O que fazer em Medellín, veja as 10 principais atrações turísticas Colômbia

Medellín é uma cidade muito agradável. Possui alguns museus, várias praças e parques, uma noite bastante agitada e um clima muito peculiar que costuma cativar os turistas. Não é do tipo de cidade que possui várias atividades para fazer e muitos pontos turísticos para visitar. Entretanto, os pontos turísticos que a cidade possui são interessantes.

Leia também: Onde ficar em Medellín: Poblado e outras opções

Peñón de Guatapé

A principal atração turística fica fora da cidade, em Guatapé, a 79 km de Medellín. Guatapé é uma cidadezinha muito charmosa, toda colorida e que possui os famosos zócalos, desenhos em alto relevo na parte de baixo dos muros das casas. Além da cidade, há uma grande pedra chamada Peñol de Guatapé em que é possível subir e apreciar uma linda vista da área inundada pela represa entre pequenos montes. Para saber mais leia Guatapé, uma cidade encantadora pertinho de Medellín.

Pedra El Peñol de Guatapé Colômbia

Pedra “El Peñol”

Plaza Botero

Medellín é a cidade natal do famoso artista Fernando Botero, que pinta as figuras volumosas ou na linguagem popular, “pessoas e animais gordos”. Em 2002, uma praça no centro da cidade, em frente ao Museu de Antioquia, se transformou em um museu a céu aberto com a instalação de 23 grandes esculturas do artista. Apesar de ficarem na rua, ninguém as depreda, pois os moradores de Medellín possuem grande orgulho delas.

Não se esqueça de tirar uma foto ao lado da escultura que você mais gostou, pois é uma prática muito comum entre os turistas.

Plaza Botero no centro de MEDELLÍN

Plaza Botero

Museu de Antioquia

Esse é o museu mais importante de Medellín e um dos mais antigos da Colômbia. O Museu de Antioquia é um museu de arte que possui obras de vários artistas da Colômbia. Porém, o museu passou a ficar mais famoso após o artista Fernando Botero ter doado várias de suas obras para fazer parte de uma exposição permanente do museu. O artista colombiano não doou apenas obras produzidas por ele próprio, mas também parte de seu acervo de obras de artistas internacionais, como uma escultura de Auguste Rodin.

O acesso ao museu é pela Praça Botero, próxima a estação de metrô Parque Berrío.A entrada ao museu custava 18 mil COP (Pesos Colombianos), em novembro de 2016, tendo 50% de desconto para estudantes e 30% para grupos com mais de 5 pessoas.

Para saber mais sobre preços e horários de funcionamento clique aqui.

Escadas do Museu Antioquia em Medellín

Museu Antioquia

Parque de los Pies Descalzos

Criado em 2000, o Parque dos Pés Descalços promove uma interação diferente nos frequentadores. Ele tem o objetivo dos visitantes tirarem seus calçados e terem uma experiência sensorial com os pés. Você pode caminhar em caminhos que possuem várias texturas diferentes. O parque não é uma grande atração, mas se tiver tempo, vale a pena uma visita. Está localizado no centro da cidade e a estação de metrô mais próxima é a Alpujarra.

A entrada ao parque é gratuita e está aberto de terça à domingo das 8 às 20 horas.

Parquede los Pies Descalzos em Medellín

Parque dos Pés descalços – Foto: Josué Goge (CC BY 2.0)

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Medellín é o parque mais popular da cidade. Possui 14 hectares de extensão, uma coleção de orquídeas e um pequeno lago. O parque não chega a ser muito interessante, mas fica lotado aos finais de semana. Muitas pessoas fazem piquenique no parque e alguns inclusive comemoram seus aniversários lá. Vi três pessoas comemorando aniversário no domingo que estive lá.

cumpleaños en el jardin botanico de Medellín

Festinha no Jardim Botânico

O Jardim Botânico possui entrada gratuita e funciona diariamente das 9:00 às 16:30 horas. Para chegar até lá pegue o metrô e desça na estação Universidad, que dá acesso ao Jardim Botânico, Parque Explora e Parque dos Desejos, que ficam lado a lado.

Parque Explora

O Parque Explora (foto de capa) é um museu com várias atrações que tem como objetivo mostrar como a ciência funciona. A princípio pode parecer que é uma atração apenas para crianças, mas mesmo adultos se divertem. O museu conta com aquários de água doce e salgada, alguns insetos e anfíbios, mas a parte da ciência interativa é a mais interessante. O que mais gostei é uma sala fechada que simula desde brisas leves até ventos com mais de 50 km/h. O único problema do parque é o valor da sua entrada que é um pouco alta para o que ele oferece; o ingresso custa 23 mil COP (novembro de 2016).

Para saber preços e horários acesse clique aqui.

Dinossauros na parte externa do Parque Explora

Cerro Nutibara e Pueblito Paisa

Medellín é rodeada por montanhas e o Cerro de Nutibara é a mais famosa delas, com um pico de 80 metros de altura. De lá se tem uma boa vista da cidade. Na parte de cima do Cerro está o Pueblito Paisa que é a réplica de um povoado antioquenho, com uma praça, uma igreja, uma prefeitura e algumas casas. A entrada no Pueblito é gratuita.

Pueblito Paisa no Cerro Nutibara de Medellín

Pueblito Paisa – Foto: César Gómez (CC BY-NC 2.0)

Parque Arví

O Parque Arví é um grande parque na região norte de Medellín, onde você pode estar mais em contato com a natureza, fazer trilhas e outras atividades de ecoturismo, como arvorismo, escalada e passeio de cavalo.

Há duas opções para chegar ao parque: pegar o metrô até a estação Acevedo e de lá pegar o metro-cable (teleférico) ou então ir no ônibus da empresa Transacoop. O parque fica aberto de terça à domingo das 9 às 18 horas.A entrada no parque é gratuita, mas lá dentro há uma parte em que são feitas as atividades de ecoturismo que se chama Comfama e paga para entrar. Existem várias tarifas.

Para saber os preços clique aqui.

teleférico do parque arví

Teleférico do Parque Arví – Foto: sergejf(CC BY-SA 2.0)

Aproveitar a noite em Poblado

Medellín possui fama de ter uma noite muita animada. A principal região boêmia da cidade é próxima ao Parque Lleras no bairro de Poblado, onde há dezenas de bares que deixam as ruas lotadas de pessoas nos finais de semana. Os bares são abertos e não pagam para entrar, mesmo os que possuem música e pista de dança. Quem curte balada não pode deixar de aproveitar a noite da cidade. Para saber mais leia a matéria: Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas.

bar com música ao vivo em Medellín

Bar em Medellín – Foto: Esteban Salazar (CC BY-SA 2.0)

Museu do Castillo

O Museu el Castillo é um castelo em estilo gótico, rodeado de jardins. O castelo foi construído na década de 1930, como residência de um espanhol, e foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Em 1972, se transformou em museu e hoje possui um acervo de obras de arte. O castelo fica numa parte alta do bairro de Poblado e possui uma boa vista da cidade.

Museu do Castillo – Foto: Guía de Viajes Medellín (CC BY-NC-ND 2.0)

Leia também nossas outras matérias sobre a Colômbia:

– Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia

– Bate-volta a Guatapé por conta própria: roteiro, preços e dicas

– Os 8 principais pontos turísticos de Bogotá 

– 7 dicas essenciais sobre a Colômbia

– San Andres a incrível ilha do caribe colombiano

Foto de capa de: Guía de Viajes Oficial de Medellín (CC BY-NC-ND 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This