Ponte Pequena Jordânia

O deserto de Wadi Rum é uma das principais atrações turísticas da Jordânia. Por isso, muitos turistas que visitam Petra, aproveitam a proximidade, 112 km, para também visitarem o incrível deserto vermelho.

Para saber informações gerais sobre o Wadi Rum leia o texto: Wadi Rum, o incrível deserto da Jordânia.

Tour dos beduínos

O Wadi Rum é o lar dos beduínos, que vivem nessa região desértica há mais de mil anos. Antes nômades, hoje os beduínos fixaram residência no local, vivem na Vila de Wadi Rum, localizada dentro da reserva. Todos os tours ao deserto são operados pelos beduínos. Alguns possuem só um carro e um pequeno acampamento no deserto e outros são grandes empresas com vários carros e um grande acampamento.

vila de wadi rum village

Vila de Wadi Rum – Foto: Hiking in Jordan Website (CC BY-SA 2.0)

Tipos de tour

Vários beduínos possuem sites falando de seu tour e seu acampamento no deserto. Alguns oferecem tantos tipos de tour, que você fica até perdido sem saber qual escolher. Existe tour de jeep, de camelo, de escalada e de aventura. Há também tours de um dia, um dia e uma noite, dois dias inteiros e de duas ou mais noites.

Tour de jeep ou de camelo

O tour de jeep é o preferido dos turistas. Apesar de ser bem divertido andar em um camelo (dromedário, na verdade), ele é bastante lento. Por isso, se você decidir se deslocar de camelo, o trajeto levará muito mais tempo e você não terá a possibilidade de visitar todos os locais que um tour de jeep lhe proporcionaria.

tour de jeep no wadi rum

Jeep Tour – Foto: divulgação Bedouin Life Style Camp

Para quem deseja andar de camelo, é possível andar no segundo dia do tour, do acampamento até a Vila de Wadi Rum. Mas, se a distância for grande, pode não valer a pena, pois esse não é um passeio tão agradável.

passeio de camelo no deserto

Tour de camelo – Foto: divulgação Bedouin Life Style Camp

Quantos dias em Wadi Rum

Há quem faça o passeio de apenas um dia, sem dormir em Wadi Rum. Contudo, nesse caso você perderá a melhor parte, que é a noite no deserto, em que você dormirá no acampamento beduíno e desfrutará de um jantar típico. Para saber mais leia Hotel em Wadi Rum? Conheça os acampamentos beduínos.

Passar mais do que uma noite pode ser tempo demasiado, se você não pretende fazer uma escalada.

Assim, um dia e uma noite é o tempo ideal!

Qual o tour mais popular?

A maioria das pessoas escolhe passar um dia e uma noite em Wadi Rum, com o tour de jeep. Esse é o passeio mais popular, mais da metade dos turistas escolhe essa opção. Porém, dentro dela há variações.

Tour de 2, 3 ou 5 horas

O que muita gente não presta atenção, e é de fundamental importância, é a quantidade de horas que durará o seu tour. O mais comum é o tour de cinco horas, que eles chamam de tour de dia inteiro. O tour de três horas é chamado de tour de meio dia. Não é muito comum, mas também são oferecidos tours de duas horas. Esses horários são o total de tempo aproximado, incluído o deslocamento. O meu tour de 3 horas durou apenas 2:30 horas.

No tour de 3 horas, você visita quatro atrações: Laurencia Spring, Kazali Canyon, Duna de Areia, Ponte Pequena (foto de capa) e aprecia o pôr do sol. Já no tour de 5 horas, além de visitar esses quatro locais, ainda visita duas outras pontes maiores e mais dois outros locais que não me recordo o nome. Ou seja, você visita todos os principais pontos turísticos de Wadi Rum.

laurencia arabia wadi rum jordan

Laurencia Spring

canyon wadi rum jordan

Kazali Canyon

duna de areia deserto jordania

Duna de Areia

Em todos esses tours que incluem uma noite, você vai na hora do almoço ou de tarde e retorna no dia seguinte após o café da manhã.

Quanto custa

O preço varia e o maior motivo é o tipo de acampamento, pois existem alguns muito simples, que não possuem nem roupa de cama, outros com um pouco mais de conforto e ainda dois de luxo.Porém, o preço médio é de $50 a 60 JOD (US$ 71 a 85) para um tour de cinco horas e uma noite no acampamento beduíno. Nesse preço está incluído o jantar e o café da manhã do dia seguinte. O almoço do primeiro dia pode ou não estar incluído.

Paguei $40 JOD, em um tour de três horas, no Bedouin Life Style Camp que é um acampamento bom.

Leia também: A Jordânia é cara? Quanto custa viajar ao país?

Almoço no Wadi Rum com dois pães sírios, humus, pepino, tomate, banana, bolo, biscoito e suco

Onde fazer a reserva

É possível reservar pela internet. Se você já souber para qual acampamento quer ir, já pode reservar pela internet. Eu mandei alguns e-mail, mas acabei reservando em Petra, como grande parte dos turistas. Cada hotel possui convênio com um acampamento e venderá apenas para aquele lugar. Mesmo as poucas agências de turismo, vendem apenas para um local. O problema é que os hotéis vendem algo que eles não entendem. No hotel em que me hospedei, o recepcionista vendeu o tour de 3 horas como se fosse o único que existisse. Chegando ao Wadi Rum, a empresa ofereceu para eu transformar meu tour de 3 horas em 5 horas pagando $20 JOD a mais. Como achei o valor alto, não quis.

Além do valor do tour, você precisará pagar $5 JOD para entrar na reserva em Wadi Rum.

Dicas

  • Leve lanches, porque só estão incluídas as refeições principais.
  • O almoço que está incluído é bem simples, coloquei uma foto acima. O tomate e o pepino não são limpos e não há torneira para lavar. Se achar melhor, leve seu próprio almoço.
  • Em alguns tours está incluído água e em outros não. Se não estiver incluído, compre antes de iniciar o tour, porque no meio do parque não haverá lojas vendendo. Na Vila de Wadi Rum existem mercadinhos.
  • Não se esqueça do protetor solar, pois o tour no jeep é feito na caçamba de uma caminhonete e nem todas são cobertas.
  • Leve roupa de frio! Você está no deserto e pode fazer bastante frio durante noite, principalmente no inverno.

Leia as nossas outras matérias sobre a Jordânia:

Jordânia: um país acolhedor, seguro e cheio de encantos


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This