Foz do Iguaçu: quando ir e onde ficar Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos do Brasil.  A cidade, famosa pelas Cataratas do Iguaçu, possui outros atrativos e é uma boa opção de turismo nacional. Para planejar melhor sua viagem, veja abaixo nossas dicas de quando ir e onde se hospedar.

Quando ir

Foz do Iguaçu tem turismo o ano inteiro. Apesar de possuir momentos de alta e baixa temporada, o que mais faz a diferença na viagem é como você encontrará as quedas d’águas das Cataratas!

No verão, a temperatura é mais alta, com médias de 26º C. Nesse período, o Rio Iguaçu está cheio e há muito mais água jorrando das quedas, então você verá a grandiosidade e a força das águas. Essa foi a época que fui e é, realmente, impressionante as quedas d’águas em seu potencial máximo. O problema é que em alguns locais as quedas d’águas são tão fortes, que sobe muito vapor d’água e atrapalha a visão. Alguns locais parecem que estão com neblina, devido a grande quantidade de vapor d’água.

Já no inverno, as temperaturas ficam por volta de 18º C. Nessa época, o Rio Iguaçu está mais vazio e a quantidade de água que cai é muito menor. O lado positivo disso é que você verá com mais definição as quedas d’águas. Pessoas que já foram nas duas épocas dizem que apesar de diferentes, os dois períodos são igualmente interessantes.

Com relação as chuvas, é na primavera e no verão que elas ocorrem. Os meses mais chuvosos são setembro e outubro. Já no inverno, a possibilidade de chover é menor. Mas, independente das chuvas, o vapor d’água pode molhar, por isso quem não deseja molhar nada precisa levar uma capa de chuva.

Se você quiser fugir dos períodos em que a cidade fica mais cheia, evite os meses de férias escolares: janeiro, julho e dezembro, além dos feriados.

Cataratas com as quedas d'águas cheias

Cataratas com as quedas d’águas cheias

Onde se hospedar

Em Foz do Iguaçu, ao contrário de outras cidades turísticas, há apenas duas regiões para se hospedar: centro e estrada. A área central é a mais tradicional e é onde ficam os hotéis mais baratos. O bom do centro é a facilidade de se locomover, pois há ônibus e táxis em mais abundância. Outra vantagem é a variedade de restaurantes e lojas que se encontram a uma curta distância.

Para encontrar hotéis no Centro clique aqui.

A outra opção é a Avenida das Cataratas, que na verdade é uma estrada. É nessa parte que ficam os hotéis mais novos, sofisticados e que possuem as melhores estruturas de lazer. Se você está procurando conforto, luxo e lazer essa é a melhor opção, já que os hotéis do centro são mais antigos e possuem áreas menores. Para saber mais sobre esses hotéis, veja a seleção que fizemos para você: Do luxo a resorts, conheça os melhores hotéis de Foz do Iguaçu.

O problema da Avenida das Cataratas é que você fica isolado. Não há nada perto e você precisará de transporte para tudo, inclusive para se alimentar, caso decida não comer no restaurante do hotel.

Para encontrar hotéis na Avenida das Cataratas clique aqui (não há uma classificação exclusiva para essa avenida, esse link é de toda Foz do Iguaçu, mas a grande maioria dos hotéis estão na Avenida das Cataratas).

Se formos comparar apenas a região, prefiro muito mais o centro que a Avenida das Cataratas. Mas, dependendo do nível de sofisticação e lazer que você procura, não encontrará esse tipo de hotel no centro.

quando-ir-foz-do-iguacu

Av das Cataratas – Foto de: Deni Williams (CC BY 2.0)

Indicação de hospedagem: Hostel Che Lagarto

Para quem quiser uma dica de um hotel com um bom preço e bem localizado, indico o Che Lagarto Hostel, que também é conhecido como CLH Suítes. Esse foi o hostel que fiquei hospedado em Foz do Iguaçu e gostei. Apesar de ser um hostel, ele possui mais cara de hotel. Os quartos não possuem luxo, mas são limpos e contam com TV e frigobar. O café da manhã possui uma boa variedade de itens, muito melhor que o café de um hostel tradicional. Há também uma área de convivência, com sinuca, várias mesas, computadores com acesso a internet e um mini-bar. O CLH está localizado a apenas 500 metros do Terminal de Transportes Urbanos, que possui ônibus para vários lugares, inclusive para as Cataratas do Iguaçu.

onde-fica-em-foz-do-iguacu

Quarto do Hostel Che Lagarto

foz-do-iguacu-quando-ir-e-onde-se-hospedar

Café da manhã do hostel

Para saber os preços das diárias e fazer reserva clique aqui.

Hospedagem em Puerto Iguazú

Também há a opção de se hospedar em Puerto Iguazú, a cidade argentina vizinha a Foz do Iguaçu. Essa opção só vale a pena se você tiver mais tempo disponível. Apesar da cidade argentina ter uma noite famosa, muitas opções de bares legais e bons restaurantes, a maior parte das atrações turísticas estão no lado brasileiro. Isso pode atrapalhar a logística da sua viagem. Além disso, a cidade argentina é muito menor que a brasileira, por isso conta com menos opções de hotéis. Mas, se tempo não for problema, você pode escolher ficar alguns dias em Puerto Iguazú.

Para encontrar hotéis em Puerto Iguazú clique aqui.

Leia também nossas outras matérias sobre Foz do Iguaçú e Puerto Iguazú:

– Cataratas do Iguaçu: diferenças entre o lado brasileiro e o lado argentina

– Cataratas do Iguaçu, lado brasileiro

Cataratas do Iguaçu, lado argentino

– Roteiro de Foz do Iguaçu para 2, 4 e 6 dias

– Foz do Iguaçu: dois restaurantes legais para jantar e outras opções


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This