Foto: Susanne Nilsson (CC BY-SA 2.0) Lifestyle / Lua de Mel

O pedido de casamento é um dos acontecimentos mais marcantes na vida de uma mulher. Por isso, muitos homens capricham ao realizar o pedido. E, você que gosta de viajar, pode combinar uma viagem à praia com o pedido. Porém, será necessário tomar alguns cuidados para tudo dar certo e ainda não estragar sua viagem. Para ajudar no seu planejamento darei várias dicas que serão fundamentais.

Leia também: Viagem romântica, veja destinos inusitados para lua de mel no exterior 

Por que fazer o pedido na praia?

Cada vez mais as pessoas estão tentando fazer algo diferente em relação ao pedido de casamento tradicional. Há várias ideias interessantes na internet, como fazer o pedido através de um vídeo, em baixo d’água, com caça ao tesouro, etc.

A praia é um local muito agradável e romântico, principalmente para quem não vive em cidades litorâneas. Entretanto, características próprias da praia como o vento, a falta de infraestrutura e a ausência de luz artificial podem tornar a sua ideia uma tarefa mais difícil. Mas, o pedido não precisa ser na areia, mas em um local próximo.

Trash the dress na praia ao entardecer

Foto: Roberto Carlos P. Martinez (CC BY-NC-ND 2.0)

O que fazer no pedido de casamento na praia?

O essencial é falar a famosa frase “quer casar comigo?”, porém a frase pode vir de um momento não planejado que estejam só vocês dois no meio de uma praia deserta ou de um acontecimento planejado e elaborado que envolva várias pessoas.

Antes de fazer o meu pedido de casamento pesquisei para ver o que era possível fazer. O mais comum é escrever no chão “quer casar comigo?”. Essa escrita pode ser feita apenas com um graveto “furando” a areia ou com pétalas de rosas, com pedrinhas, com conchas ou qualquer outro material. É bom você saber que o melhor é usar algum material que contrasta com a cor da areia, para ser melhor visto. Ainda é possível colocar velas para enfeitar ou mesmo para escrever a frase. Outra maneira simples é escrever em uma faixa e apenas abri-la na hora.

escrever na areia pedido de casamento

Foto: Jake Brewer(CC BY-NC-ND 2.0)

Existem outras maneiras mais diferentes para escrever, porém mais difíceis, como escrever uma letra em cada camisa e várias pessoas vesti-las ou passar um avião puxando uma faixa com a frase.

pedido de casamento com faixa de avião

Foto: Max Montagut (CC BY-NC 2.0)

Além da escrita, você pode fazer mais alguma coisa para incrementar, como colocar uma música. Pode ser desde uma música tocando do seu próprio celular ou contratar alguém para tocar e cantar. Se souber tocar um instrumento, você mesmo pode tocar e cantar alguma canção.

Leia também: Dicas para planejar a sua lua de mel 

Dificuldades

Vento

Agora vamos falar das dificuldades, que são muitas e você precisa saber para não dar tudo errado na hora H. O primeiro problema é o vento, pois na praia venta muito e isso atrapalha tudo. Se você for escrever a frase no chão é preferível escrever com materiais mais pesados que não serão levados pelo vento. Caso queira as tradicionais pétalas de rosas, naturais ou artificiais, é melhor cavar um pouquinho a areia e colocá-las lá dentro, porque elas são muito leves e voarão facilmente. Outro problema é em relação às velas, o vento irá apagá-las, por isso é preciso colocar dentro de um recipiente como um vidro, um saquinho de plástico ou de papel. Mesmo assim, podem ocorrer problemas, pois se o vento for muito forte ele queimará o saquinho. Isso aconteceu no meu caso com alguns saquinhos.

O vento é diferente em cada localidade e pode variar segundo o tempo. Se o vento estiver muito forte, você precisará trocar o local, porque independente do que você organizou ele irá atrapalhar.

velas na praia ao entardecer casal

Foto: derrickcollins (CC BY-ND 2.0)

Chuva

A chuva é outro problema, pois dependendo de onde você estiver, não dará para correr para lugar nenhum em caso de chuva. Aí, vale aquele velho ditado “quem está na chuva é para se molhar”.

Ajuda na organização

Um dos problemas é organizar tudo sem a noiva não desconfiar de nada. Afinal, o pedido é uma surpresa! Então, você necessitará da ajuda de alguém, porque se quiser escrever na areia utilizando pétalas, pedras ou outro material, gastará tempo e será muito difícil arranjar uma desculpa para poder justificar sua ausência. Além disso, é bom ter alguém vigiando a escrita para que crianças ou outras pessoas não mexam e estraguem a surpresa.

Você pode pedir para algum amigo que esteja com você na praia lhe ajudar a organizar. Caso não tenha nenhum conhecido, pode pagar para alguém fazer isso. No meu caso, pedi ajuda a dona da pousada que me hospedei e ela sugeriu uma de suas funcionárias para montar o pedido para mim.

pedido de casamento inusitado com ajuda dos amigos

Foto: Megan Rosenbloom(CC BY-NC 2.0)

Local mais reservado

Parece uma dica meio óbvia, mas escolher um lugar mais reservado fará toda a diferença. Se possível uma praia deserta ou com pouca circulação de pessoas. Mesmo se você quiser algo envolvendo mais pessoas, acredito que não gostará de ficar em uma praia lotada, pois as pessoas farão muito barulho, o que pode diminuir o romantismo do momento e aumentar seu nervosismo. Não é necessário ir para uma praia longe, apenas andar um pouco para sair das regiões mais cheias.

Dia ou noite

Um pedido de casamento na praia funciona melhor durante o dia do que a noite. Entretanto, é sempre bom escolher uma hora melhor do dia, quando o sol não estiver muito forte. Meio-dia não é um horário muito agradável. No começo do dia ou no final da tarde são horários melhores por dois motivos. Primeiro, são horários menos quentes e em segundo a praia fica mais vazia e menos propensa à aglomeração de curiosos.

Caso você tenha a intenção de utilizar velas, elas só irão se destacar a noite ou no máximo no finalzinho da tarde. Utilizar velas durante o dia não causará nenhum impacto.

festa de casamento na praia

Foto: Jason Armstrong (CC BY-NC-ND 2.0)

Na praia, mas não na areia

Não necessariamente você precisa fazer o pedido na areia. Quando falo praia, considero a areia e suas proximidades. Há muitas cidades pequenas em que existe uma praça próxima da praia. Esse é um lugar mais fácil de organizar tudo, pois venta menos, deve ter iluminação artificial (poste) e é de mais fácil acesso.

Mudanças em cima da hora

Pode acontecer de você precisar fazer mudanças em cima da hora, devido a problemas que podem surgir. Não se desanime se algo der errado e se precisar adaptar alguma ideia. Sua noiva não saberá qual era a ideia original e gostará independente de como acontecer.

Anel

Por último uma das dicas mais importantes. Não gaste demais com o anel a ponto de não sobrar dinheiro para organizar o pedido. Porque, afinal, o que vai ficar na lembrança é o momento. O anel é apenas uma forma de eternizar aquele momento. Sua noiva vai ficar muito mais feliz com um pedido legal com um anel simples, do que um pedido sem graça e um anel caro.

pedido de casamento inusitado com anel

Foto: Mark K. (CC BY-NC 2.0)

Dicas

  • Caso pretenda usar pétalas de rosas, você pode comprar pétalas artificiais. Elas são muito mais baratas que as naturais e ainda duram um tempo bem maior, sem precisarem ficar em um local arejado e de baixa temperatura. No Mercado Livre há várias pessoas que vendem.
  • Se for utilizar pétalas artificiais você precisará de muitas, porque elas são muito finas. A quantidade depende do tamanho que você irá querer escrever. Mas, indico pelo menos 2 mil pétalas, cada mil pétalas custam em torno de R$30.
  • Guarde o anel em uma caixinha, porque se ele cair na areia, você nunca mais o encontrará!
  • Não se esqueça de levar a câmera para tirar umas fotos, afinal vocês irão querer uma recordação do momento.
  • Avise sua noiva que vocês sairão para fazer umas fotos para o Facebook ou para qualquer outra coisa. Isso evitará dela falar que em um momento tão importante como aquele ela não estava arrumada.
  • As melhores fotos são as que são tiradas na hora do pedido, em que o homem fica ajoelhado e a mulher em pé e um olhando para o outro, pois olhando para a câmera não ficam tão boas.

Você tem outras dicas para o pedido de casamento? Escreva nos comentários.


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This