Foto: A. Duarte (CC BY-SA 2.0) Colômbia

A Catedral de Sal de Zipaquirá é a principal atração turística da região de Bogotá e está a apenas 50 km de distância da capital colombiana. Por isso, é muito fácil fazer um bate e volta para conhecer essa que é a Maravilha Número 1 da Colômbia. Para saber mais sobre a Catedral e o Parque de Sal, leia: Catedral de Sal, a primeira maravilha turística da Colômbia.

Existem quatro formas de chegar à Catedral de Sal de Zipaquirá: trem, táxi, ônibus ou carro.

Leia também: Onde ficar em Bogotá, conheça os 4 melhores bairros

Trem

O Trem de la Sabana que vai de Bogotá a Zipaquirá é o único trem de passageiros da Colômbia e que funciona como um trem turístico, Maria Fumaça, como o que vai de Ouro Preto a Mariana. Por isso, os valores não são baixos, mas só a viagem em si já é um passeio, pois há inclusive músicos tocando dentro dos vagões. A viagem dura 2h50min e existe apenas um horário de ida, 8:15 e um de volta, 12:35. Como os horários são apertados, a própria empresa de trem oferece o tour à Catedral de Sal, que é opcional e pago a parte. Na volta, ainda pára na cidade de Cajicá, onde fica por duas horas. O trem chega a Bogotá às 17:30.

O trem funciona apenas aos sábados, domingos e feriados e custa $55.000 COP (R$60), ida e volta. Você precisará ter tempo, porque essa viagem lhe consumirá o dia inteiro e como ela está disponível apenas aos finais de semana, é mais voltada para colombianos do que para estrangeiros.Para mais informações acesse o site do Trem de la Sabana.

trem sabana bogota zipaquira catedral de sal

Trem Sabana – Foto: Alfredo y Paola Fan’s Photo (CC BY-NC-ND 2.0)

Táxi

Essa é a opção mais cômoda, rápida e também mais cara. Um táxi, ida e volta, de Bogotá até Zipaquirá custará em torno de US$50 e demorará 1h15, mas se tiver trânsito o percurso poderá demorar muito mais. Devido aos problemas e golpes que os taxistas aplicam em turistas em Bogotá, é aconselhável pedir o táxi no hotel.

Para saber mais sobre os golpes de taxistas e como se precaver deles, leia: Como se deslocar em Bogotá: BRT, táxi, Uber e bike.

taxi pequeno barato Bogotá

Táxi de Bogotá – Foto: Anna Garlikowska (CC BY-NC-ND 2.0)

Ônibus

O ônibus é a opção mais barata, porém a viagem dura um pouco mais que a de táxi. Os ônibus para Zipaquirá saem do Terminal Norte. Para chegar até lá é preciso pegar o TransMilenio (BRT). Se você estiver na Candelária (Centro Histórico) é só ir até a Estação Universidade do BRT e de lá pegar o ônibus K44; a viagem dura cerca de 40 minutos e custa $2.200 COP (Pesos Colombianos).

Estando no Terminal Norte é só pegar os micro-ônibus até Zipaquirá, todos vêm escrito ZIPA na frente. Os ônibus saem a cada 10 minutos, custam $4.800 COP (2016) e a viagem dura cerca de uma hora.

Os ônibus vão até o centro de Zipaquirá. Para chegar até a Catedral de Sal é necessário fazer uma caminhada, de 30 minutos, subindo uma colina ou pegar um táxi que custará $5.000 COP.

Leia também: Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro? 

Foto: EMBARQ Brasil (CC BY-NC 2.0)

Carro

Se você tiver alugado um carro em Bogotá, pode ir facilmente até Zipaquirá, através da Autopista Norte. O Parque de Sal possui estacionamento e custa $5.000 COP.

rodovia bogota zipaquira catedral de sal

Autopista Norte – Foto: Saúl Ortega (CC BY-SA 2.0)

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia

Conheça Bogotá, a cidade que é o coração da Colômbia

Os 8 principais pontos turísticos de Bogotá

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

Conheça a noite de Medellín, com bares animados e mulheres bonitas

Como chegar em Cabo de la Vela e Punta Gallinas na Colômbia

Foto de capa do presepio da Catedral de Sal: A. Duarte (CC BY-SA 2.0)

Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This