Conheça a noite de Itaúnas, a capital do forró Espírito Santo

Itaúnas é uma pequena vila no norte do Espírito Santo, mas não se intimida pelo tamanho, pois apesar de ser pequena, sua noite é muito animada e cheia. Itaúnas possui apenas 2 mil habitantes, porém na alta temporada recebe milhares de pessoas. Isso pode ser constatado por suas casas de shows, porque a maior delas comporta 2 mil pessoas, é como se a vila inteira coubesse ali dentro.
E quem chega em Itaúnas quer apreciar o seu forró pé-de-serra. O gênero musical é o mais popular na cidade e está presente nas festas e nos shows. Pessoas vão de longe para participarem das festas com forró e as bandas adoram tocar na cidade. Além disso, acontece na vila o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, que leva bandas de todo o Brasil e grande público à cidade. Por essas e outras que podemos considerar Itaúnas como a capital do forró. Há inclusive uma música da banda Chama Chuva que descreve como é o forró na cidade, a música se chama Forró de Itaúnas e um dos trechos dela diz: “Itaúnas é famosa pelo modo de dançar; Dança pobre, dança rico, dança até o sol raiar; Dança mineiro, carioca, capixaba e paulista; Dança cabra muito feio, muita menina bonita”.

Leia também: Itaúnas, cidade das dunas e do forró

Leia também: Itaúnas: quando ir, como chegar e onde ficar

forró de Itaúnas

Foto: Alejandro Orjuela Álvarez (CC BY-NC 2.0)

O reggae é outro ritmo musical presente na cidade. Apesar de ser bem menos tocado que o forró, é outro ritmo facilmente encontrado na noite. Há inclusive um Festival de Reggae, muito menor que o de forró, mas que leva turistas à cidade e acontece em um feriado prolongado do segundo semestre.
Apesar de Itaúnas ficar muito próxima à Bahia, a apenas 15 km da divisa, o axé music não é um ritmo que você escutará na vila. Presente em outras cidades capixabas próximas como Conceição da Barra, o axé não conseguiu entrar em Itaúnas que se manteve fiel às suas origens. E isso se reflete no tipo de público que procura a cidade em função de sua noite: jovens, apreciadores de forró e com estilo casual. Dificilmente você encontrará alguém utilizando tênis ou sapato na balada, mulheres vão de sapatilha ou rasteirinha e homens de chinelo.

Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit)

Criado em 2000, o Festival Nacional de Forró de Itaúnas é um concurso de bandas de forró. O evento acontece todos os anos no mês de julho e leva bandas de todo o Brasil à Itaúnas. A cidade fica cheia e animada nessa época. Diferente de janeiro, durante o festival a maior parte dos turistas é jovem, que apreciam o forró e estão lá justamente por causa do Festival.

Casas de Show

Bar Forró de Itaúnas

O Bar Forró é a casa de shows mais tradicional de Itaúnas. Fundado em 1989, o bar cresceu e hoje é referência na cidade. O nome do bar não é por acaso, no Bar Forró tocam apenas bandas de forró e é lá que acontece o Festival Nacional de Forró. O bar é grande, bonito e bem conservado. O local tem capacidade para 1500 pessoas e só funciona em janeiro, carnaval e julho.

bar-forro-de-itaunas

Bar Forró – Foto: Forró de Itaúnas – Bar do Forró

Buraco do Tatu

O Buraco do Tatu é a maior casa de show de Itaúnas, com capacidade para 2 mil pessoas. No local, além de tocar forró também toca reggae e é lá que acontece o Festival de Reggae. O Buraco do Tatu fica na mesma rua do Bar Forró a apenas 20 metros de distância. Apesar de maior, o Buraco do Tatu não é tão bem conservado e bonito quanto o Bar Forró.

casas de shows de dunas de itaúnas

Foto: Buraco do Tatu

Café Brasil Itaúnas

O Café Brasil é o menor das três casas de shows da cidade, com capacidade para 200 pessoas. Devido ao seu tamanho reduzido, abre o ano inteiro. Funciona todos os sábados, feriados e na alta temporada. Durante o Festival de Forró, o Café Brasil torna-se uma matinê, abre das 17:00 às 22:30 horas e funciona antes dos shows do Bar Forró começar. Assim como no Bar Forró, no Café Brasil só tocam bandas de forró.

Café Brasil

Café Brasil

Bar da Ponte

O Bar da Ponte é um pequeno bar com música ao vivo. O bar é aberto, não possui cercas ou muros, por isso não se paga para entrar e também não há cobrança de couvert artístico. Como há poucas mesas e cadeiras, a maior parte das pessoas ficam em pé. O principal gênero musical do bar é o reggae, mas também se toca forró. O bar abre todos os finais de semana e feriados.

Bar da Ponte

Bar da Ponte

Procura hotéis em Itaúnas? Ache aqui!

Foto de capa de: Bar Forró de Itaúnas

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This