Cartagena, onde se hospedar no Centro Histórico? Colômbia

Cartagena das Índias, apesar de ser uma cidade grande da Colômbia, possui seu turismo concentrado em duas áreas, no moderno bairro de Bocagrande e na Cidade Amuralhada que é o seu Centro Histórico e dividida em quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Getsemani e La Matuna.

A maior parte dos turistas ficam hospedados nessas duas regiões. Apesar delas ficarem próximas, são lugares completamente diferentes, veja os detalhes abaixo.

Leia também: Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia

Cidade Amuralhada

A parte histórica de Cartagena é dividida em seus diferentes bairros. Alguns séculos atrás, os bairros do Centro, San Diego e Getsemani eram habitados por moradores ricos, classe média e pobres, respectivamente. E, essa divisão está presente até hoje, refletindo-se nos valores das hospedagens de cada local.

Mapa da Cidade Amuralhada

Mapa da Cidade Amuralhada

Para encontrar hotéis em toda Cartagena clique aqui.

Centro

O Centro era a região mais nobre da Cartagena histórica (foto de capa). É fácil notar que esse bairro possui os maiores e mais bonitos edifícios, são casarões grandes e com amplas varandas, próximos às principais igrejas, praças e museus da cidade. Ao contrário de outras cidades latino-americanas como Buenos Aires, Lima e Cidade do México, em que o centro é a região histórica, mas também a mais barata e insegura para se hospedar, em Cartagena é o oposto. O Centro é um local seguro, mas também o mais caro para se hospedar. Se decidir ficar nessa região, saiba que estará no local mais bonito e bem localizado da cidade, porém isso fará você gastar bastante nas diárias.

Para encontrar hotéis no Centro clique aqui.

hoteis-centro-historico-cartagena

hoteis-cartagena-colombia

Carruagem percorrem os bairros do Centro – Foto: Jairo Páez (CC BY-NC-ND 2.0)

San Diego

San Diego é o bairro vizinho ao Centro, uma região mais residencial, com construções menores, porém um bairro estiloso e com boas opções de restaurantes. O bairro não é barato, mas comparado ao Centro, encontram-se preços bem menores. Essa é uma região mais tranquila, com menos fluxo de turistas. Contudo há uma região do bairro que é comercial e bem mais movimentada. San Diego é uma opção com um preço mais acessível, mas próximo ao Centro.

Para encontrar hotéis em San Diego clique aqui.

onde-ficar-cartagena

Foto: Making Positive Media (CC BY-NC-ND 2.0)

Getsemani

Getsemani é a região mais barata da Cidade Amuralhada, podemos até dizer que é a região dos mochileiros. Essa também é a região das baladas, onde localizam-se a maioria dos bares frequentados pelos turistas, inclusive o famoso Café Havana. Nesta região você encontrará de vários hostels, hotéis simples, mas também hotéis de quatro estrelas.

Não apenas a hospedagem é mais barata, mas também existem restaurantes baratos nessa região, o que é impossível de encontrar no Centro. Apesar do bairro ficar a 600 metros do Centro, escolher esse bairro resultará em grande economia na sua viagem.

A maioria das hospedagens se concentram em duas ruas que se cruzam: Carrera 10 e Calle 30. Se você não for curtir a noite, indico ficar na Carrera 10, porque me hospedei na Calle 30 e de quarta a sábado há bastante barulho dos bares, o que pode atrapalhar o sono. A Carrera 10 entre Calle 31 e 32 é o melhor lugar para mim, tranquilo, sem barulho, com comércio próximo e a apenas 100 metros da região dos bares. Hotéis que ficam nesse quarteirão:  Casa Canabal Hotel Boutique, Casa Victoria, La Casona de Getsmani e Balcones de Venecia.

Já se você quiser ficar mais próximo aos bares, os hotéis que ficam na Calle 31 são: Hotel Casa Lola, Casa Sweety, Casa Mary e Casa Santa Ana Hotel Boutique, esse último já não tão próximo dos bares.Essas são as duas principais ruas do bairro, mas há hotéis em várias outras partes, para ver todos os hotéis do bairro Getsemani, clique no link abaixo.

Para encontrar hotéis em Getsemani clique aqui.

Getsemani-cartagena

Rua interna do bairro Getsemani – Foto: Hanoi Mark (CC BY-NC 2.0)

hospedagem-cartagena-das-indias-

Rua principal do bairro Getsemani – Foto: Joe Ross (CC BY-SA 2.0)

La Matuna

Não sei porque La Matuna é considerado um bairro, o local é muito pequeno, possui poucos quarteirões e você irá passar por ele sem nem perceber. O bairro fica entre San Diego e Getsemani e é um local mais comercial.

bairros-para-se-hospedar-em-cartagena

Feira de Flores em La Matuna – Foto: Joe Ross (CC BY-SA 2.0)

Bocagrande

Bocagrande é a região mais moderna da cidade, onde as calçadas são largas e os prédios novos. Apesar de ser uma região com prédios altos e arquitetura diferente, fica a apenas 30 minutos andando da Cidade Amuralhada. Também é na região de Bocagrande que fica a praia, não são as praias bonitas, mas são as praias dentro da cidade. O que não me agradou nesse bairro é que ele carece de comércio. Apesar de possuir um shopping center, as lojas e os restaurantes ficam espalhados, o que faz você andar mais para encontrar algo.Bocagrande possui desde hotéis cinco estrelas até opções econômicas de hospedagens. Esse bairro é uma opção mais barata que o Centro, mas não possui o charme da parte histórica.

Para encontrar hotéis em Bocagrande clique aqui.

bocagrande-cartagena

Praia de Bocagrande – Foto: Hanumann (CC BY 2.0)

onde-ficar-em-cartagena

Foto: Thibault Houspic (CC BY-NC-ND 2.0)

Leia nossas outras matérias sobre a Colômbia:

– 7 dicas essenciais sobre a Colômbia

– É seguro viajar para a Colômbia? Entenda as mudanças que o país vive

– Como viajar dentro da Colômbia: ônibus, avião ou carro?

 

 

 


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

  • Olá Rosana, infelizmente, sobre impostos na Colômbia eu não poderei te ajudar, porque desconheço sobre o assunto. Mas, você pode entrar em contato com algum hotel da cidade que eles podem ter mais informações sobre esse assunto.

  • Rosana Silva

    Olá, Felipe!! na verdade tenho uma grande duvida, quais imposto vou ter que pagar quando chegar em Cartagena? qual os valores? por favor me de essa forcinha

  • Rosana Silva

    Oi Filipe!!!
    Na verdade eu tenho uma dúvida sim, quais impostos vou ter que pagar quando chegar em Cartagena? E quais os valores?
    Tô pesquisando já a um tempo e não consegui entender.
    Você pode me dar essa força?

  • Que bom que gostou Rosana! Se for visitar outras cidades colombianas, temos outros posts com várias dicas!

  • Rosana Silva

    Felipe, bom dia!!! vou conhecer Cartagena em junho, e adorei seu post.
    me tirou muitas duvidas.
    obrigada.

Share This