Cabo de la Vela e Punta Gallinas, o litoral desértico da Colômbia Colômbia

A Colômbia possui um destino bastante interessante e muito pouco conhecido. A Península de Guajira, que fica uma parte na Colômbia e outra na Venezuela, possui um cenário muito peculiar. A região semi-árida é um local pobre, mas que conta com belas paisagens e uma interessante cultura, o que tem desenvolvido o turismo e chamado a atenção inclusive dos turistas estrangeiros.

Estamos falando do departamento de La Guajira, litoral nordeste da Colômbia, veja o mapa abaixo. É uma região muito pouco habitada e bastante pobre. No local vivem os indígenas da tribo Wayúu, que são metade da população. Inclusive, alguns locais turísticos, como Cabo de la Vela, são povoados indígenas.

mapa la guarija

Em vermelho o departamento de La Guarija – Imagem:  wikicommons (CC BY-SA 3.0)

O departamento de La Guajira não possui grandes cidades; a maior delas é Riohacha, a capital do departamento. A cidade de 150 mil habitantes é simples e não é um destino turístico. Porém, é o ponto de partida para conhecer o famoso litoral. O local mais famoso é Cabo de la Vela, um povoado indígena simples, mas interessante. Entretanto, o local mais bonito é Punta Gallinas. Próximo a Cabo de la Vela, porém de difícil acesso, o local possui paisagens belíssimas, inclusive um local chamado Dunas de Taroa, aonde as dunas chegam até a praia.

Leia também: Como chegar em Cabo de la Vela e Punta Gallinas na Colômbia

dunas de taroa

Dunas de Taroa

Tribo Wayúu

Os Wayúu são os indígenas que vivem nessa região da Colômbia. Representam 45% da população do departamento de La Guajira e Cabo de la Vela é um pequeno povoado dessa tribo. Os Wayúu são um dos povos da Colômbia que mais conseguiu preservar sua cultura. Eles, inclusive, possuem sua própria língua, o Wayuunaiki, apesar de todos também falarem espanhol. Não digo que você conversará com muitos deles, já que são bem fechados; entretanto, só de conviver com eles, já é possível conhecer um pouco de sua cultura.

indiginas Wayuu na escola

Crianças Wayuú – Foto: Valentina Roldán (CC BY-NC-ND 2.0)

Os Wayúu também são famosos por produzirem bonitas bolsas que são vendidas em várias partes da Colômbia.

bolsas colombia

Bolsas fabricadas pelos Wayuú – Foto: Tanenhaus (CC BY 2.0)

Uma situação muito curiosa é que na estrada de terra entre Cabo de la Vela e Punta Gallinas existem várias crianças que ficam na estrada e fecham a passagem para os carros. Elas colocam uma corda atravessando a estrada. Os motoristas dos tours, como já estão acostumados com a situação, buzinam e esperam as crianças tirarem a corda. Porém, se você quiser agradar as crianças, compre balas para elas. Uma colombiana em Riohacha havia nos contado que isso era uma atitude comum. Por isso, compramos várias balas para dar para as crianças. Na verdade, o que eles querem é dinheiro, mas ficam contentes com as balas, principalmente os menores.

Leia também: 7 dicas essenciais sobre a Colômbia

Cabo de la Vela

Cabo de la Vela é um pequeno povoado da tribo Wayúu. O local é o mais conhecido de toda a Guajira, apesar de não ser o mais bonito. Contudo, é lá onde você terá o maior contato com os Wayúu.

muro de cactos cabo de la vela

Muro de cactos em Cabo de la Vela

A pequena vila vive do turismo e possui algumas pousadinhas e restaurantes, todos bem simples. A maioria das construções são feitas de pau-a-pique e de yotojoro (a polpa do cacto). Os banheiros não costumam ter nem chuveiro, nem descarga e tudo é feito através de baldinhos de água. Já com relação ao local de dormir, há quartos, redes e chichorros, uma espécie de rede mais larga.

Você já deve ter percebido que conforto não é algo que você encontrará por lá, porém uma experiência diferente e aventura são certas nessa viagem.

praia em cabo de la vela

Mar em Cabo de la Vela

Punta Gallinas

Punta Gallinas é o ponto mais ao norte do Hemisfério Sul. Entretanto, não é por isso que as pessoas visitam esse lugar, mas sim por ser o local mais bonito de toda a região. Mais bonito e mais caro também, já que precisa ir de carro 4×4 e ainda pegar um barquinho para chegar. Entretanto, vale a pena conhecer! Ir a Cabo de la Vela e não visitar Punta Gallinas não tem graça, pois é justamente neste último destino onde estão as paisagens naturais mais bonitas.

farol punta gallinas

Local onde fica o farol de Punta Gallinas, ponto mais ao norte do Hemisfério Sul

E de tudo que é possível ver por lá, nada se compara as Dunas de Taroa. As dunas chegam até a praia e o mais legal é que há uma descida bem na parte que chega no mar.

praia mais bela do mundo

Dunas de Taroa

turismo em punta gallinas e dunas de taroa colombia

Descida das dunas até a praia

Leia também nossas outras matérias sobre a Colômbia:

Conheça Bogotá, a cidade que é o coração da Colômbia

San Andrés a incrível ilha do caribe colombiano

Medellín, conheça mais sobre esse interessante destino na Colômbia

Cartagena, a cidade superestimada da Colômbia


Felipe Zig

Felipe Zig é jornalista, fotógrafo e apaixonado por viajar. Depois de conhecer mais de 20 países, decidiu criar o blog “Abrace o Mundo” para dar dicas de viagens e incentivar outras pessoas a viajar.

Share This