Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia Colômbia

Medellín é uma metrópole, mas com vocação para o turismo. A cidade, que fica entre montanhas, é um local muito agradável e com pontos turísticos interessantes. Como possui fácil acesso, devido aos inúmeros voos que chegam à cidade, vale a pena incluí-la no seu roteiro pela Colômbia e vou explicar o porquê.

Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, possui uma população de 2,5 milhões de habitantes e é a capital do departamento de Antioquia. Apesar de ser um centro financeiro, também é uma cidade turística; diferentemente de Cali, que apesar de ser uma cidade do mesmo tamanho, não é uma destino interessante para visitar.

Como se locomover

Medellín é a única cidade da Colômbia que possui metrô. O metrô não é muito extenso, mas percorre vários pontos turísticos da cidade. O táxi também não é caro, então pode ser uma boa opção de transporte para as regiões em que o metrô não chega ou para chegar ou sair do metrô.

Metro de Medellín

Metro de Medellín – Foto: Guía de Viajes Oficial de Medellín (CC BY-NC-ND 2.0)

Cuidado com as “busetas”!

Calma, não é o que você está pensando. As busetas são os micro-ônibus da cidade, seu nome é um diminutivo de ônibus, ou seja, “pequenos buses”. A cidade não possui ônibus coletivos tradicionais, apenas as busetas que tem o problema da falta de padronização. As busetas não são de uma única empresa, cada uma possui um dono diferente, que muitas vezes é o próprio motorista e que nem sempre segue a rota estabelecida, podendo variar o caminho.

Busetas, pequenos ônibus, de Medellín

Busetas de Medellín – Foto: Secretaría de Movilidad de Medellín (CC BY 2.0)

Segurança

Medellín já foi a cidade mais violenta da Colômbia. Quem assiste o seriado Narcos da Netflix, em que Wagner Moura interpreta o traficante Pablo Escobar, acompanha esse passado indigesto da cidade. Entretanto, a cidade que já foi dominada pelo Cartel de Medellín e sinônimo de violência, mudou radicalmente desde a década de 1990. Atualmente, Medellín é considerada uma cidade moderna, com muita área verde e relativamente segura. Você passeia pelas áreas turísticas da cidade tranquilamente, sem sentir esse clima de insegurança. Mas, assim como no Brasil, você não pode dar bobeira porque furtos podem acontecer.

Grafite urbano em Medellín

Foto: Geraint Rowland (CC BY-NC 2.0)

Onde ficar

Os melhores bairros para se hospedar são o Poblado e Laureles. Contudo, a maioria dos turistas estrangeiros prefere ficar em Poblado, porque além de ser mais bonito e agradável, também é onde fica o Parque Lleras, região com a maior concentração de bares da cidade.  Para saber mais leia a matéria Onde ficar em Medellín: Poblado e outras opções.

Para encontrar hotéis em Medellín clique aqui.

vista da cidade de medellin

Foto: Iván Erre Jota (CC BY-SA 2.0)

O que fazer

Medellín não é uma cidade que possui muitas atrações turísticas, mas possui algumas atrações bem legais. A principal atração procurada pelos turistas é Guatapé, uma cidade charmosa que fica a 79 km de Medellín, onde há uma grande pedra com uma vista incrível!Medellín também possui museus interessantes como o Parque Explora que mostra a ciência de uma forma interativa e o Museu Antioquia, onde há um grande acervo com várias obras do famoso artista Fernando Botero.

Leia também: O que fazer em Medellín, veja as 10 principais atrações turísticas 

Escadas do Museu Antioquia em Medellín

Museu Antioquia

Noite de Medellín

A noite de Medellín é uma das mais famosas da Colômbia. Há várias regiões boêmias espalhadas pela cidade, mas é a de Poblado a mais famosa delas. Se você deseja aproveitar a noite, dê preferência para as sextas-feiras e sábados, quando todos os bares estão abertos e as ruas cheias.

Medellín também tem fama de ser a cidade com as mulheres mais bonitas da Colômbia. Isso só dá ainda mais fama à noite da cidade, que costuma ficar com os hostels lotados aos finais de semana na região boêmia de Poblado. Para saber mais leia Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas.

Balada em Medellín

Bar em Medellín – Foto: Esteban Salazar (CC BY-SA 2.0)

Quantos dias ficar

Medellín não possui tantas atrações turísticas, por isso em dois dias completos é possível conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Em um dia você vai a Guatapé e no outro conhece os dois principais museus e alguns parques e praças da cidade. Porém, se você quiser aproveitar a noite, será necessário acrescentar um dia a sua viagem e se quiser conhecer tudo que a cidade oferece serão necessários uns quatro dias.

Decoração de Natal em Medellín

Decoração de Natal – Foto: Iván Erre Jota (CC BY-SA 2.0)

Leia também:

Guatapé, uma cidade encantadora pertinho de Medellín

Bate-volta a Guatapé por conta própria: roteiro, preços e dicas

Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa

Conheça Bogotá, a cidade que é o coração da Colômbia

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

Foto de capa de: Miguel Olaya (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This