champey. Entretanto, como a estrada de terra é muito ruim, só passam carros 4×4 e demora uma hora esse trajeto. Ainda há uma terceira opção que é se hospedar em Cobán e pegar um tour até Semuc, mas essa eu nem vou aprofundar, porque acho que é uma furada, pois é muito longe e você gastaria bastante tempo no trajeto.

Falando das duas opções principais, em cada uma delas há vantagens e desvantagens. Se optar ficar em Lanquín, você estará na cidade, por isso terá mais opções de lugares para comer, mercadinhos e é possível dar uma andada a noite. Entretanto, você ficará longe de Semuc Champey que é a principal atração turística, dependendo de transporte para chegar até lá. Por outro lado, se ficar próximo a Semuc, estará isolado, haverá apenas a opção de comer no seu hotel e não terá muito o que fazer a noite. Porém, estará ao lado de Semuc e em contato com a natureza, já que os bangalôs ficam próximos da mata e do Rio Cahabón, que é o rio das piscinas naturais.

Cidade de Lanquín – Foto: Micah MacAllen (CC BY-SA 2.0)

Essa é uma escolha muito pessoal. Se quiser economizar, ficar em Lanquín será melhor para você, já que encontrará opções mais baratas de hospedagens e de restaurantes. Entretanto, na minha opinião é mais agradável ficar próximo a Semuc Champey. Foi a minha escolha e acho que acertei, pois gostei muito de ter ficado mais em contato com a natureza, em um lugar tão legal como aquele. Há apenas duas opções de hospedagens próximas a Semuc, que descreverei abaixo.

Uma outra dica é reservar o quarto. Costumo viajar sem reservar hotel, decido na hora onde vou me hospedar. Mas em Semuc Champey reserve antes, porque os lugares são longes e você não vai sair procurando. Se decidir ficar em Lanquín, há opções muito simples e baratas, que você consegue achar na hora e que nem estão no Booking. Porém, para as principais pousadas é necessário reservar. Quando a van turística chega a Lanquín, já há uma caminhonete de cada uma das pousadas esperando os hóspedes para levá-los até lá.

Já falei em outro post, mas vale relembrar, o comum é ficar duas noites em Lanquín/Semuc Champey. Você pode aumentar esse número, mas não diminuir.

Leia também: Como chegar em Semuc Champey e em Lanquín 

Hostal El Portal

Esse foi o local que decidi me hospedar. O Hostal El Portal é o único localizado em Semuc Champey; está a apenas 100 metros da entrada do parque e ao lado do Rio Cahabón. O local é muito agradável! Por estar longe de tudo, o próprio hostal possui restaurante. A comida é boa e o preço não é caro, apesar de em Lanquín se encontrarem restaurantes mais baratos.

Esse é um eco hostal, os quartos são feitos de material ecológico e alguns deles são bangalôs. O hostal possui quartos compartilhados, quartos privados sem banheiro e com banheiro. Prefira os quartos com banheiro, principalmente, em época de chuvas. Os quartos com banheiro são os mais caros, mas os mais confortáveis e que possuem os melhores telhados. Como os telhados são de palha, em época de chuva a água pode entrar. Havia reservado um quarto privado sem banheiro, era o único que havia no Booking. Chegando lá, havia uma goteira bem em cima da cama. Paguei a diferença e fui para um bangalô com banheiro, que era muito melhor. Porém, no dia seguinte, caiu uma chuva tão forte, que inclusive causou um deslizamento de barranco que fechou a estrada até Lanquín. Nesse dia, apareceram algumas pequenas goteiras no quarto. Por isso, saiba que goteiras podem aparecer. Mesmo assim, indico o local, com essa ressalva.

É bom reservar com antecedência, pois os melhores quartos com banheiro acabam rápido.

Para ver preços e fazer a sua reserva no Hostal El Portal clique aqui.

Hostal El Portal

Rede na “varanda” do meu bangalô

Greengos Hotel

A outra opção para ficar próximo a Semuc Champey é o Greengo’s Hotel. Sua localização não é tão privilegiada como a do Hostal El Portal, mas está a 486 metros da entrada do parque. Apesar de chamar hotel, parece um hostal com o mesmo nível de conforto ao do El Portal. A diferença é que seus quartos não são tão charmosos quanto os do El Portal, mas o telhado é de telha, o que evita goteiras.

O Greengo’s Hotel também é menor, possui apenas 7 quartos, enquanto o El Portal possui 19 quartos. Ambos possuem quartos privados e compartilhados. O hotel também possui um restaurante.

Para ver preços e fazer sua reserva no Greengos Hotel clique aqui.

Foto: Greengos Hotel divulgação

quarto do Greengos Hotel em Semuc Champey, lanquin

Foto: Greengos Hotel divulgação

El Retiro Lanquín

O hostel El Retiro também está entre os principais da região. Está localizado em Lanquín, consequentemente, a 14 km de Semuc Champey. Na verdade, ele não fica exatamente na cidade, mas a uns 300 metros dela; também na beirada do rio e próximo da mata. Possui um estilo parecido ao dos outros dois acima, com quartos privados e compartilhados em bangalôs e restaurante próprio. O hostel possui 20 quartos.

Para ver preços e fazer sua reserva no El Retiro clique aqui.

Foto: Divulgação El Retiro

quarto do hotel El Retiro Lanquín guatemala

Foto: Divulgação El Retiro

Hostal Oasis

A última opção é o Hostal Oasis de Lanquín. Esse é o único que não está no Booking, por isso limita as possibilidades. Mas, se for reservar através de uma agência de turismo na própria Guatemala é uma opção. Ai vale ressaltar que uma agência de turismo queria me cobrar um valor pelo quarto muito maior do que o do Booking no El Portal. Muito parecido com as outras opções acima, o Hostal Oasis possui bangalôs e restaurante próprio. Também está situado no meio da mata e próximo ao rio; o problema é que não fica nem em Semuc Champey, nem próximo a Lanquín.

Foto: Divulgação Hostal Oasis

Leia também as outras matérias sobre a Guatemala

Antigua, a Ouro Preto da Guatemala

Escalando Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala

Tikal, as grandes pirâmides maias da Guatemala

Foto de capa: Hostal Oasis Divulgação

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This