Centro Histórico - Foto: Hola America1 (CC BY-NC-ND 2.0) Equador

 Se você pretende viajar para Quito, capital do Equador, e está procurando onde se hospedar, não há mistério, só existem duas opções: o Centro Histórico ou o bairro La Mariscal.

Não há outros bairros? Sim, claro que há, mas a grande maioria dos turistas ficam em um desses dois, por isso, a maior parte da oferta de hotéis também é nesses dois locais. Agora vamos as diferenças de cada um:

Leia também: Conheça Quito, a capital da metade do mundo 

Centro Histórico

O Centro Histórico é o local que está mais próximo de muitos pontos turísticos, já que a principal atração da cidade é justamente o Centro Histórico, com suas interessantes igrejas e praças. Para saber mais leia: Centro Histórico de Quito, o maior das Américas.

O centro é o local mais barato para se hospedar, possui muitas opções de restaurantes, lojas e fácil acesso ao transporte público para chegar na Metade do Mundo e em outras atrações mais distantes.

Durante o dia as ruas da região ficam cheias, já que o local não é apenas o Centro Histórico, mas também comercial de Quito. O maior problema do centro é a noite, pois fica vazio e até perigoso de andar a pé. Por isso, o simples fato de sair para jantar já é um problema, sendo aconselhável sair de táxi depois das 20 horas. Eu não segui essa recomendação, não aconteceu nenhum problema, mas dava medo de andar nas ruas vazias.

O pior dia é domingo, quase nenhum restaurante abre de noite e as ruas ficam completamente desertas. Se você for ficar algum domingo na cidade, não lhe recomendo ficar no centro. Por outro lado, se você quer economizar, o centro é a melhor opção, já que além da hospedagem ser mais barata, há muitas opções de restaurantes baratos, o que é mais difícil de encontrar em La Mariscal.

Apesar do centro ter um preço médio mais baixo que La Maristal, os melhores hotéis da cidade se encontram lá, como o Casa Gangotena  e o Plaza Grande Hotel. Para quem busca um três estrelas as indicações são: Hotel Boutique Portal de Cantuña, Hotel San Francisco, Rincón Familiar Hostal Boutique, esse último que eu fiquei. Para quem quer um econômico as dicas são: Casa Carpedm e Hotel Interamericano.

Para encontrar todos os hotéis no Centro Histórico clique aqui.

hoteis do centro histórico de quito

Praça Grande no centro histórico

La Mariscal

O bairro La Mariscal é o bairro da moda em Quito e é lá que se concentra a vida noturna da cidade. Por isso, em La Mariscal você encontrará muitos bares, boates e restaurantes, principalmente ao redor da Praça Foch. O bairro é o preferido dos turistas estrangeiros!

O La Mariscal possui um ambiente mais agradável que o centro e é mais seguro, mas não está tão próximo das atrações turísticas, já que localiza-se a 4 km do Centro Histórico.

No La Mariscal você encontrará hotéis mais novos, de alto padrão e preços razoáveis, como  Mercure Hotel Alameda, Nu House Boutique Hotel, Hotel Reina Isabel. Para quem procura um hotel tipo três estrelas as indicações são Hotel Carolina Montecarlo, Hotel Antinea e Casa Joaquin Boutique Hotel. Já entre as opções econômicas podemos destacar Hostal El Portal, The Yellow House e Posada Tambuca.

Para encontrar todos os hotéis em La Mariscal clique aqui.

Praça Foch no bairro La Mariscal

Leia também nossas outras matérias sobre o Equador:

O que fazer em Quito, conheça os 7 principais pontos turísticos

Centro Histórico de Quito, o maior das Américas

Rota das Cachoeiras de Baños, entre tirolesas e bikes

Cuenca, uma charmosa cidade histórica no Equador

Como viajar de ônibus dentro do Equador

Foto de capa: Hola America1 (CC BY-NC-ND 2.0) 

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This