Hospedagem em Roma, onde ficar e onde não ficar Itália

Roma é uma grande cidade de 2,5 milhões de habitantes, por isso é bem extensa e possui muitos bairros e regiões. Como a cidade é muito turística, possui hotéis em várias partes da cidade, entretanto, nem todas as regiões vale a pena se hospedar. Para lhe ajudar a escolher o melhor local para se hospedar, escrevi esse texto!

A primeira questão para você escolher qual o melhor local para se hospedar é saber como irá se deslocar dentro da cidade. Se você for utilizar o transporte público, opção que a maioria dos turistas escolhe, é melhor ficar em uma região mais central ou pelo menos próximo ao metrô.

Se você estiver de carro, pode ser uma boa opção ficar em um bairro mais distante do centro, já que os hotéis do centro não costumam ter estacionamento, com exceção dos mais caros. Por outro lado, existem boas opções de hotéis com ótima relação custo-benefício que ficam longe do centro e possuem estacionamento.

Leia também: Quando ir à Roma, veja clima e preços de cada época

Centro Histórico

melhor localização no centro historico roma

Centro histórico – Foto: 迪生 愛 (CC BY-NC 2.0)

O Centro Histórico (foto de capa) é um dos locais preferidos para se hospedar, pois está muito próximo a várias atrações turísticas da cidade. Em termos de localização essa é a melhor opção, já que é possível ir andando para a maior parte dos pontos turísticos da cidade. A região ainda é bem servida de transporte público. Porém, não podemos deixar de falar que a região é mais cheia e, às vezes, até mesmo tumultuada; por isso se você quer tranquilidade, essa não é a melhor opção.

Essa é a região que concentra a maior quantidade de hotéis, mas é também a região mais cara para se hospedar; então para ficar aqui você terá que pagar um pouco mais.

Veja todos os hotéis do Centro clicando aqui.

Trastevere

Bairro romano de Trastevere

Trastevere – Foto: Mario Sánchez Prada (CC BY-SA 2.0)

Trastevere quer dizer “depois do Rio Tevere” e é uma região que está ficando na moda. Ainda não é das mais frequentadas por turistas, mas já possui muitas opções de hospedagens. Para quem quer curtir a noite, essa pode ser uma boa opção, já que o boêmio bairro concentra muitos bares e boates. Quanto a localização, o bairro não está longe, mas também não está tão próximo do centro. Além disso, dependendo da localização do hotel, o barulho da rua pode lhe atrapalhar, por isso indico essa opção para quem pretende aproveitar a noite.

Veja todos os hotéis de Trastevere clicando aqui.

San Giovanni

bairro de San Giovanni roma

San Giovanni – Foto: Peter Carr (CC BY-ND 2.0)

Bairro residencial, San Giovanni fica próximo ao centro e a Estação Termini, mas com uma boa variedade de hotéis e mais sossegado. Por ser uma região mais residencial, é um bairro mais tranquilo, com menor movimentação de pessoas e menos turistas. Por isso, é um bom lugar para quem busca tranquilidade. Mesmo assim, não está longe do centro, sendo possível ir andando se estiver disposto a caminhar um pouco mais. Outra opção é pegar o metrô que possui uma estação no bairro.

Veja todos os hotéis de San Giovanni clicando aqui.

Monti

pedaladas a noite em roma

Fórum Romano, próximo ao bairro Monti – Foto: mark notari (CC BY-NC-ND 2.0)

Monti é o melhor bairro próximo ao Coliseu. Vizinho ao bairro San Giovanni, se desenvolveu mais e possui ruas mais bonitas, além de boa variedade de lojas, restaurantes e bares. É uma opção muito boa para quem gosta de ficar em um bairro interessante, com boas opções de comércio e próxima ao centro. A região não é tão movimentada e ainda os hotéis e restaurantes são mais baratos que no centro histórico. Também possui uma estação de metrô próxima.

Veja todos os hotéis de Monti clicando aqui.

Prati – Vaticano

hoteis em prati roma

Prati – Foto: Nicola (CC BY 2.0)

Bairro próximo ao centro, entretanto do lado oposto, próximo ao Vaticano, o Prati também é um bairro com muitas opções de hospedagens. Localiza-se a cerca de um quilômetro do Vaticano e basta atravessar uma ponte para chegar ao centro, apesar dos pontos turísticos ficarem mais longes. O bairro também conta com uma estação de metrô.Prati é conhecido por ter algumas famosas ruas de compras, por isso a região também conta com boas opções de restaurantes e bares. Essa pode ser uma boa região para quem deseja ficar mais próximo ao Vaticano.

Veja todos os hotéis do Prati clicando aqui.

Estação Termini

hoteis proximos a estação termini

Estação Termini a esquerda – Foto: David McKelvey (CC BY-NC-ND 2.0)

Região mais barata para se hospedar, porém mais feia e largada. Mesmo assim, essa é uma das regiões com maior número de hotéis, não apenas econômicos, mas também de três e quatro estrelas. A região não é muito próxima ao centro histórico, mas é possível ir a pé, se você estiver disposto a caminhar um pouco mais. Entretanto, há uma estação de metrô que facilita o deslocamento.

Essa foi a região em que me hospedei na segunda vez que fui à Roma; não foi por escolha, mas por falta de opção. O voo atrasou, a imigração demorou e o hotel me mandou uma mensagem falando que a recepção fecharia, ou seja, precisei achar outro hotel em cima da hora e durante a noite. Não achei a região ruim, apesar de não ser das melhores. Se você pretende gastar um pouco mais é melhor ficar em outra região, porém se o objetivo é economizar, pode ser uma boa opção.

Veja todos os hotéis da Estação Termini clicando aqui.

Leia também nossas outras matérias sobre a Itália:

Roma, uma cidade intensa e cheia de encantos

É caro viajar para a Itália? Veja quanto custa uma viagem à Roma

Melhores meses para viajar à Itália

Atrações de Roma, veja preços e quanto tempo necessário


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This