O que fazer em Luxor, veja as atrações turísticas Egito

Luxor possui muitas atrações turísticas, quase todas ligadas ao Egito Antigo. É um lugar incrível para quem quer conhecer mais sobre o impressionante império faraônico. Veja abaixo o que fazer e conhecer em Luxor. Para saber mais da cidade no geral, leia: Luxor, o coração do Egito Antigo.

Leia também: Onde hospedar em Luxor, Egito

Templo de Kanak

Templo de Karnak

O maior templo de todo o Egito, o Templo de Karnak era um grande complexo com vários santuários. Grande parte do templo foi destruído, mas existem trabalhos de restauração que estão recuperando partes do templo. Karnak não chega a ser bonito, mas possui muita história e uns painéis interessantes. No Templo de Karnak é onde acontece o show de Luzes e Som de Luxor.

Templo de Luxor

Templo de Luxor

É o templo que deu nome a cidade de Luxor. Esse templo é muito menor que o de Karnak, porém é mais bonito. Esse templo é conhecido como o Templo de Ramsés II. Apesar de não ter sido ele quem começou a sua construção, foi ele quem o ampliou e deixou sua marca. Existem várias estátuas de Ramsés II pelo templo, inclusive quatro grandes estátuas na entrada.

Avenida das Esfinges

Avenida das Esfinges

Os Templos de Karnak e Luxor eram os dois principais da antiga capital do Império, chamada de Tebas, hoje Luxor. E, para interligar os dois templos havia uma Avenida de Esfinges, que era utilizada em cerimônias religiosas importantes. A Avenida possuía 2,7 km de comprimento e 70 metros de largura e contava com cerca de 1350 esfinges, segundo estimativas do governo egípcio. A maior parte da Avenida está soterrada, mas uma parte de 350 metros, em frente ao Templo de Luxor, foi restaurada.

Vale dos Reis

Tumba faraó Tutancâmon

Tumba de Tutancâmon – Foto: Chuck Siefke (CC BY 2.0)

É a melhor atração turística de Luxor, na minha opinião. O Vale dos Reis é onde foram enterrados os faraós do Império Novo. Essas tumbas são subterrâneas, escavadas na própria rocha, formando corredores e câmaras internas. As paredes eram esculpidas e pintadas, gerando bonitos murais. Foi no Vale dos Reis que encontraram a famosa máscara mortuária de ouro de Tutancâmon.

Templo da Rainha Hatshepsut

Templo da Rainha Hatshepsut

Esse é o templo mais bonito de Luxor! Conhecido também como Templo de El Deir El Bahari, foi construído em uma área ampla e plana em West Bank, a margem oeste do Nilo, localiza-se próximo ao Vale dos Reis. O templo foi totalmente restaurado nas últimas décadas, o que ajudou a deixar sua fachada ainda mais bonita. A Rainha Hatshepsut, que construiu o templo, foi a primeira mulher a comandar o Egito por um longo período, se dizia filha do Deus Amon. Foi ela também a mãe adotiva de Moisés, segundo a Bíblia.

Leia também: Como visitar West Bank em Luxor, Vale dos Reis e outras atrações

Museu de Luxor

Museu de Luxor

Esse é o principal museu da cidade, com peças achadas nos sítios arqueológicos de Luxor. Apesar do museu possuir algumas estátuas e outras peças interessantes, as principais descobertas arqueológicas foram levadas para o Cairo e estão hoje no Museu Egípcio. Entretanto, mesmo o Museu de Luxor sendo muito menor e com peças menos importantes que o Museu Egípcio, ele é um museu mais bem montado, organizado e bonito. Por isso, vale a pena a visita.

Passeio de Feluca

Feluca navegando pelo rio Nilo

Um dos passeios típicos do Egito é navegar pelo Rio Nilo. O rio mais extenso do mundo atravessa o Egito, cortando as principais cidades do país. O jeito mais típico de navegar pelo Rio Nilo é através das felucas, tradicionais barcos a vela do Egito. Em Luxor, o passeio mais comum é visitar a Ilha da Banana, que na verdade, não é uma ilha, mas uma fazenda que produz bananas e fica na outra margem do rio. A fazenda não é interessante e eu te dizer que você pode comer bananas a vontade, não é nenhum chamariz para um brasileiro. Porém, o passeio de barco pelo rio é agradável e como é barato, vale a pena.

Leia também nossas outras matérias sobre o Egito:

-Egito, conheça os golpes mais comuns contra turistas

-O que fazer no Cairo, veja as 8 principais atrações turísticas

-Pirâmides de Gizé, a parte mais turística do Egito

-Cairo, a caótica e interessante capital do Egito


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This