- Foto: Topdog1 (CC BY-NC-ND 2.0) Israel

Israel possui várias “praias” do Mar Morto, de diferentes estilos e preços. Entretanto, não existe local mais indicado para dar uma mergulhada, ou melhor, flutuada, do que Ein Bokek.

Ein Bokek é a praia mais famosa, turística e cheia do Mar Morto. Está localizada na região sul do Mar Morto, a 116 km de Jerusalém e a 170 km de Tel Aviv. Bem mais distante que as praias do extremo norte: Kalia Beach, Biankini Beach e Neve Midbar Beach, que estão a 46 km de Jerusalém. Porém, vale a pena gastar mais um tempo de deslocamento para chegar até Ein Bokek, porque além da praia ser pública, sua estrutura é muito boa!

Para saber mais sobre as demais praias do Mar Morto, leia o texto: Onde visitar e se hospedar no Mar Morto em Israel

Ein Bokek possui praia pública, em que o acesso é gratuito, mas também possui hotéis de luxo. O que é mais interessante é que esse local agrada diferentes tipos de público, tanto o turista que gosta de luxo quanto o turista econômico e o mochileiro.

praia de Ein bokek mar morto

Praia pública de Ein Bokek

Praia

Existem dois tipos de praias em Ein Bokek: praias privativas de hotéis e a praia pública. Alguns hotéis possuem praia privativa: Hod Hamidbar Hotel, Crowne Plaza, Hotel Spa Club e Daniel Hotel. Ou seja, os hóspedes dos demais hotéis também utilizam a praia pública, por isso ela é tão bem conservada e bonita. A praia pública possui banheiros, mini-vestiários, duchas de água doce, salva-vidas, sombras e areia, que é colocada artificialmente. Também há restaurantes, mercadinho e uma loja de produtos cosméticos do Mar Morto. Porém, tudo é caro por lá; por isso, se o objetivo é economizar, é bom levar um lanche.

Praia pública de Ein Bokek

Uma das vantagens de Ein Bokek é que a praia se mantém igual, porque o nível da água não diminuiu por lá. Não sei se você sabe, mas o Mar Morto está secando. Seu volume da água diminui cerca de 1 a 1,5 metro por ano. Por isso, as praias do norte estão sempre mudando. Já em Ein Bokek não acontece isso, porque existem bombas que jogam água no local, para manter o nível do mar.

Leia também: Mar Morto, o que saber antes de ir 

Lama Negra

A maior desvantagem de Ein Bokek é que a praia não possui aquela famosa lama negra natural. Várias outras praias possuem essa lama, que os próprios banhistas pegam e passam no corpo. Em Ein Bokek você também verá muitos banhistas utilizando a lama negra, mas é preciso comprá-la! Ela vem em uma embalagem plástica, o que acaba tirando o encanto, já que é bem diferente você tirar a lama do fundo do mar ou comprá-la em uma loja.

lama negra no mar morto

Lama negra – Foto: alexandre nakonechnyj (CC BY-NC 2.0)

Como Chegar

A forma mais comum de chegar a Ein Bokek é de ônibus. Os ônibus 444 e 486 da empresa Egged saem de Jerusalém e vão até a parte sul do Mar Morto, passando em Ein Bokek. A passagem custa $37,50 NIS e demora cerca de 1h30min. Há vários horários por dia e não é necessário comprar a passagem com antecedência. Evite viajar no sábado, porque é dia do Sabbath, o descanso semanal, onde muitas lojas fecham e há limitação no transporte público.

Onde Ficar

Ein Bokek possui cerca de dez hotéis. A grande maioria são hotéis de luxo, cada um com piscina, restaurante e spa moderno e confortável. Um hotel por lá não sairá por menos de R$450 a diária. Por isso, muita gente prefere ficar em Jerusalém e fazer um day trip no Mar Morto, que ainda inclui um passagem por Massada. Outra opção, seria ficar em Arad (Massada), que está a 32 km de Ein Bokek. Se seu intuito é dormir por lá, dê uma olhada nessa matéria para te ajudar a escolher o hotel onde se hospedar: Mar Morto, onde ficar em Ein Bokek.

Para ver os preços dos hotéis em Ein Bokek e fazer a reserva clique aqui.

Hotéis em Ein Bokek – Foto: xiquinhosilva (CC BY 2.0)

Foto de capa:  Topdog1 (CC BY-NC-ND 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This