Piscina natural de Semuc Champey - Guatemala

As piscinas naturais de Semuc Champey ficam próximas à pequena cidade de Lanquín, que está localizada na região central da Guatemala. O acesso à Lanquín é difícil, pois a cidade está longe do sul do país que é a região mais desenvolvida, a que concentra as melhores estradas e as principais cidades, entre elas a capital Cidade da Guatemala e a histórica Antigua.

Leia também: Semuc Champey, as maravilhosas piscinas naturais da Guatemala

Piscinas naturais de Semuc Champey – Foto: Mario Bollini (CC BY 2.0)

As estradas para chegar em Lanquín não são boas. A última parte do trajeto é uma estrada regional de terra. Mesmo assim, essa estrada é muito melhor do que a estrada que vai de Lanquín a Semuc Champey, que só é acessível por carros 4×4.

Lanquín é uma cidade muito pequena, por isso o transporte até lá é limitado. Se for utilizar transporte público regular (ônibus), é necessário ir até Cobán e de lá pegar um ônibus ou van até Lanquín, que dão 82 km.

Entretanto, a melhor opção para chegar até Lanquín é utilizar uma van turística, que é o tipo de transporte preferido dos turistas. Como as outras duas cidades mais turísticas da Guatemala são Antigua e Flores (Tikal), o comum é pegar a van turística dessas cidades. Esses trajetos são longos e demorados. De Flores para Lanquín são 8 horas de viagem, já de Antigua para Lanquín são 10 horas e, enquanto a primeira cidade está no norte do país, a segunda está no sul. Assim, Lanquín é uma rota natural de quem vai de Antigua a Tikal por via terrestre.

Veículo utilizado com “van turística” – Foto: einalem (CC BY-SA 2.0)

As vans turísticas custam em média 100 GTQ e saem às 8 horas. Compre diretamente na cidade da qual a van sairá. As agências de turismo tentarão lhe convencer a comprar a saída de Lanquín antecipada, mas isso não é um bom negócio, pois você pagará mais e se você estiver hospedado no Hostal El Portal, o hostel ainda cobrará para lhe levar até o centro de Lanquín, o que não aconteceria se comprasse diretamente do hostel.

Leia também: Onde ficar em Semuc Champey, Lanquín

Como chegar em Semuc Champey

O parque de Semuc Champey fica a 14 km de Lanquín. A estrada é péssima e apenas carros 4×4 passam, principalmente, se for em época de chuva. Por isso, esse trajeto leva uma hora e balança bastante. Existe um hotel que fica próximo a entrada do parque, entretanto, os outros ficam longes e assim você precisará de transporte até o local. Você pode contratar um tour, que está incluído além do transporte, o guia, tubing e uma caverna subterrânea. Há também caminhonetes que saem em vários horários por dia, é só esperam encher.

Se você estiver hospedado no Hostal El Portal ou no Greengos Hotel, que localizam-se próximos a Semuc Champey, na reserva você precisa informar que horas vai chegar, pois as caminhonetes desses hostels e dos outros que ficam um pouco mais distantes estarão lhe esperando.

Caminhonete 4×4 que leva os turistas até Semuc Champey – Foto: divulgação El Retiro tour

Leia também as outras matérias sobre a Guatemala

Tikal, as grandes pirâmides maias da Guatemala

Antigua, a Ouro Preto da Guatemala

Escalando Pacaya: o vulcão ativo mais turístico da Guatemala

Foto de capa de: Christopher  William Adach (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This