Parque Rodó - Foto: Uruguai

Montevidéu não é uma cidade grande, mas há alguns lugares interessantes para conhecer. A época do calor é a mais propícia para se aventurar pelas ruas e passar mais tempo nos locais abertos. Já no inverno os lugares fechados são mais agradáveis. Veja abaixo as principais atrações turísticas da cidade.

Praça da Independência

A Praça da Independência é a maior e a mais importante praça de Montevidéu. Além disso, é o ponto de referência para você chegar em vários locais do Centro e do Centro Histórico. A Avenida 18 de Julio, a principal da cidade, que possui vários restaurantes, lojas e hotéis, se inicia na Praça. Também é em frente a Praça da Independência, a famosa Porta da Cidadela, a única parte que sobrou da muralha que rodeava a cidade e onde começa o Centro Histórico.

Ao redor da Praça há alguns prédios importantes, como a Torre Executiva, atual sede da Presidência da República e o Palácio Estévez, que já foi sede da Presidência e hoje é um museu.

Outro lugar interessante e localizado em torno da Praça é o Palácio Salvo, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. O edifício comercial de 95 metros foi concluído em 1928, época em que era o maior da América do Sul.

 

Praça da Independência no centro de Montevidéu

Praça da Independência – Foto: John Walker (CC BY 2.0)

Palácio Estévez

O Palácio Estévez foi construído em 1874 para ser a residência de um aristocrata argentino. Entretanto, devido a problemas financeiros do proprietário, o Palácio foi adquirido pelo governo uruguaio e passou a ser a sede da Presidência da República. Com a mudança da sede do executivo para outro prédio, ele se transformou no Museu da Casa do Governo que conta a história da presidência uruguaia. O museu não é muito interessante, mas é gratuito e vale uma passada rápida.

Escada do Palácio Estévez em Montevidéu

Escada do Palácio Estévez

Teatro Solís

O principal teatro do Uruguai é um imponente edifício, construído em 1856 e próximo à Praça da Independência. O teatro é bonito por dentro e possui visitas guiadas para que os visitantes conheçam sua história e seu interior. Vale ressaltar que a visita guiada em espanhol é muito mais barata que a em português e em inglês. Para saber preços e horários de visitas clique aqui.

Teatro Sólis em Montevidéu

Teatro Sólis

 

Calle Sarandí

A Rua Sarandí é a principal rua do Centro Histórico ou como eles chamam em Montevidéu, Cidade Velha. A rua é de trânsito exclusivo de pedestres, muito agradável para caminhar e possui várias lojas e restaurantes. Ficam próximos à Calle Sarandí a Praça da Constituição, a Catedral, o Mercado do Porto; e a Porta da Cidadela fica na própria Rua Sarandí.

Puerta de la Ciudadela em Montevideu

Puerta de la Ciudadela

Catedral Metropolitana

A principal igreja católica da cidade é uma grande construção do século XVIII em estilo neoclássico. A Catedral Metropolitana de Montevidéu é bem bonita e vale uma visita, ela é, inclusive, mais bonita que a Catedral de Buenos Aires. A igreja é aberta à visitação e a entrada é gratuita.

Catedral de Montevidéu

Interior da Catedral

Mercado do Porto

Um dos lugares mais tradicionais de Montevidéu, o Mercado do Porto era um mercado tradicional que vendia frutas, verduras e carnes. Porém, ele foi revitalizado e se transformou em um polo gastronômico, com vários restaurantes na parte interna e nas redondezas. Um dos passeios tradicionais em Montevidéu é almoçar uma parrilla (churrasco) no mercado. A minha dica é não pedir Picaña, pois esse é um corte diferente da Picanha do Brasil. Pedi uma Picaña e estava péssima, muito dura e super difícil de mastigar.

Parrilla no Mercado do Porto em Montevidéu

Parrilla do Mercado

Palácio Legislativo

O Palácio Legislativo é o Congresso uruguaio, um bonito prédio em estilo neoclássico, construído no início do século XX. Foi inaugurado em 1925, em homenagem aos 100 anos da declaração de independência. Apesar de ficar mais afastado do Centro, o prédio é bonito por dentro e possui uma interessante visita guiada.

area interna do senado do uruguai

Senado uruguaio

Feira de Tristán Narvaja

Montevidéu tem algumas feiras, mas a preferida dos turistas é a Feira da Rua Tristán Narvajaque. A feira vende de tudo, mas ficou famosa devido a suas vendas de antiguidades. A feira acontece todos os domingos.

Feira de Tristán Narvaja – Foto: emilia (CC BY-NC-ND 2.0)

Parque Rodó

O principal parque da cidade é o Rodó, um grande parque urbano, localizado no bairro de Punta Carretas. O local possui um lago e ambiente tranquilo, bom para um passeio à tarde. Dentro do parque ainda há um pequeno parque de diversão, com brinquedos simples, mas que podem alegrar as crianças.

Parque Rodó – Foto: Suedehead (CC BY-SA 2.0)

Praias

Montevidéu é uma cidade litorânea, por isso possui várias praias. Na verdade, ali ainda não é considerado mar, mas o Rio da Prata, porém suas praias possuem areia e barracas como qualquer outra. Entre as principais praias da cidade estão Ramírez, Pocitos, Carrasco, Buceo e Malvín.

Ramblas com praia ao fundo

Ramblas

La Rambla é um calçadão a beira-mar, ou melhor, beira-rio que possui 22 km de extensão. É um local muito agradável para caminhar, tomar um sol e apreciar o rio. Recomendo passear pelas ramblas no bairro de Pocitos, que é um bairro novo e muito agradável de caminhar.

Leia também:
Vale a pena visitar Montevidéu?

Montevidéu, quantos dias ficar e quando ir

Como ir de Buenos Aires a Montevidéu – 4 opções

Colônia do Sacramento a pequena e interessante cidade uruguaia

 

 

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This