Itaúnas: quando ir, como chegar e onde ficar Espírito Santo

Itaúnas é uma pequena vila no Espírito Santo, famosa pelas dunas e pelo forró. Se você está planejando uma viagem para esse agradável vilarejo, veja nossas dicas para programar da melhor forma possível sua viagem. Para saber mais sobre a vila de Itaúnas, suas dunas e sua noite, leia o post Itaúnas, cidade das dunas e do forró.

Quando ir

Com relação ao clima é possível viajar o ano inteiro. O verão é a melhor época, pois é a mais quente; primavera e outono também são períodos de calor. Mesmo no inverno, não faz frio na cidade em dias de sol e é possível pegar uma praia sem problemas.

Com relação ao fluxo de pessoas, há bastante variação, já que o turismo em Itaúnas é muito sazonal. A alta temporada é em janeiro, carnaval e julho. Muitos restaurantes e pousadas só funcionam nessas épocas do ano. Nesses períodos, os preços são mais altos, mas a cidade fica mais viva e com os famosos shows de forró. Nos feriados também há um certo movimento na vila. No resto do ano ela fica vazia, tendo um pouco mais de fluxo de pessoas apenas aos finais de semana. Se seu objetivo é aproveitar apenas a praia, o melhor é ir na baixa temporada, já que os preços são menores. Por outro lado, se pretende ver a vila em seu esplendor e animada, com as várias atrações de forró, é melhor viajar na alta temporada.

Leia também: Conheça a noite de Itaúnas, a capital do forró

Dunas de Itaúnas

Dunas de Itaúnas – Foto: Davi Lourenco dos Santos (CC BY-NC 2.0)

Como chegar

Esse talvez seja o ponto mais fraco de Itaúnas. O aeroporto mais próximo é o da cidade de Vitória, que está a 266 km de distância. Os ônibus de outras cidades e estados não chegam até a vila. As duas cidades mais próximas são: São Mateus (53 km) e Conceição da Barra (26 km). Se for de ônibus, você precisará pegar um segundo ônibus de Conceição da Barra até Itaúnas. Há poucos horários de ônibus por dia, veja abaixo:

Conceição da Barra – Itaúnas

7:00, 10:30 (apenas 2a e 6a), 12:30, 15:30

Itaúnas – Conceição da Barra

8:00, 11:30 (apenas 2a e 6a), 13:30, 16:30

Em feriados e datas especiais, normalmente, há mais horários de ônibus.Se deseja ir de carro, você precisa saber que de Conceição da Barra até Itaúnas a estrada é de terra, mas é boa. A não ser que caia uma chuva muito forte, não há riscos de ficar atolado. A vantagem de estar de carro é poder seguir a estrada de terra e conhecer várias praias do litoral norte do Espírito Santo e da Bahia.

 

Rua da Vila de Itaúnas

Rua da Vila de Itaúnas

Onde ficar

Itaúnas possui muitas opções de pousadas e com vários preços. Também possui campings e casas para alugar. O ruim é que a grande maioria não está em site de reservas como o Booking. Porém, há algumas boas opções.

Para ver as opções de hospedagens pelo Booking clique aqui.

O site que possui grande parte das opções de hospedagem é o Mapa da Vila Itaúnas . O problema é que no site está apenas o contato, sendo necessário ligar para saber os preços e as características de cada estabelecimento. Mas, é o local onde você terá a maior gama de opções.

itaunas-espirito-santo

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This