conheca-bogota-a-cidade-que-e-o-coracao-da-colombia Colômbia

Bogotá é a capital e o centro financeiro da Colômbia. Entretanto, se engana quem pensa que a cidade é destino apenas de turismo de negócios. Bogotá é uma cidade histórica com vários museus, um belo mirante, uma Catedral de Sal e um centro histórico muito interessante. Por isso, tem atraído cada vez mais turistas estrangeiros.

Bogotá é uma cidade interessante, mas não é nem de longe a principal atração que leva os turistas estrangeiros à Colômbia. Os destinos que mais atraem os turistas são Cartagena das Índias e San Andrés. Porém, como muitos voos fazem escala em Bogotá, vale a pena ficar alguns dias na cidade para poder conhecer os encantos da capital colombiana.

Leia também: Onde ficar em Bogotá, conheça os 4 melhores bairros

Igreja do Carmo – Foto: Marcelo Druck (CC BY-NC-ND 2.0)

Pontos turísticos

Bogotá é uma cidade grande, com 7 milhões de habitantes. Contudo, a maior parte dos pontos turísticos fica concentrada no centro da cidade, o que ajuda no deslocamento.

O centro histórico é chamado de La Candelaria e é um lugar interessante e bonito. Os principais museus localizam-se nesta parte da cidade. Também é lá que estão as igrejas históricas e a Praça Bolívar (foto de capa), onde ficam o Palácio Presidencial, o Congresso, o Palácio de Justiça e a Catedral.

Leia também: Os 8 principais pontos turísticos de Bogotá

Praça Bolívar

Como se deslocar

Bogotá possui um eficiente sistema de BRT (Bus Rapit Transit) chamado TransMilenio. Essa é uma opção rápida e barata para se locomover. Os táxis da cidade também possuem bons preços, mas é preciso tomar alguns cuidados para não cair em nenhum golpe. Para saber mais como se locomover em Bogotá leia o post: Como se deslocar em Bogotá: BRT, táxi, Uber ou bike.

Trânsito de Bogotá – Foto: Claudio Olivares Medina (CC BY-NC-ND 2.0)

Quando visitar

Bogotá é uma cidade fria, está a 2600 metros de altitude e sua temperatura média não passa de 18°C a maior parte do ano, mas pode ser bem menor no inverno. É um clima muito diferente de Cartagena. Quando fui à Colômbia, em Maio, peguei 10°C em Bogotá e 33°C em Cartagena, tudo isso na mesma semana. Por isso, se deseja visitar as duas cidades, saiba que precisará levar diferentes tipos de roupas.

Já com relação às chuvas, elas se concentram de Março a Maio e de Outubro a Novembro.

Rua do cetro histórico – Foto: Liz (CC BY-NC 2.0)

Como chegar

A principal companhia aérea que voa para a Colômbia é a Avianca. Essa empresa aérea colombiana que possui filiais em outros países da América Latina, como no Brasil, possui seu principal hub em Bogotá. Por isso, se você quiser visitar Cartagena ou San Andrés, provavelmente, precisará fazer escala em Bogotá. Então, aproveite para fazer um stopover na cidade.

Além da Avianca, há outras duas companhias aéreas que voam do Brasil para a Colômbia: Latam e Copa, sendo que essa última faz escala na Cidade do Panamá.

Para se deslocar dentro da Colômbia você possui duas opções principais: ônibus e avião.  Para saber mais sobre deslocamentos, leia o post: Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro? Recomendo viajar de avião dentro da Colômbia, pois é possível achar passagens com bons preços, seguindo algumas dicas simples que conto aqui: Viajar de avião na Colômbia, todas as dicas que você precisa.

Dicas

  • O almoço em Bogotá vai até mais tarde, é normal os restaurantes servirem refeições das 12:00 às 15:00 horas.
  • Há um centro de informação turística na Praça Bolívar, onde você ganha um mapa e os funcionários te explicam muito bem os principais pontos turísticos e como chegar por conta própria a todos eles, inclusive à Catedral de Sal.

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia

7 dicas essenciais sobre a Colômbia

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

San Andres a incrível ilha do caribe colombiano

Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This