Mercado de Doces e Artesanatos de San Cristóbal de las Casas México

San Cristóbal é a cidade mais turística do estado de Chiapas, no sul do México. A cidade possui algumas atrações turísticas interessantes e uma delas é o Mercado de Dulces y Artesanías. Esse é um pequeno, mas interessante mercado da cidade, onde é possível encontrar vários doces e lembrancinhas feitas na região. Apesar de encontrar muitos turistas no mercado, parece que os próprios mexicanos são o principal público que frequenta o local. Isso é um bom sinal de que você encontrará bons preços.O Mercado de Doces e Artesanatos funciona diariamente das 7:00 às 20:00 horas e está localizado na Avenida Insurgentes s/n.

Leia também: San Cristóbal de las Casas, a cidade mais zen do México

Fachada do Mercado

Fachada do Mercado

Doces

O que mais chama atenção no mercado são os doces. Não há tantas barracas que vendem doces, mas elas possuem uma grande variedade de guloseimas típicas do México. É tanta diversidade de formatos e cores que dá vontade de experimentar todos os doces. O problema é que eles são muito grandes e você não dará conta de comer muitos. Eu provei três e todos estavam bons. Entre os principais doces estão: doce de leite de cabra ($12 MXN), doce de leite de vaca com passas ($7 MXN), doce de figo seco ($5 MXN), doce de goiaba ($10 MXN), Gaznate, canudinho com recheio de merengue ($7 MXN).Para saber o valor, 1 Real vale 5 Pesos Mexicanos (MXN), atualmente.

Doces do Mercado

Doces do Mercado

Artesanatos

Os artesanatos são os principais produtos vendidos no mercado. Na verdade, o mercado é muito mais de artesanatos do que de doces. Um dos destaques dos artesanatos são as canetas feitas de massinhas coloridas. Há várias delas com diferentes temas como: guerreiros maias, animais e exército. As canetas custam 10 Pesos e são uma das principais lembrancinhas que se encontra por lá. Outros itens que chamam atenção são as bolsas, bonecas e vários tipos de souvenirs. Além do mercado, há um outro lugar que também é bom para comprar lembrancinhas e artesanatos. A feira da Igreja de São Domingos ocupa as calçadas e jardins da igreja e possui produtos similares aos do mercado. Mas, o Mercado possui mais opções de artesanatos do que na feira.

San Cristóbal é um bom lugar para comprar presentes e lembrancinhas, pois possui bons preços, abaixo do que encontrados em Oaxaca e muito mais barato do que Cancún.

artesanato-mexico

Foto de: Raul Alvarez (CC BY-NC-ND)

Comandante Marcos

O que mais chama a atenção nos produtos de artesanatos são as estampadas com a imagem do Comandante Marcos. Há camisas, bolsas e inclusive canetas com a figura de um homem com capuz preto, segurando uma arma. Depois de tanto ver essa imagem, decidi perguntar para os feirantes quem era aquela pessoa. Todos me respondiam com uma admiração muito grande que era o Comandante Marcos; mas, nenhum conseguia explicar, realmente, quem ele era e o que fazia, apenas falavam que era Zapatista. Depois, fui pesquisar e vi que ele é o porta-voz do Exército Zapatista de Libertação Nacional, EZLN, um grupo de guerrilha socialista formado por indígenas. Hoje, a guerrilha está fraca e não ameaça os locais turísticos do país, mas conta com a admiração de grande parte da população de Chiapas que é o estado mais pobre do país. Para quem quer conhecer mais, há inclusive um tour que visita um acampamento Zapatista, em que você vai vendado até o local e eles falam sobre a luta deles. Eu não fiz, mas vi relatos de que é interessante o passeio.

Boneco do Comandante Marcos - Foto de: Sylvia (CC BY-ND)

Boneco do Comandante Marcos – Foto de:
Sylvia
(CC BY-ND)

Leia também nossas outros posts sobre Cancún e o México:

Onde ficar na Cidade do México, veja os melhores bairros

Xcaret, vale a pena ir aos parques de Cancún?

Baladas, boates e a vida noturna de Cancún


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This