Foto: Alessandro Caproni (CC BY 2.0) Itália

Todo mundo sabe que o clima da Europa é bem diferente do Brasil; a diferença do verão para o inverno pode ir de um calor escaldante a temperaturas negativas. Isso ocorre, principalmente, nos países do norte do continente. Entretanto, apesar da Itália ser um país mais ao sul, sua temperatura também possui grandes variações ao longo do ano, o que pode interferir na sua viagem.

Diferentes regiões

A Itália é um país grande, por isso o clima varia de acordo com a região do país. A região sul, como Nápoles e Sicília, possui um clima mais ameno e haverá menos diferença entre o inverno e o verão. Então, mesmo no inverno o frio não será tão intenso. Porém, se o objetivo é curtir as praias, o ideal é ir no verão ou pelo menos na primavera ou no outono.

Por outro lado, as regiões montanhosas e o norte do país, como Milão e Veneza, o inverno é intenso e mais rigoroso. Existem regiões que nevam e não é raro as temperaturas se aproximarem de 0°C. Por isso, se deseja viajar nessa época, você tem que estar disposto a encarar o frio.

neve em roma

Città delle Pieve – Foto: Ovi Gherman (CC BY-NC-ND 2.0)

Qual a melhor época para viajar para à Itália?

Primavera e Outono

O melhor é sempre relativo, mas podemos dizer que a época mais procurada, que agrada grande parte dos turistas é a primavera e também o outono. Os meses de maio (primavera) e setembro/ outubro (outono) são os mais próximos do verão, por isso são períodos com clima mais ameno, não é frio para os padrões europeus e o calor ainda não está intenso. Assim, essa é uma época muito procurada por turistas, sobretudo os que podem escolher o período das férias. Essa é uma época mais cara para viajar, as cidades ficam mais cheias e movimentadas, mas ainda não tão entupidas de turistas. Apesar de ser um período mais caro para viajar, não é tão caro como o período de férias escolares de verão.

quando viajar a italia

Foto: Antonio Cinotti (CC BY-NC-ND 2.0)

Verão

O verão no hemisfério norte vai do final de junho ao final de setembro. Essa é a época das maiores temperaturas na Itália. O norte ainda fica com um clima agradável, mas a parte central (Roma) e o sul ficam extremamente quentes. Então, é o período ideal para quem quer curtir uma praia.

Férias de Verão

Na Itália e na Europa em geral, as férias escolares podem ir do final de junho ao começo de setembro. Entretanto, os meses que concentram a maior parte das férias são julho e agosto. Esses dois meses formam o período mais caro para viajar e é quando famílias e universitários enchem os principais destinos turísticos do país. É equivalente ao período de janeiro no Brasil. As cidades estarão lotadas de turistas e é necessário agendar hotéis com antecedência. Inclusive, alguns hotéis de destinos tradicionais só aceitam hospedagens maiores, tipo de três dias.

Encontre seu hotel na Itália aqui.

verão italia praia

Foto: Livia Chamelle (CC BY-NC-ND 2.0)

Junho, o melhor mês!

Esse é o meu mês preferido para viajar pela Europa. As temperaturas já estão altas, você não sentirá frio para os padrões brasileiros e ainda não está tão quente quanto julho e agosto. Além disso, é um mês mais barato para viajar, pois ainda não é período de férias, nem o mês mais procurado da primavera que é maio. Os valores não serão de baixa estação, mas é o menor valor dentro dos meses de melhor clima, sobretudo nas duas primeiras semanas de junho.

Inverno

O inverno no hemisfério norte vai do final de dezembro ao final de março. O inverno pode ser rigoroso e as temperaturas chegam próximo de 0°C em boa parte do norte da Itália. Essa é a época de alta temporada em locais destinados a esquiar. Entretanto, na maior parte do país é a época mais barata para viajar, pois o clima desagrada grande parte dos turistas. Nesse período, você encontrará preços menores de hotéis e mais promoções de passagens aéreas, com exceção da segunda quinzena de dezembro e primeira semana de janeiro. É claro que os períodos de festas, Natal e Ano Novo, são épocas mais caras. Se pretende viajar durante o inverno, o melhor mês é março, pois as temperaturas já subiram um pouco e o frio já é menos intenso.

Foto de capa: Alessandro Caproni (CC BY 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This