Krabi Town, Ao Nang ou Railay, onde ficar? Tailândia

Quem deseja viajar para as praias do sudoeste da Tailândia e em especial para Phi Phi, costuma escolher Phuket ou Krabi como ponto de partida. Phuket é maior, mas no geral as pessoas tendem a gostar mais de Krabi. Se você já se decidiu por Krabi, leia o texto e descubra qual o melhor local para se hospedar. Se você ainda não se decidiu e quer saber a diferença entre as duas regiões, leia primeiro Phuket ou Krabi (Ao Nang) onde ficar?

Krabi é o nome de uma pequena cidade, mas também de toda uma província do sudoeste da Tailândia. A província não possui grandes cidades, porém é um local turístico e banhado pelo mar de Andaman, onde há belas praias. Entre as opções de hospedagem estão: Krabi Town, Ao Nang e Railay Beach. Esses locais não são próximos e possuem características diferentes. Por isso, a escolha fará toda a diferença na sua viagem! Leia abaixo e descubra qual o local para se hospedar combina mais com você!

Krabi Town

Krabi Town é a maior cidade da Província de Krabi. Mas, isso não quer dizer que seja uma cidade grande, possui apenas 52 mil habitantes e ares de cidade do interior. Apesar de ser o centro comercial da região, a parte turística fica um pouco mais afastada do centro da cidade. Como é o lugar menos turístico dos três, só fica movimentado na alta temporada. Fui em junho e havia alguns hotéis e restaurantes fechados e poucas pessoas nas ruas; além de um clima, não muito agradável, de cidade meio fantasma.

krabi-town

Foto: Paul Arps (CC BY 2.0)

Pelo lado positivo, Krabi Town é a cidade mais próxima do Aeroporto Internacional de Krabi (12 km) e possui o principal porto da província de Krabi que vai a Phi Phi, que fica a 4 km da parte turística. Porém, você precisa saber que a cidade não possui praia. O mar chega em um paredão. Por isso, essa seria uma boa opção apenas para dormir e seguir no dia seguinte para Phi Phi ou pegar o avião.

Para encontrar hotéis em Krabi Town clique aqui.

Ao Nang

Ao Nang é o principal local de hospedagem na província de Krabi e o melhor na minha opinião! A cidade é pequena, mas bonita e limpa. E ao contrário de Krabi Town, mesmo na baixa temporada é movimentada e vibrante. Há vários bares na cidade, alguns inclusive com música ao vivo. Tem ainda  um tradicional show feito por travestis no Ao Nang Center Point.

ao-nang-tailandia

Foto: Siva Dayalan (CC BY-NC-ND 2.0)

A parte turística de Ao Nang é nova e possui calçadas largas e bem cuidadas. A cidade conta com uma variedade de agências de turismo, restaurantes e hotéis, inclusive econômicos. Há muitos mochileiros, mas também famílias. Também é importante destacar que a cidade possui uma praia legal, mas que acaba sendo sem graça se comparada a Phi Phi e Railay.Pelo lado negativo, em Ao Nang há muitos indianos trabalhando nas lojas e restaurantes da cidade, que são vendedores muito insistentes e chatos, os quais caminham ao seu lado oferecendo produtos.

Ao Nang fica a 26 km do Aeroporto Internacional de Krabi e possui um porto para ir a Phi Phi; mas o porto de Krabi Town que fica a 20 km, possui mais horários de barcos.

Para encontrar hotéis em Ao Nang clique aqui.

Railay Beach

Railay Beach, também chamada de Rai Leh, é o lugar mais rústico, com a praia mais bonita e o mais caro das opções. Apesar de ficar no continente, só é possível chegar em Railay por mar, devido as montanhas que cercam o local.  Não há muitas opções de hotéis e eles são mais caros que Ao Nang, assim como os restaurantes.

railay-beach-hospedagem

Foto: Stijn Bokhove (CC BY-NC 2.0)

Já o ponto mais positivo é a praia, pois Railay Beach é considerada uma das praias mais bonitas da Tailândia. Há muitos barcos que fazem o passeio até lá, mas se você estiver hospedado, pode desfrutar melhor da praia. Não fiquei hospedado em Railay Beach, mas quem se hospeda no local está a procura de um lugar tranquilo e em contato com a natureza, além uma bela praia; veja foto de capa.

Como já havia falado, para chegar em Railay Beach apenas de barco, a partir de Ao Nang são 10 minutos e de Krabi 30 minutos de Long Tail Boat. Long Tail Boat são aqueles barcos típicos de madeira, os mais comuns que fazem esse trajeto e chegam pela praia. Por isso, vá preparado para molhar as pernas ao descer do barco.

Para encontrar hotéis em Railay Beach clique aqui.

Leia nossas outras matérias da Tailândia:

– Tailândia, uma visão geral de seus encantos

– Phi Phi, a ilha mais famosa da Tailândia

– Phi Phi: quando ir, como chegar, quanto tempo ficar e onde se hospedar

– Passeio de Elefante em Chiang Mai

– Khao San Road, a rua dos mochileiros em Bangkok

Foto de capa: Railay vista do alto de uma montanha. Foto: Eva Funderburgh (CC BY-NC 2.0)

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

  • Olá Kelly, vai ficar meio corrido. para valer a pena você precisaria tirar um dia de Bangkok e um dia de Phi Phi. Com apenas um dia você não vai conseguir ir para Chiang Mai, a cidade é distante de Bangkok. Outra opção mais interessante seria ficar menos tempo e Phi Phi e visitar as
    praias continentais, como Railay Beach e Hong Island. Cada um desses passeios precisará de um dia de viagem. Eles não duram o dia inteiro, mas ambos saem pela manhã e voltam umas 15h.

  • Olá Kelly, vai ficar meio corrido. para valer a pena você precisaria tirar um dia de Bangkok e um dia de Phi Phi. Com apenas um dia você não vai conseguir ir para Chiang Mai, a cidade é distante de Bangkok. Outra opção mais interessante seria ficar menos tempo e Phi Phi e visitar as praias continentais, como Railay Beach e Hong Island. Cada um desses passeios precisará de um dia de viagem. Eles não duram o dia inteiro, mas ambos saem pela manhã e voltam umas 15h.

  • Kelly

    Oi Felipe

    Você pode me ajudar

    Estou indo para Tailândia dia 09/02 pensei de ficar
    10,11,12,13 em Bangkok e dia 14/02 de manhã ir para Phuket dia 16/02 vou para Phi Phi e volto dia 20/02 pois embarco para São Paulo dia 21/02.
    Só que no seu post vc fala que 3 dias em Phi Phi e o suficiente consigo mudar o roteiro e ir para Chiang Mai ou vai ficar muito corrido?

  • Boa noite Vivian, desculpe a demora em responder, a notificação de comentários está com problemas. Se a intenção de vocês é só chegar, descansar e dormir ou se Ao Nang já está no roteiro para a volta de Phi Phi a melhor opção é Krabi Town. Do contrário, eu preferiria ficar em Ao Nang, mesmo que apenas no final de tarde e de noite, pois é um local bem mais agradável, com mais opções de hospedagem, bares e restaurantes.

  • Vivian Dornellas

    Olá, Felipe. Tudo bem?
    A Air Asia mudou o horário do voo e chegarei em Krabi apenas às 15h30. Precisarei mudar meus planos, pois, pelo que vi, os ferrys não saem depois desse horário rumo a Phi Phi.
    Surgiu então uma dúvida, como teremos que ir apenas na manhã seguinte, você acha melhor passarmos a noite em Krabi Town ou ir para Ao Nang?
    Obrigada pela ajuda.
    Vivian

Share This