Como chegar em Cabo de la Vela e Punta Gallinas na Colômbia Colômbia

Destinos pouco conhecidos, mas que estão ganhando o gosto dos turistas, Cabo de la Vela e Punta Gallinas não são dos locais mais fáceis de se chegar na Colômbia. Entretanto, isso não é motivo para deixar de conhecer os locais, já que essa é um tipo de viagem cultural interessante e na qual as dificuldades fazem parte da experiência.

Leia também: Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia

Pelo jeito que falei, até parece que é super difícil de chegar até lá, mas não é bem assim. A maior dificuldade é em relação às estradas que não são boas. O departamento de Guajira, onde se encontram esses destinos, é uma região pobre e até meio esquecida na Colômbia. Existem algumas boas estradas asfaltadas, porém a maioria é de terra batida. Quando fui ao Cabo de la Vela a estrada estava sendo asfaltada, mas grande parte continuava sendo de terra. Entretanto, essa não é a pior estrada, já que vi alguns carros comuns atravessando-a. A pior estrada é a que vai de Cabo de la Vela até Punta Gallinas. Nessa estrada só passam carros 4×4, o que deixa a viagem um pouco mais cara.

Existem duas formas de visitar esses destinos: de tour ou por conta própria.

tour punta gallinas

Jeep velho que fez nosso tour em Punta Gallinas

Tour

O tour é o jeito mais fácil e também mais caro! Os tours costumam sair de Santa Marta, que está a 330 km de Cabo de la Vela. Como é distante, não tem como fazer essa viagem em um dia. Existem dois tipos de tours: o de 2 dias/1 noite e o de 3 dias/2 noites. O de 2 dias/1 noite vai apenas em Cabo de la Vela e custa 250 mil COP (Pesos Colombianos), já o de 3 dias/2 noites vai a Cabo de la Vela e a Punta Gallinas e custa 650 mil COP, preços de 2016. Em ambos os casos está incluído o transporte, a hospedagem (dorme-se em rede), os passeios e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar). Caso queira dormir em cama é necessário pagar 25 mil COP a mais por noite.

O passeio de 2 dias /1 noite, apesar de ser mais barato, não vale a pena, já que o mais legal é justamente Punta Gallinas.

Leia também: Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro?

praia dunas de taroa

Dunas de Taroá

atração incrível colombia

Punta Gallinas

Viagem por conta própria

Esse é a maneira mais barata de ir, sai pela metade do preço. Pode até parecer complicado, mas não é. Muitas pessoas decidem chegar a Cabo de la Vela por conta própria, eu sou uma delas e achei o trajeto super tranquilo. A parte por conta própria é apenas até Cabo de la Vela, porque de lá até Punta Gallinas não há essa opção e é preciso pegar um tour em um veículo 4×4.

1) Primeiramente, você precisa chegar em Riohacha, a capital e a maior cidade do departamento de Guajira. A cidade, de 150 mil habitantes, possui um aeroporto, mas que não tem muitos voos, por isso, a maioria das pessoas chegam por terra. A maior parte das pessoas saem de Santa Marta: são 172 km, três horas e meia de viagem e o ônibus custa 22 mil COP (2016). De Cartagena é um pouco mais longe, mas também é possível chegar de ônibus: são 400 km e oito horas de viagem.

2) De Riohacha é preciso pegar um táxi-lotação até Uribia. Esse trajeto dura 1h30 e custa 18 mil COP.

3) De Uribia pega-se um transporte 4×4 até Cabo de la Vela. O trajeto demora 1 hora e custa 15 mil COP.

4) Chegando em Cabo de la Vela, você escolherá a sua hospedagem. A maior parte do ano o local fica completamente vazio. Quando fui parecia uma cidade meio fantasma. Existem mais de dez pousadinhas, porém a maioria estava fechada. Não havia mais do que 30 turistas na cidade. Entretanto, em algumas épocas como férias de janeiro e julho ou Semana Santa fica cheio.

5) Para fazer o passeio em Cabo de la Vela você precisará pagar um carro ou um moto-táxi.

6) Para chegar em Punta Gallinas é preciso pegar um tour. O comum é o de 2 dias/1 noite, custa 150 mil COP e está incluído apenas o transporte (ida e volta) e para os locais turísticos. Comida e hospedagem são pagos a parte. A hospedagem custa 15 mil COP (rede), 20 mil COP (chichorro: uma rede mais larga) e 35 mil COP uma cama em um quarto privado. Os preços são por pessoa. Já a alimentação custava 15 mil o prato.

O tour sai às 5:00 horas de Cabo de la Vela. Todos os preços citados acima são de 2016.

deserto da colombia

4×4 em atravessando as estradas em Punta Gallinas

barco como chegar punta gallinas

Barco para chegar a hospedagem em Punta Gallinas

Dicas

– É melhor fazer o trajeto Uribia – Cabo de la Vela de manhã, pois depois do meio-dia pode não ter transporte.

– Em Punta Gallinas a hospedagem fica isolada, por isso é bom levar lanchinhos, pois não há nenhum lugar para comprar nada a quilômetros de distância.

– É bom levar água também!

– Nas hospedagens em que as pessoas dormem em rede, normalmente há lockers (armários). Em Punta Gallinas nem precisa, pois é um lugar isolado e tranquilo. Se alguém mexer nas suas coisas só pode ser outros turistas.

Leia também nossas outras matérias sobre a Colômbia:

San Andrés a incrível ilha do caribe colombiano

Os 8 principais pontos turísticos de Bogotá

Como se deslocar em Bogotá: BRT, táxi, Uber e bike

Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

  • Luís, será muito bom seu relato de como foi a sua aventura de dirigir até lá, ajudará muitos outros leitores! Hoje postamos um novo texto sobre Cabo de la Vela e Punta Gallinas ( http://abraceomundo.com/cabo-de-la-vela-e-punta-gallinas-o-litoral-desertico-da-colombia/ ). Há informações novas que podem ser interessantes para você.

  • Luis Pedreira

    Felipe, obrigado. Achei alguns blogs com dicas do caminho. O Google Maps inclusive mostra o leito da estrada e não parece ser pior que algumas por quais já transitei. Só não perder o caminho. Quanto ao passeio para Punta, será da maneira que você sugeriu. Obrigado mais uma vez. Na volta conto como foi.

  • Olá Luis, Cabo de la Vela é bem pequeno é só perguntar em um restaurante ou pousada quem faz o passeio que eles te dirão. Eu fechei o passeio com um pessoal que passou em um carro 4×4 na rua oferecendo o passeio. Eles já tinham fechado com algumas pessoas e queriam mais gente para ir com o carro cheio e lucrar mais. Até por isso, tive pode de barganha maior e paguei menos que as primeiras pessoas que fecharam o passeio. Mas, não tenho nomes para te indicar.
    Com relação às condições da estrada, não sei te falar onde conseguir as informações. Talvez você ache em fóruns, tipo do TripAdivisor em espanhol. Use palavras chaves em espanhol que há mais chances de conseguir informações!

  • Luis Pedreira

    Felipe, ótimas dicas. Você indica alguma agência ou alguém que faça o tour para Punta Gallinas , a partir de Cabo de Vela ? Estou pensando em ir de carro comum até Cabo de Vela. Você sabe aonde posso conferir as condições da estrada ?

Share This