Foto: Jessica Leas (CC BY-NC 2.0) Jordânia

Desconhecida de muitos, a Jordânia é um pequeno país no Oriente Médio que tem se destacado no turismo global. Ainda não é uma grande potência turística, mas vem crescendo consideravelmente, devido a atrações muito interessantes e um povo acolhedor.

Quando se fala em turismo jordaniano, nenhum lugar é mais famoso do que Petra. A antiga cidade nabateia é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e um chamariz para os turistas. Entretanto, o turista que chega à Jordânia apenas em busca de Petra, descobre que o país possui muito mais para ver, sentir e aproveitar.

templo em petra jordania

Petra

Povo jordaniano

Uma das maiores surpresas de quem chega à Jordânia é encontrar um povo alegre, simpático e muito acolhedor. Os jordanianos são um povo muito alegre que gosta de conversar e interagir com os turistas. Mesmo sem falar inglês, muitos deles se comunicam com as poucas palavras que sabem e usam linguagem gestual, apenas para poder interagirem com os turistas estrangeiros. Uma frase que todo mundo fala é perguntar de onde você vem (Where are you from?) e depois que você fala o país eles dizem Welcome to Jordan (bem vindo à Jordânia). Todo mundo fala isso, das crianças aos adultos, até achamos que eles aprendem isso no colégio. Mas é bem legal!

meninas jordanianas excursão escola jerash

Meninas em excursão escolar a Jerash

Os jordanianos lhe ajudam sem querer nada em troca, muito diferentes dos egípcios que sempre estão tentado ganhar algo em cima de você. Os vendedores no país também não ficam insistindo para você comprar, diferentemente dos mercadores do Egito.

Os jordanianos também são bastante diferentes dos israelenses que são educados e prestativos, mas sérios e sisudos. Essa diferença você já sente ao cruzar a fronteira. Enquanto em Israel as pessoas lhe ajudam sempre que você pede, mas dificilmente com um sorriso no rosto, na Jordânia eles são prestativos e alegres. Inclusive os policiais da fronteira, alguns deles são divertidos e até fazem piadas com os turistas.

Leia também: A Jordânia é cara? Quanto custa viajar ao país?

Culinária

A culinária jordaniana é boa! O país possui alguns pratos típicos que são muito saborosos, como o Mansaf que é um prato beduíno feito com carne de cordeiro, acompanhado com molho jameed e servido com arroz. Além disso, os pratos são muito bem servidos. Muitas vezes o prato que é para uma pessoa, comem duas. A comida no país é barata; apesar do câmbio ser alto, os restaurantes não são caros e os preços costumam ser menores que no Brasil.

comida tipica jordania

Mansaf

No país os doces também são bem típicos. Existem várias lojas de doces nas cidades e eles são bonitos, apesar de nem sempre serem gostosos. Contudo, vale a pena experimentar.

Doces jordanianos – Foto: Rajesh_India (CC BY-NC-ND 2.0)

Atrações turísticas

A principal atração turística da Jordânia é Petra; a cidade construída na pedra, possui mais de dois mil anos de história e encanta pessoas do mundo todo. Ao sul de Petra há o deserto de Wadi Rum, onde os turistas fazem tour e dormem em acampamentos beduínos. Mais ao sul de Wadi Rum fica a cidade litorânea de Eilat, banhada pelo Mar Vermelho é um famoso destino de praia, ao lado da cidade vizinha israelense de Aqaba.

Leia também: Wadi Rum, o incrível deserto da Jordânia 

Todos esses destinos citados estão na região sul do país. No norte está a capital Amã, uma grande cidade com uma parte histórica pequena, mas bastante antiga. Próxima a capital está Jerash, as ruínas da cidade romana que se encontram incrivelmente bem preservadas.

ruinas romanas de jerash jordania

Jerash

Segurança

No Oriente Médio, a questão da segurança sempre é uma preocupação dos turistas. Muitos países da região passam por problemas políticos e turbulências. Entretanto, a Jordânia é um país extremamente seguro, não existem grupos armados separatistas ou jihadistas no país. A violência urbana também é pequena; assaltos e roubos não são tão comuns. Há inclusive quem diga que é o país mais seguro do Oriente Médio.

Leia também nossos outros textos sobre a Jordânia:

Hotel em Wadi Rum? Conheça os acampamentos beduínos

Mar Morto, visitar em Israel ou na Jordânia?

Mar Morto, o que saber antes de ir

Foto de capa de Petra:  Jessica Leas (CC BY-NC 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This