Krabi Town, Ao Nang ou Railay, onde ficar? Tailândia

Quem deseja viajar para as praias do sudoeste da Tailândia e em especial para Phi Phi, costuma escolher Phuket ou Krabi como ponto de partida. Phuket é maior, mas no geral as pessoas tendem a gostar mais de Krabi. Se você já se decidiu por Krabi, leia o texto e descubra qual o melhor local para se hospedar. Se você ainda não se decidiu e quer saber a diferença entre as duas regiões, leia primeiro Phuket ou Krabi (Ao Nang) onde ficar?

Krabi é o nome de uma pequena cidade, mas também de toda uma província do sudoeste da Tailândia. A província não possui grandes cidades, porém é um local turístico e banhado pelo mar de Andaman, onde há belas praias. Entre as opções de hospedagem estão: Krabi Town, Ao Nang e Railay Beach. Esses locais não são próximos e possuem características diferentes. Por isso, a escolha fará toda a diferença na sua viagem! Leia abaixo e descubra qual o local para se hospedar combina mais com você!

Krabi Town

Krabi Town é a maior cidade da Província de Krabi. Mas, isso não quer dizer que seja uma cidade grande, possui apenas 52 mil habitantes e ares de cidade do interior. Apesar de ser o centro comercial da região, a parte turística fica um pouco mais afastada do centro da cidade. Como é o lugar menos turístico dos três, só fica movimentado na alta temporada. Fui em junho e havia alguns hotéis e restaurantes fechados e poucas pessoas nas ruas; além de um clima, não muito agradável, de cidade meio fantasma.

krabi-town

Foto: Paul Arps (CC BY 2.0)

Pelo lado positivo, Krabi Town é a cidade mais próxima do Aeroporto Internacional de Krabi (12 km) e possui o principal porto da província de Krabi que vai a Phi Phi, que fica a 4 km da parte turística. Porém, você precisa saber que a cidade não possui praia. O mar chega em um paredão. Por isso, essa seria uma boa opção apenas para dormir e seguir no dia seguinte para Phi Phi ou pegar o avião.

Para encontrar hotéis em Krabi Town clique aqui.

Ao Nang

Ao Nang é o principal local de hospedagem na província de Krabi e o melhor na minha opinião! A cidade é pequena, mas bonita e limpa. E ao contrário de Krabi Town, mesmo na baixa temporada é movimentada e vibrante. Há vários bares na cidade, alguns inclusive com música ao vivo. Tem ainda  um tradicional show feito por travestis no Ao Nang Center Point.

ao-nang-tailandia

Foto: Siva Dayalan (CC BY-NC-ND 2.0)

A parte turística de Ao Nang é nova e possui calçadas largas e bem cuidadas. A cidade conta com uma variedade de agências de turismo, restaurantes e hotéis, inclusive econômicos. Há muitos mochileiros, mas também famílias. Também é importante destacar que a cidade possui uma praia legal, mas que acaba sendo sem graça se comparada a Phi Phi e Railay.Pelo lado negativo, em Ao Nang há muitos indianos trabalhando nas lojas e restaurantes da cidade, que são vendedores muito insistentes e chatos, os quais caminham ao seu lado oferecendo produtos.

Ao Nang fica a 26 km do Aeroporto Internacional de Krabi e possui um porto para ir a Phi Phi; mas o porto de Krabi Town que fica a 20 km, possui mais horários de barcos.

Para encontrar hotéis em Ao Nang clique aqui.

Railay Beach

Railay Beach, também chamada de Rai Leh, é o lugar mais rústico, com a praia mais bonita e o mais caro das opções. Apesar de ficar no continente, só é possível chegar em Railay por mar, devido as montanhas que cercam o local.  Não há muitas opções de hotéis e eles são mais caros que Ao Nang, assim como os restaurantes.

railay-beach-hospedagem

Foto: Stijn Bokhove (CC BY-NC 2.0)

Já o ponto mais positivo é a praia, pois Railay Beach é considerada uma das praias mais bonitas da Tailândia. Há muitos barcos que fazem o passeio até lá, mas se você estiver hospedado, pode desfrutar melhor da praia. Não fiquei hospedado em Railay Beach, mas quem se hospeda no local está a procura de um lugar tranquilo e em contato com a natureza, além uma bela praia; veja foto de capa.

Como já havia falado, para chegar em Railay Beach apenas de barco, a partir de Ao Nang são 10 minutos e de Krabi 30 minutos de Long Tail Boat. Long Tail Boat são aqueles barcos típicos de madeira, os mais comuns que fazem esse trajeto e chegam pela praia. Por isso, vá preparado para molhar as pernas ao descer do barco.

Para encontrar hotéis em Railay Beach clique aqui.

Leia nossas outras matérias da Tailândia:

– Tailândia, uma visão geral de seus encantos

– Phi Phi, a ilha mais famosa da Tailândia

– Phi Phi: quando ir, como chegar, quanto tempo ficar e onde se hospedar

– Passeio de Elefante em Chiang Mai

– Khao San Road, a rua dos mochileiros em Bangkok

Foto de capa: Railay vista do alto de uma montanha. Foto: Eva Funderburgh (CC BY-NC 2.0)

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

  • Olá Mari, seu roteiro é bem apertado, não sei se daria para fazer tudo. Chegar no primeiro dia e já fazer o passeio das 7 ilhas eu não sei se dará tempo. Tudo isso dependerá de quanto tempo você demorar para sair do aeroporto, ir até o hotel, deixar suas coisas lá e ficar pronta para o passeio. No meu resumo da viagem eu não escrevi que horas os passeio saiam, mas acredito que era algo em torno de 8h, 9h que te buscam no hotel.
    Já no segundo dia ir para Hong Island e depois ir para Phi Phi acho que seria ainda mais difícil. Um dos tours que fiz saindo de Krabi (Ao Nang), eu anotei o horário e ele voltou as 15h. Os horários do ferry para Phi Phi variam de acordo com a época do ano, depois você olha no https://www.phiphi-ferry.com Mas eu acho que você não conseguiria pegar no mesmo dia o ferry.
    No último dia você também precisa ver que hora é o ferry, para ver se dará tempo de pegar o voo no mesmo dia.
    Phi Phi não tem muito o que fazer, duas noites já são suficientes, a não ser se você queira curtir a noite. O essencial mesmo é ver Maya Bay, que se faz em um dia. Se eu fosse dar uma dica, diria para diminuir o tempo em Phi Phi e aumente em Krabi para poder fazer os passeios.
    Sobre aonde ficar, no primeiro dia, pode ser mais ágil se hospedar em Krabi Town, nos demais em Ao Nang.
    Espero que tenha ajudado.
    Quando for fazer a reserva dos hotéis dessa e das demais viagens faça através do link do meu blog. Será mesmo preço de fazendo diretamente pelo site do Booking e meu blog ganhará uma pequena comissão.

  • Mari Abreu

    Oi Felipe. Tudo bem?

    Vi diversos posts seus sobre sua viagem para a Tailândia e queria tirar umas dúvidas. Eu estarei em Krabi a partir do dia 20/01/18 e retorno via Phuket no dia 25/01/18. Nesse interim, gostaria de aproveitar ao máximo a minha estadia.
    Pretendo fazer o Tour das 7 Ilhas no próprio dia 20/01 porque meu voo chega às 07:00 da manhã. E, no dia 21/01, gostaria de fazer Hong Island pela manhã e, à tarde, ir para Phi Phi, onde pretendo ficar até o dia 25/01. Pela sua experiência, você acha possível eu deixar esse planejamento para um mesmo dia?
    Outra dúvida. Para realizar esse plano que tenho, é melhor eu ficar hospedada em Krabi Town ou Ao Nang?

    Aguardo os seus comentários e, desde já, agradeço.

    Um abraço e obrigada.

  • Olá Kelly, vai ficar meio corrido. para valer a pena você precisaria tirar um dia de Bangkok e um dia de Phi Phi. Com apenas um dia você não vai conseguir ir para Chiang Mai, a cidade é distante de Bangkok. Outra opção mais interessante seria ficar menos tempo e Phi Phi e visitar as
    praias continentais, como Railay Beach e Hong Island. Cada um desses passeios precisará de um dia de viagem. Eles não duram o dia inteiro, mas ambos saem pela manhã e voltam umas 15h.

  • Olá Kelly, vai ficar meio corrido. para valer a pena você precisaria tirar um dia de Bangkok e um dia de Phi Phi. Com apenas um dia você não vai conseguir ir para Chiang Mai, a cidade é distante de Bangkok. Outra opção mais interessante seria ficar menos tempo e Phi Phi e visitar as praias continentais, como Railay Beach e Hong Island. Cada um desses passeios precisará de um dia de viagem. Eles não duram o dia inteiro, mas ambos saem pela manhã e voltam umas 15h.

  • Kelly

    Oi Felipe

    Você pode me ajudar

    Estou indo para Tailândia dia 09/02 pensei de ficar
    10,11,12,13 em Bangkok e dia 14/02 de manhã ir para Phuket dia 16/02 vou para Phi Phi e volto dia 20/02 pois embarco para São Paulo dia 21/02.
    Só que no seu post vc fala que 3 dias em Phi Phi e o suficiente consigo mudar o roteiro e ir para Chiang Mai ou vai ficar muito corrido?

  • Boa noite Vivian, desculpe a demora em responder, a notificação de comentários está com problemas. Se a intenção de vocês é só chegar, descansar e dormir ou se Ao Nang já está no roteiro para a volta de Phi Phi a melhor opção é Krabi Town. Do contrário, eu preferiria ficar em Ao Nang, mesmo que apenas no final de tarde e de noite, pois é um local bem mais agradável, com mais opções de hospedagem, bares e restaurantes.

  • Vivian Dornellas

    Olá, Felipe. Tudo bem?
    A Air Asia mudou o horário do voo e chegarei em Krabi apenas às 15h30. Precisarei mudar meus planos, pois, pelo que vi, os ferrys não saem depois desse horário rumo a Phi Phi.
    Surgiu então uma dúvida, como teremos que ir apenas na manhã seguinte, você acha melhor passarmos a noite em Krabi Town ou ir para Ao Nang?
    Obrigada pela ajuda.
    Vivian

Share This