O que é um hostel? Dicas

O que é um hostel?

A palavra hostel pode soar estranha para muita gente. É uma palavra que vem da língua inglesa e se você traduzi-la para o português encontrará a palavra “albergue”. Já sei o que você está pensando:  “minha cidade tem vários albergues que são alojamentos para receber moradores de rua, se eu hospedar em um hostel vou dormir com mendigos?”. Não é nada disso! Realmente, muitas prefeituras utilizam essa palavra para nomear os locais que recebem os moradores de rua. Mas, albergue ou hostel não é isso. Hostel é um tipo de acomodação de baixo custo em relação aos meios de acomodação tradicionais, onde há maior convívio social e predominantemente jovens. Ou seja, é um lugar onde a hospedagem é mais barata que um hotel e onde há uma maior socialização dos hóspedes que são, majoritariamente, jovens.

A hospedagem é mais barata, pois nos hostels existem quartos compartilhados. Esses quartos são dormitórios que possuem várias camas, por isso a hospedagem é mais barata. Os quartos possuem de quatro a 12 camas, embora existam hostels com quartos para 16, 20 até 24 pessoas. A lógica é simples, quanto mais pessoas nos quartos, mais baratas as diárias. Os dormitórios podem ser masculinos, femininos ou mistos e podem ter armários individuais para você guardar seus pertences. Mas, os hostels também oferecem quartos privados para até quatro pessoas. Inclusive, o quarto privado para quatro pessoas pode sair mais barato que quatro camas nos dormitórios.

Como há várias pessoas dividindo o quarto, fica mais fácil a socialização entre os hóspedes. Mas, esse não é o único aspecto, hostels têm áreas sociais que são propícias ao convívio. Alguns hostels têm até atividades sociais como jogos, karaokê e noite de cinema para os hóspedes interagirem. Além disso, quem tem costume de se hospedar em hostel, gosta de conhecer, conversar e fazer novos amigos. Principalmente, para pessoas que viajam sozinhas, o hostel é uma ótima opção para conhecer pessoas e encontrar companhia para fazer passeios, além de ser uma opção mais barata, pois quartos individuais são caros.

Outro diferencial do hostel em relação ao hotel são as facilidades. No hostel há cozinha que os hóspedes podem utilizar. Então, caso queira economizar ou tenha restrições alimentares, você pode preparar a sua própria comida. Mas, não esqueça de que você terá que lavar a louça que sujou! Hostel também podem ter lavanderia, bar, depósito de bagagem, computadores para acesso à internet, empréstimos de livros, etc.

Outro diferencial importante é que os recepcionistas são, normalmente, dispostos a ajudar, dando boas informações turísticas e de meios de transporte e além disso, são pessoas que falam inglês.

Por isso tudo que hostel é um tipo de hospedagem que está crescendo. E há hostels de vários níveis e preços; alguns com muito conforto e facilidades e mais caros que muitos hotéis. Outros mais simples que só tem o quarto e nada mais.

E ai, depois dessa explicação toda, você teve vontade de se hospedar em um hostel?

O melhor site para pesquisar e reservar hostels é o HostelWorld.com. Nele, encontram-se várias opções de hostels em todo o mundo, há ainda a classificação e os cometários de quem já se hospedou.

hostel

Foto: Wombats Munich Hostel – Foto de: Wombats Hostels

Se for se hospedar em um hostel siga essas dicas:

  • Se for ficar em um dormitório, veja se o hostel tem armários individuais. Eu já fiquei várias vezes em hostels que não possuíam isso; nunca me roubaram nada, mas é mais seguro colocar seus pertences no armário e trancá-lo, principalmente, se tiver objetos de valor, como computador, tablet, máquina fotográfica, etc.
  • Leve cadeado! Os armários individuais têm trinco e cada hóspede deve levar o seu cadeado.
  • Leia os comentários de quem já se hospedou, para saber as características daquele hostel, como se ele é barulhento ou sujo, por exemplo.
  • Prefira hostels com café da manhã. Eles podem ser um pouco mais caros, mas é um custo-benefício que vale a pena.
  • Se for viajar para cidades caras, prefira ficar em hostel com cozinha, pois comprando no supermercado comida congelada ou semipronta te fará economizar bastante.

Leia nossas outras dicas de viagem:

Reservar ou não o hotel?

Viajar com mochila ou mala, qual a melhor opção?

Como planejar uma viagem por conta própria ao exterior

Como se vestir em países muito frios

Imagem destacada: Hostel Dormitory – Foto de: Let99

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This