Foto: Nattu (CC BY 2.0) Lua de Mel

A lua de mel é uma das viagens mais marcantes na vida de qualquer pessoa. Afinal, você está começando uma vida a dois. Por isso, todo mundo quer que essa viagem seja incrível! Para que ela seja fantástica, você precisa programá-la e planejá-la bem. Para lhe ajudar nessa função, fizemos uma lista de dicas para auxiliar no planejamento.

Confira nossas dicas para você planejar uma boa viagem: Como planejar uma viagem por conta própria ao exterior

Planeje com antecedência

Qualquer viagem que você deseje que seja especial, precisa ser programada com antecedência, pensando nos detalhes. Pesquisar leva tempo e como você já estará bastante ocupado(a) com o planejamento do casamento, é preciso tomar cuidado para não deixar a programação da lua de mel para a última hora, principalmente, se você estiver viajando na alta temporada de um determinado destino. Pense que você desejará ficar no hotel escolhido e não em um daqueles que ainda tem vagas, porque os hotéis com melhor custo-benefício são os que acabam primeiro.

Planeje de acordo com seu orçamento

Não adianta fazer grandes planos que não cabem no seu bolso. Defina um orçamento e comece a pesquisar o que caberá nele. Fazer uma viagem mais cara do que você pode pagar, gerará uma dívida, ou pior ainda, você compra as passagens, paga o hotel e não sobra dinheiro para fazer os passeios, nem comer em um lugar diferente.

Escolha um destino que agrade os dois

A lua de mel é uma viagem do casal, logo precisa ser um destino que os dois gostem. Escolher um destino que seja do gosto de apenas um, pode gerar desconforto na outra pessoa, o que acaba atrapalhando a viagem. Se uma das pessoas odeia praia, essa não será uma boa opção de destino. Então, é sempre bom conversar bem antes de escolher o destino, o que vocês querem encontrar na lua de mel: conforto e relaxamento, aventura e esportes radicais, passeios interessantes, um pouco de cada coisa… Existem destinos que possibilitam fazer várias atividades, o que pode ser bem versátil para casais que possuem gostos diferentes.

Leia também: Viagem romântica, veja destinos inusitados para lua de mel no exterior

Planeje de acordo com o tempo disponível

Essa é uma dica que parece básica, mas muita gente se esquece na hora de programar uma viagem. Se você tem apenas uma semana para a sua lua de mel, não adianta querer ir para um destino longe, como a Tailândia ou o Taiti. Os voos são longos, com conexões que podem demorar e ainda é preciso se acostumar com o fuso horário.

Outra dica é não querer visitar muitas cidades em um curto espaço de tempo, pois você precisa gastar mais tempo aproveitando o local e não viajando.

casal em lua de mel praia

Foto: Natesh Ramasamy (CC BY-NC 2.0)

Seja original

Não é porque todos os seus amigos foram para os mesmos lugares, que você também precisará ir. Um destino que proporcionou uma viagem incrível para eles pode não funcionar para você, porque as pessoas são diferentes e possuem gostos diferentes.

As grandes empresas de turismo, como a CVC, só vendem viagens para os destinos mais tradicionais, que possuem maior fluxo de pessoas. Se você quiser viajar para um local exótico, precisará buscar informações em outros meios. Não é difícil planejar uma viagem por conta própria, principalmente se for ficar em apenas um ou dois destinos. Em muitos casos é preciso reservar apenas a passagem e o hotel, sendo os passeios fechados no próprio local.

Pesquise sobre o destino

Essa é uma das dicas mais importantes! É preciso pesquisar bem para onde você está viajando e como é o clima; caso contrário, corre o risco de você viajar bem no período de chuvas intensas. Alguns destinos podem ser visitados em qualquer época do ano, sendo o clima um pouco melhor ou pior em determinado período. Outros destinos são sazonais, ou seja, precisam ser visitados em determinados períodos, como os Lençóis Maranhenses que só possuem águas nas lagoas em uma determinada época do ano. Existem casos ainda piores, como viajar para o Caribe na temporada de furações.

casal em lua de mel londres

Foto: Shaherald Chia (CC BY-ND 2.0)

Conte a todos que é a sua lua de mel

Não tenha vergonha, conte a todos que é a sua lua de mel. Não apenas pessoalmente, mas também escreva nas reservas do hotel, em formulários de passeios e em todas as atividades que for fazer. Você pode estar pensando se essa não é uma atitude exibicionista ou mesmo se não cobrarão mais caro de você. Porém, digo que não! Ser a sua lua de mel pode abrir portas de uma maneira que você não imagina. As pessoas podem ser mais flexíveis e atenciosas com os recém-casados. Os hotéis podem escolher um quarto melhor, fazer uma decoração especial, ou mesmo fazer um upgrade gratuito de quarto. Os restaurantes também podem te dar uma atenção especial ou mesmo um brinde.

Reserve com o nome de solteiro

Algumas pessoas ao casarem, alteram seu nome incluindo o sobrenome do cônjuge. Se esse é o seu caso, saiba que o nome na reserva deve ser o mesmo que estiver no documento que você apresentará na viagem. Como a maioria das pessoas casam no civil muito próximo a data da lua de mel, não dá tempo de tirar novos documentos. Por isso, faça as reservas com o nome de solteiro para evitar qualquer dor de cabeça.

Foto de capa: Nattu (CC BY 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This