- Foto: Yair Aronshtam (CC BY-SA 2.0) Israel / Jordânia

O Mar Morto é um dos locais mais incríveis do Oriente Médio! Todo mundo já ouviu falar desse lugar em que as pessoas boiam naturalmente em uma água extremamente salgada. O local é bastante inusitado e diferente, até por isso é importante você ler algumas dicas essenciais para aproveitar melhor o seu passeio.

O que é o mar Morto?

Apesar do nome, o Mar Morto não é um mar, mas um lago, localizado no Oriente Médio entre Israel e Jordânia. Esse é o local mais baixo do mundo, fica a 394 metros abaixo do nível do mar. O Mar Morto recebeu esse nome devido a grande quantidade de sal que possui, o que torna a água inabitável para qualquer tipo de peixe.

Mar morto visto do espaço

Mar Morto visto do espaço (CC)

O Mar Morto está secando?

Sim. Essa é uma triste realidade de um dos símbolos do Oriente Médio. O Mar Morto tem secado e seu volume de água está diminuindo de 1 a 1,5 metros por ano. De 1954 a 2014, o Mar Morto perdeu 35% da sua superfície. Entretanto, um acordo, feito em 2015, entre Israel, Jordânia e Autoridade Palestina fará os países destinarem mais água ao Mar Morto, o que ainda não será suficiente para manter o nível atual, mas pelo menos retardará sua diminuição.

Leia também: Mar Morto, visitar em Israel ou Jordânia? 

A água é muito salgada?

A água do Mar Morto é extremamente salgada; possui dez vezes mais sal do que a água dos oceanos. Essa grande quantidade de sal é o que faz com que as pessoas flutuem naturalmente em suas águas. Porém, o sal da água fará seu corpo coçar. Até por causa disso, no geral, as pessoas não conseguem permanecer mais do que 10 à 15 minutos na água, já que a pele começa a coçar e é necessário tomar uma ducha de água doce. Se você possuir alguma ferida no corpo, saiba que ela vai arder bastante ao entrar em contato com a água. Assim como se a água entrar em contato com o nariz e os ouvidos. O pior será se ela entrar em contato com os olhos, arde muito! Não aconteceu comigo, mas vi algumas pessoas que deixaram cair água nos olhos e eram levadas pelo braço, por outra pessoa até a ducha para lavarem os olhos.

Agora, acho que você entendeu porque não se pode nadar em qualquer parte do Mar Morto. Ele não é como um mar comum, que você chega, nada e vai embora. Então, se não houver uma ducha por perto, ao sair do Mar Morto, seu corpo ficará coçando e irritado.

Sal do mar morto

Sal cristalizado- Foto: Yair Aronshtam (CC BY-SA 2.0)

A água faz bem?

O Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais. Os cosméticos feitos com a água e o sal do local são famosos em todo o mundo. Inclusive, há quem viaje ao local por motivos médicos, para tratar de alguma doença da pele.

Cosméticos e produtos do mar morto

Cosméticos do Mar Morto- Foto: Sue Schoenfeld (CC BY-NC 2.0)

Lama medicinal

Apesar dos cosméticos serem conhecidos, nada é mais famoso do que a lama do Mar Morto. Você verá várias pessoas passando aquela lama negra no corpo. A lama possui muitas propriedades medicinais e banhistas passando a lama no corpo será uma das imagens mais comuns que você encontrará na internet. O problema é que a lama não é encontrada em toda a extensão do Mar Morto. Em Ein Bokek (Israel), por exemplo, não há lama; as pessoas precisam comprá-la. Ela é vendida em um saco de plástico, o que acaba tirando o encanto, já que é bem diferente do que você mesmo pegá-la do mar e passar no corpo.

Porém, existem outros locais nos quais você encontra a lama, como na Mineral Beach (Israel) e na Amman Beach (Jordânia). Para saber em quais praias de Israel você encontra a lama medicinal leia Onde visitar e se hospedar no Mar Morto em Israel.

lama negra medicinal do mar morto

Lama negra – Foto: Rob (CC BY-ND 2.0)

Você, realmente, flutua no Mar Morto?

Essa é a parte mais fantástica do Mar Morto. A densidade da água é alta, devido a grande quantidade de sal. Assim, você flutuará sem fazer nenhum esforço. Isso é algo muito estranho, mas também muito legal!

Eu flutuando no Mar Morto

Entretanto, você precisa seguir algumas recomendações, para não acontecer nenhum acidente. Não é a toa que, em Israel, há sempre salva-vidas nas praias do Mar Morto. A principal recomendação é flutuar apenas de costas e não tentar flutuar de barriga para baixo. Algumas pessoas tentam nadar normalmente no Mar Morto e acabam se afogando, porque as pernas flutuarão melhor do que o habitual e a cabeça será submersa. Não é qualquer pessoa que consegue nadar no Mar Morto, você precisará ter bastante força e experiência em natação. Por isso, é melhor não tentar!

Quanto tempo/dias ficar no Mar Morto?

Hospedagens no Mar Morto não são baratas. Então, muitas pessoas ficam hospedadas em Jerusalém e vão e voltam no mesmo dia. A praia mais famosa e visitada do Mar Morto, em Israel, é Ein Bokek, que localiza-se a 116 km de Jerusalém. Em um dia já é possível aproveitar muito bem o Mar Morto. Na verdade, nem um dia inteiro é necessário. Em meio dia já se aproveita muito bem. Caso você for ficar na praia pública, não vejo necessidade de ficar mais do que meio dia. Quando fui, em abril, o tempo estava muito quente e os termômetros marcavam 50°C. Apesar de achar que não era aquilo tudo, estava bastante quente e desagradável, já que as sombras de lona branca na praia não amenizavam o calor. Por isso, fiquei apenas umas duas horas lá e fui embora.

Caso queira ficar mais tempo, é bom pagar para usufruir das comodidades das estruturas dos hotéis, como piscinas, vestiários com mais conforto, mesas e cadeiras.

Foto de capa de: Yair Aronshtam (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This