Canyon del Sumidero, uma maravilha natural do México México

A principal atração turística de San Cristóbal de las Casas, no México, é o Canyon del Sumidero. Por isso, todas as pessoas que visitam a cidade reservam um dia para conhecerem esse interessante cenário natural.

Para ser mais exato, o Canyon del Sumidero não está localizado em San Cristóbal de las Casas, mas em Chiapa de Corzo, a 50 km da cidade turística ou cerca de 45 minutos de carro ou de van.

Leia também: San Cristóbal de las Casas, a cidade mais zen do México

O Canyon del Sumidero é muito bonito! A começar pela mata preservada ao seu redor, que dá um toque super especial ao cenário, deixando-o ainda mais natural. Entretanto, o que há de mais interessante são as formações rochosas, os grandes paredões de pedra que delimitam o rio. Alguns paredões possuem mais de 700 metros de altura. A parte mais estreita do rio chega a dar até eco, devido às grandes paredes naturais.

Passeio

O jeito de conhecer o Canyon ou o Cañón, como se diz em espanhol, é através de um passeio de barco. Existem várias empresas que oferecem o passeio e que possuem desde barcos menorzinhos para 7 pessoas, até barcos maiores com capacidade para 36 pessoas. O passeio dura, em média, 2h30min e percorre 48 km no Rio Grijalva. Nem toda a parte que percorre é de Canyon, cerca da metade. Entretanto, quase toda a área faz parte do Parque Cañón del Sumidero, por isso toda a mata foi preservada e há várias espécies de pássaros que vivem na região e que voam em bando no Canyon, o que proporciona uma imagem muito linda. Você deve estar se perguntando se é possível nadar em um lugar tão especial quanto esse. Foi a mesma dúvida que tive e inclusive perguntei ao guia do barco se era permitido nadar e ele me respondeu que “não era muito seguro”. Então, perguntei se a água era poluída e ele me disse que a água não era o problema, mas sim os crocodilos que habitam o rio. Há alguns crocodilos no rio e o barco pára nesses pontos para que os turistas vejam e fotografem os animais.

Crocodilo nas margens do rio Grijalva

Por conta própria ou tour desde San Cristóbal de las Casas

Existem duas maneiras de se fazer o passeio no Canyon del Sumidero: contratar um tour desde San Cristóbal de las Casas com tudo incluído ou ir por conta própria até Chiapa e lá contratar o passeio de barco. Sempre falo que fazer os passeios por conta própria sai mais barato. Porém, esse é um dos poucos casos em que fechar um tour vai lhe fazer economizar em relação a ir por conta própria.

paredões do canyon do sumidero méxico

Canyon do Sumidero

Há várias empresas que fazem o passeio de barco em Chiapa de Corzo, entretanto, o preço é tabelado: $190 MXN (Pesos Mexicanos). Você ainda terá que pagar o ônibus de ida e de volta até Chiapa e precisará esperar o barco encher para sair.

Já o tour desde San Cristóbal custa $250 MXN e está incluído o transporte de ida e de volta, o passeio de barco e um tempo para conhecer o centro de Chiapa de Corzo, que na verdade não tem nada de especial. Como o ônibus de ida e de volta custará mais do que $60 MXN, o tour sai mais barato, além de ser mais cômodo. O tour sai às 9:00 horas de San Cristóbal de las Casas e regressa às 14:30 horas.

tour a canyon del sumidero mexico

Barco lanchonete no canyon

Leia também nossas outras matérias sobre o México

Mercado de Doces e Artesanatos de San Cristóbal de las Casas

Coco Bongo, tudo sobre a boate mais famosa de Cancún

O que fazer em Cancún, veja as principais atrações turísticas 

O passeio de trajinera pelos canais de Xochimilco


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This