Halong Bay, a incrível baía do Vietnã Vietnã

Halong Bay é o principal destino turístico do Vietnã. Essa interessante baía, além de ser um local paradisíaco, é um dos mais lindos cenários naturais de toda a Ásia e um dos destaques do sudeste asiático.

Halong Bay, que significa “baía onde o dragão desceu”, é um arquipélago com cerca de 3000 pequenas ilhas. Segundo uma lenda local, para proteger o Vietnã da invasão estrangeira os deuses enviaram uma família de dragões que jogaram pedras de jade no mar. Essas pedras se transformaram em ilhas, formando uma barreira contra os invasores. A história é interessante, mas as pedras calcárias, na realidade, se formaram no fundo do oceano e com a ação do mar e dos ventos adquiriram esse formato cônico. Uma ação de milhões de anos e que resultou em um cenário único no mundo!

Por sua peculiaridade, a baía se transformou em Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1994, o que levou ao considerável aumento do turismo internacional na região. Outro fator que contribuiu para facilitar e desenvolver o turismo é a sua proximidade com Hanói, pois Halong Bay fica a apenas 150 km de distância da capital.

Veja hotéis em Hanói clicando aqui.

Turismo

Para conhecer essa famosa baía, você precisará fazer um passeio de barco. Há passeios diurnos nos quais você passa o dia lá, entretanto o mais comum e interessante é conhecer a baía através de um cruzeiro. Mas, não pense que os cruzeiros são em transatlânticos. Em Halong Bay há apenas barcos vietnamitas, de tamanhos médios, de 3 ou 4 andares construídos de madeira. Muitos deles possuem velas típicas vietnamitas, que quando abertas dão um charme às embarcações. Apesar dos tamanhos dos barcos serem parecidos, há desde embarcações mais simples até barcos de luxo que são verdadeiros hotéis cinco estrelas.

halong-bay

Foto: Jos Dielis (CC BY 2.0)

baia-de-halong

Foto: Olaf Kellerhoff (CC BY-NC 2.0)

Cruzeiros

Fazer um cruzeiro em Halong Bay será uma experiência incrível e muito recomendada. Me encantei com o cruzeiro e foi o passeio que mais gostei em minha viagem pela Tailândia, Camboja e Vietnã. Halong Bay é um lugar lindo e o cruzeiro combina muito bem com todo o cenário ao seu redor, inclusive pode ser um ótimo destino de lua de mel. Mesmo os barcos de nível médio, possuem quartos aconchegantes e banheiros confortáveis, parecidos com instalações de hotéis.

Leia também: Como escolher o cruzeiro em Halong Bay?

como-e-o-cruzeiro-em-halong-bay

Mesa no deck do barco

Porém, não apenas os casais desfrutam desse passeio. Há algumas empresas que fazem cruzeiros voltados para solteiros, em que há uma festa a bordo e atividades para interagir os passageiros como karaokês. Esses são cruzeiros mais raros, mas existem, como o Party Cruise.

O cruzeiro mais comum é o de dois dias e uma noite. Entretanto, também existem cruzeiros de duas e de até três noites. Para quem tem menos tempo e dinheiro, há o cruzeiro, que prefiro chamar de passeio de barco, de um dia. O problema dessa opção é que se gasta mais tempo na estrada do que no próprio barco. Para você ter uma ideia dos valores, um cruzeiro de dois dias e uma noite de nível médio custa entre US$100 e US$130 por pessoa. Para saber mais leia o post Cruzeiro em Halong Bay, quantos dias ficar no paraíso?

passeio-halong-bay-vietna

Sunset Party, vinho e frutas para ver o pôr do sol

cruzeiro-halong-bay

Pôr do sol em Halong Bay

Água do mar

Apesar do mar em Halong Bay ser bonito, com uma cor esverdeada, a água não é muito limpa. Halong Bay está muito próxima à capital Hanói uma cidade muito industrializada e do Porto de Haiphong e no Vietnã não se tem a devida preocupação com o meio ambiente. Por isso, em algumas partes de Halong Bay é possível ver lixo boiando. Há inclusive alguns locais em que a água é imprópria para banho, mas em outros não há problema em nadar. Mas no geral, as pessoas não entram no mar.

mar-do-vietna

Não é comum as pessoas nadarem no mar de Halong Bay. Foto: Jos Dielis (CC BY 2.0)

Como chegar

Halong Bay está localizada na cidade litorânea de Halong, a 150 km da capital vietnamita e a viagem dura em média 3:30 horas. Parece demasiado o tempo de deslocamento tendo em vista que essa estrada é de ótima qualidade. Entretanto, o limite de velocidade da estrada é baixo, em torno de 60 km/h. E, segundo nosso guia, se passar do limite de velocidade é certeza de levar multa. Parece um limite muito pequeno para uma autoestrada, mas se você soubesse como é o trânsito do Vietnã, iria compreender, para saber mais leia o texto O caótico e maluco trânsito da cidade de Ho Chi Minh.

No preço dos cruzeiros está incluído a van ou o ônibus que te levará até Halong. A van nos buscou às 8:00 horas. No caminho, há uma parada de 30 minutos em uma grande lanchonete, que também vende produtos locais, mas tudo era muito caro! Chegamos ao porto às 12:30 horas, pois esse é o horário que os passageiros que estavam no cruzeiro saem do barco e pegam a mesma van para voltar à Hanói.

passeio-de-barco-vietna

Quando ir

Essa é uma questão fundamental na hora de decidir o período de sua viagem, pois fará toda a diferença no seu passeio. Podemos dizer que Halong Bay possui um período de calor e outro de frio. O período de calor, que coincide com a alta temporada, é entre maio e setembro, porém esse também é o período que mais chove. As chuvas se concentram entre maio e agosto. Porém, como nesta época é comum as temperaturas passarem dos 30ºC, se ocorrer uma chuva passageira, não atrapalhará demasiadamente o seu passeio. Já o inverno é o período com menos incidência de chuvas, mas também mais frio. Em janeiro e fevereiro, por exemplo, a temperatura média é de 18ºC.

cruzeiro-vietna

Entardecer em Halong Bay – Foto: Fiona Thomson (CC BY-NC-ND 2.0)

Dicas

  • Apesar das refeições estarem incluídas nos cruzeiros é sempre bom levar alguma comidinha, para um lanche da manhã ou da tarde.
  • No geral, os barcos oferecem quartos apenas para duas pessoas. Mas, negociando na agência de turismo, eles entram em contato com a empresa e olham a viabilidade de colocar uma terceira cama no quarto. Entretanto, o valor será quase o mesmo por pessoa.
  • O melhor lugar para comprar o passeio é em uma agência de viagens em Hanói.

Leia nossos outros textos do Vietnã

Ho Chi Minh a cidade comunista que virou cosmopolita

Principais pontos turísticos de Ho Chi Minh

Existe fast foods em países comunistas?


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This