InícioGuatemalaAntiguaSubindo Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala

Subindo Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala

O Vulcão Pacaya, próximo de Antigua na Guatemala, é uma grande atração turísticas. Subir esse vulcão é uma das atividades que os turistas mais gostam de fazer no país.

Subir um vulcão não é daquelas atividades que você faz todo dia. Mas vale a pena fazer, pelo menos, uma vez na vida! Se o vulcão estiver ativo melhor ainda, mais emocionante será a subida! Mas, não se preocupe, pois erupções são previstas com um tempo razoável de antecedência. Só não me pergunte quanto tempo, pois é o tipo de informação que eu prefiro não ficar sabendo!

Vulcões na Guatemala

A Guatemala, famosa por suas ruínas maias, possui 33 vulcões. Três deles estão ativos: Santiaguito, Fuego e Pacaya. O mais turístico deles é o Pacaya, mais baixo e fácil de subir que o Fuego e mais bonito que o Santiaguito.

Porém, o que faz do vulcão Pacaya ser o mais procurado pelos turistas é sua proximidade com a capital Cidade da Guatemala e com Antigua, antiga capital e cidade mais turística do país.

Parque Nacional Pacaya

O vulcão fica dentro de uma área protegida, chamado de Parque Nacional do Vulcão Pacaya e da Lagoa de Caldeiras. O parque é grande, possui 2.200 hectares e foi criado em 1963.

O Parque Nacional possui um site, que apesar da navegabilidade ser ruim, possui várias informações interessantes como histórico de erupções, recomendações e valor de entrada.

Para entrar no parque apenas acompanhado de um guia local credenciado. Por isso, a maioria dos turistas estrangeiros que visita o vulcão chega através de um tour.

Tour guiado

O Vulcão Pacaya fica próximo de Antigua, 49 km, uma hora e meia de van. A Cidade da Guatemala fica, praticamente, a mesma distância do vulcão, a 51 km.

O jeito mais comum de subir o Pacaya é através de um tour, organizado pelas agências de turismo de Antigua ou da Cidade da Guatemala.

Há tours pela manhã e pela tarde, mas os horários não são dos melhores. Ou você madruga para ir pela manhã 6:00 às 12:00 horas, ou sai a tarde e pega o friozinho da noite 14:00 às 20:00 horas.

Há duas opções de contratar o tour, reservando quando chegar na Guatemala, como foi meu caso que reservei em Antigua ou  reservar pela internet. O tour não é caro, entretanto, a entrada no parque, normalmente, não está incluída.

O guia que é local, conhece muito a região e o vulcão, mas muitos não possuem treinamento de guia. O nosso guia só falava as informações se fosse perguntado.

vulcão-Pacaya

Subindo o Vulcão

Como acordar cedo não é o meu forte, decidimos ir de tarde! Uma van nos pegou no hotel, mas ela saiu meia hora atrasada e isso gerou um transtorno no final do tour, mas isso conto depois.

Da entrada do parque até o vulcão é uma caminhada de 3,5 km e demora cerca de 1h30min a subida. Mas, não é uma caminhada muito difícil, mesmo quem é sedentário consegue fazer.

Porém, se você achar que não dará conta de subir andando, pode alugar um cavalo. Os donos dos cavalos os levam até a metade do caminho, porque a experiência já lhes mostrou que muita gente só percebe que não dá conta no meio da subida.

O mais difícil são os primeiros quinze minutos, pois a ladeira é mais íngreme, depois fica mais tranquilo! A maior parte do trajeto se faz em meio a mata, em que há sombra. Mesmo assim, paramos algumas vezes para todo mundo descansar. Apesar de todo o grupo ser jovem, a caminhada é cansativa!

pacayaDepois de uma hora e meia chegamos ao vulcão! O visual é lindo! Há apenas rochas pretas que são lavas vulcânicas solidificadas. A última erupção ocorreu em 2014. No começo era possível ver a lava derretida vermelha, mas pouco tempo depois ela se solidificou.

Porém, em alguns lugares as rochas continuam quentes. Nessas partes damos uma parada para assar marshmallows, que o próprio guia leva.

Assando marshmallows no vulcão Pacaya.
Assando marshmallows no vulcão Pacaya.

O Pacaya possui 2552 metros de altitude, porém como o vulcão está ativo, não é possível subir até o topo. Entretanto, até onde vamos é bem alto e é possível ver o sol aproximando do horizonte ao lado de outro vulcão, o vulcão Água. É uma vista muito bonita!

A descida é mais rápida, demora aproximadamente 40 minutos. Como chegamos tarde, todo o percurso atrasou. Na volta, os últimos minutos andamos no escuro, não dava nem para ver onde estávamos pisando. Mas, todos chegamos bem da aventura!

Só depois que eu descobri que no site do Parque Nacional Vulcão Pacaya é recomendando levar uma lanterna se fizer o tour à tarde. Mas ninguém do meu grupo levou.

por-do-sol-pacaya
Pôr do sol atrás do vulcão Água, visto do Vulcão Pacaya

Dicas

  • Levar água, a administração do parque recomenda levar 1 litro de água.
  • Leve um lanchinho também, pois até voltar para o hotel vai dar fome.
  • Se o tempo estiver ruim é melhor não ir, pois em dias nublados não é possível ver o vulcão.
  • Se tiver risco de chover, leve capa de chuva.
  • Vá com um tênis confortável propício a caminhada.
  • Leve um casaco, pois lá em cima venta muito.

Pacaya

Leia também os outros posts da Guatemala:

-Antigua, a Ouro Preto da Guatemala

-Semuc Champey, as maravilhosas piscinas naturais da Guatemala

Felipe Zig
Felipe Zighttps://www.abraceomundo.com/
Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui