Foto: divulgação Bedouin Life Style Camp Jordânia

Um dos lugares mais interessantes da Jordânia é o incrível deserto de Wadi Rum. Famoso por suas colorações alaranjadas e avermelhadas, o deserto, além de possuir paisagens naturais bonitas também é lar dos beduínos. Por isso, passar a noite em um acampamento beduíno faz parte do roteiro da maioria dos turistas e deixa o passeio ainda mais instigante.

Leia também: Wadi Rum, o incrível deserto da Jordânia 

Beduínos

Apesar de ser uma região desértica e com limitações de recursos naturais, como água, o Wadi Rum é habitado há milhares de anos. Vários povos já viveram na região. Entretanto, foram os beduínos que se fixaram por mais tempo e vivem até hoje por lá.

Eu e os beduínos

Beduínos são os árabes nômades, que vivem em várias regiões do Oriente Médio, sobretudo na Jordânia, Arábia Saudita e Egito. Eles são um povo muito antigo, já vivem na região antes mesmo da chegada do islamismo. Com as facilidades da modernidade, eles modificaram um pouco sua vida. Porém, os beduínos vivem de forma nômade, se deslocando entre diversos tipos de regiões, de acordo com a estação do ano. Eles dormiam em tendas e se deslocavam em camelos.

Hoje em dia a vida deles mudou e poucos continuam levando uma vida nômade ou morando em tendas. Por outro lado, sua cultura e estilo de vida organizado em pequenas comunidades continua vivo até hoje. Seu estilo de vida e organização social difere bastante dos habitantes das grandes cidades do Oriente Médio e é justamente essa diferença que chama a atenção dos turistas.

Leia também: Como é o tour ao Wadi Rum, veja dicas e preços 

Vila de Wadi Rum

Para preservar a região, o governo da Jordânia transformou o Wadi Rum em um parque nacional. A entrada, inclusive, é paga, custa $5 JOD. Entretanto, dentro da região do parque existe a Wadi Rum Village (Vila de Wadi Rum). É nessa vila que moram todos os beduínos da região, é de onde saem os tours para o deserto e é onde o ônibus ou o táxi lhe deixará quando você estiver chegando a Wadi Rum.

vila de wadi rum village

Vila de Wadi Rum – Foto: Hiking in Jordan Website (CC BY-SA 2.0)

Acampamentos Beduínos

Para quem deseja dormir em Wadi Rum, a opção são os acampamentos beduínos. O nome “acampamento” pode estranhar algumas pessoas, mas não se tratam de acampamentos de verdade com barracas e tendas. São espécies de chalezinhos simples no meio do deserto. Como já havia dito, os beduínos não vivem nesses acampamentos, eles vivem na Vila de Wadi Rum. Os acampamentos são voltados, exclusivamente, ao turismo.

Bedouin Life Style Camp, meu quarto é o de janela aberta

Existem acampamentos de vários níveis, alguns super simples e outros com um pouco mais de conforto. Mas, não vá esperando uma estrutura ou conforto de hotel. Os acampamentos mais simples possuem banheiro coletivo, sem papel higiênico (cada um precisa levar o seu), nem roupa de cama. O hóspede precisa levar tudo. Já os melhores acampamentos possuem banheiro no quarto e roupa de cama. Porém, nenhum deles possui água quente e a energia elétrica vem através de geradores. Assim, só haverá energia elétrica à noite. Daí, a necessidade de já levar sua câmera e celular carregados.

Jantar

A melhor parte da hospedagem e eu diria até de todo o tour, foi o jantar beduíno. Eles preparam pratos típicos beduínos. Quando fui, prepararam uma carne que a panela é enterrada na areia para cozinhar.

comida do deserto

Carne que é cozida enterrada na areia

Após o jantar, eles cantam músicas típicas, contam como era o jeito nômade beduíno de viver e como são suas tradições culturais, o que é bem interessante. Durante todo o período, antes e depois do jantar, eles servem o tradicional chá beduíno.

Jantar do Bedouin Life Style Camp – Foto: divulgação

Qual acampamento escolher?

Essa é uma pergunta difícil de ser respondida, porque as pessoas escolhem um tour completo, que já está incluído o passeio de jeep/camelo e ainda a hospedagem, que é o acampamento. As refeições, normalmente, estão incluídas no tour.

Dizem que alguns guias individuais, são incríveis, muito bons para explicar e atenciosos, entretanto possuem acampamentos mais simples. Eu visitei através da Bedouin Life Styly Camp, que parece ser a maior empresa de Wadi Rum. Eles possuem um acampamento bem grande e confortável, com banheiro no quarto e cama com roupas de cama. O jantar deles também foi interessante. Porém, não gostei do tour. Eles possuem vários motoristas que fazem o tour e eu não gostei do nosso.

Acampamento Bedouin Life Style – Foto: divulgação

Interior do meu quarto com o banheiro no fundo

Normalmente, as pessoas fecham o passeio no hotel de Petra ou Aqaba e cada hotel possui convênio com um acampamento diferente.Além do acampamento que fiquei, outros que escutei falar são: Bedouin Directions, Wadi Rum Bedouin Camp e Jordan Tracks. Mas, não sei dizer sobre a qualidade deles. Clique nos links que você poderá ver as páginas de cada um com suas respectivas fotos.

Sun City Camp – Foto: divulgação

Outras opções de hospedagens

Apesar da maioria dos acampamentos serem simples, existem também acampamentos de luxo. O Sun City Camp e o Wadi Rum Night Luxury Camp são os principais deles. Para quem procura conforto e está disposto a pagar quase US$200 a diária, essa pode ser uma boa opção. Há também que não durma em Wadi Rum e se hospeda nas cidades turísticas próximas: Aqaba, 70 km e Wadi Musa (Petra) 112 km. Nesses casos, você precisará fazer um bate e volta e dificilmente conseguirá pegar o jantar, que é a parte mais legal do tour!

Leia as nossas outras matérias sobre a Jordânia:

Jordânia: um país acolhedor, seguro e cheio de encantos

A Jordânia é cara? Quanto custa viajar ao país?

Foto de capa: divulgação Bedouin Life Style Camp

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This